Seg.Esp. Chuva e Trovoada: Sistema depressionário «Dulce» - 17 a 22 de Setembro 2008

Re: Seg.Esp. Chuva e Trovoada: Sistema depressionário «Dulce» - Setembro 2008

Tal como prometi hoje de manhã, cá está um breve relato:

Tudo começou com os ruídos dos trovões ao longe (18:15).
Depois, enquanto tirava fotos, dei-me conta que uma nuvem em forma de “V” se estava a aproximar muito rapidamente e há medida que se aproximava ouvia-se a chuva cair mais perto. Era como se fosse uma caravana de carros e há frente fosse um batedor da GNR…:D
Quando essa nuvem passou por cima de mim, o vento começou a soprar com mais violência e a chuva caía como se caíssem baldes de água…
Cerca de 1h depois (19:30) ainda a ouvir o som dos trovões a chuva acalmou, altura em que fui fazer a medição no pluviometro, mas o céu ainda estava iluminado pelos relâmpagos… uma vez que não havia luz na rua:lmao:
Com a falta de electricidade e a escola, só agora faço o post.

------------------------------------
Boas tardes! Tenho andado arredado destes assuntos meteorológicos nos últimos tempos mas não posso deixar de dar os parabéns por estas fotos e vídeos de Dave. Por mais que veja trovoadas fico sempre com uma sensação de admiração pela força da natureza.

Fica o registo da minha mensagem nº100 neste fórum em cerca de 1 ano de registo. Estava difícil atingir a 1ª centena...:)

Boas,

Parabéns pelo registo :thumbsup: boas fotos.

Por cá começou a :rain: mesmo a agora.

Nuns sitios chuva a mais, noutros chuva a menos.
Ao contrário do Porto, de Coimbra ou de Albufeira
aqui (Póvoa de Santa Iria) não caiu sequer uma
pinga.:sad:

Tempo actual na Póvoa de S. Iria

Temperatura: 25ºC
Vento: 19 km/h
Pressão: 1010.8 mb
Precipitação. 0.0 mm
Humidade Relativa: 57%
Estado do tempo: Períodos de muito nublado

Boa Dave:thumbsup:
Os meus parabéns, as fotos são simplesmente espectulares!! :thumbsup:
Mais uma vez os parabéns pelo relato fotografico.

Aqui ficam os alguns registos da trovoada de ontem:thumbsup::thumbsup:

Ainda em ressaca do dilúvio do início desta manhã onde choveu mais ou menos o expectável para todo o mês de Setembro em apenas pouco mais de 2 horas (53mm),
ainda à espera de mais qualquer coisinha até que esta estranha Dulce se esvaneça.
...e parabéns aos excelentes fotógrafos que temos por aqui.

Boa Tarde.

Desde já os parabéns ao Dave e ao Squidward pelas magnificas fotos:thumbsup::thumbsup:.

Neste momento o céu está com poucas nuvens e estão 25.0ºC, hoje não acredito mesmo nada que chova por cá mas....:huh:

Muito obrigado pelas vossas fotos e vídeos espectaculares:thumbsup::thumbsup:. No caso do Dave, parece-me que ele captou 3 descargas nuvem-solo em pouco espaço de tempo. É notável. Tal não era a carga que o 'condensador' guardava:shocking:

Aqui, por Lisboa, parece-me que vamos precisar de adquirir a máquina de Tesla, para fazermos fotografias espectaculares:D.
Bem, o dia ainda não acabou. A pressão, muito ligeiramente, vai descendo. Há agora mais cumulus por cima de mim. Até ao lavar dos cestos é vindima, lá diz o povo. Tenhamos fé nos 'restos mortais' da Dulce:D

Por aqui, ouvi há pouco o primeiro trovão. Chuvisca de vez em quando, mas nada de especial...

Boa tarde pessoal.

Grandes registos e boas fotos!:thumbsup:

Por aqui nada de novo. A Dulce insiste em deixar o pluviometro nos 0,0mm.:disgust:
Há uma hora atrás chovia com bastante intensidade mesmo aqui ao meu lado em Loures, mas aqui nem pinga caiu. Choveu qualquer coisa também na zona do Lumiar e Telheiras, mas nada de relevante.
Trovoadas também nada! Estou a zeros!

Depois de uma noite animada em Trás-os-montes, e de uma manhã de surpresas no Porto, é o Alentejo que está agora em destaque!