Seg.Esp. Chuva e Trovoada: Sistema depressionário «Dulce» - 17 a 22 de Setembro 2008

]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António
Re: Seg.Esp. Chuva e Trovoada: Sistema depressionário «Dulce» - Setembro 2008

Era isso que estava a tentar fazer pois está-me a custar acreditar nos 1000mb.

Tens registos de barcos ? Só tenho um a oeste de Tanger com 1014mb.
Esses amigos são de confiança ? Não entendo como em Sagres poderiam estar 1000mb, então a depressão teria que ter no centro uns 995 pelo menos ... mas enfim, continuamos no reino da ficção, tu é que sabes se queres continuar a brincar com isto, que é assunto sério demais para brincar !

Acredita.. estive em lua de mel em pleno mar e vi os sistemas meteo que eles comportam... tenho muitos amigos que viajaram por todo o mundo aqui na foz e vao a muitos sitios, pessoas viajadas que vivem no mar e cruzam oceanos... e estao a velejar e estao no mar uma media de pressao em alto mar... baixa pressao de 999... e a estaçao equipada na barco que marca... e são pessoas de idade pois dai nao falsas , se elas dizem é por que e...
 


AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Re: Seg.Esp. Chuva e Trovoada: Sistema depressionário «Dulce» - Setembro 2008

Eu, mais do que ninguém, gostava que a "minha Dulce" ficasse para a história...
Mas temos de jogar com valores concretos.

Às 23h locais, a pressão em Sagres, segundo o IM, era de 1013,7hPa.

 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Re: Seg.Esp. Chuva e Trovoada: Sistema depressionário «Dulce» - Setembro 2008

]ToRnAdO[;86734 disse:
A ultima informaçao dos barcos...(amigos) as estaçoes resgistam entre 999 a 1001 mb... segunda a recepçao por sms... na zona de sagres perto da costa..:surprise:

Os teus amigos estão a fazer o quê? e que tipo de pesca ou que tipo de actividade?E como é que tem tempo, se estiverem a pescar para enviar sms e já agora as suas localizações.
 

]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António
Re: Seg.Esp. Chuva e Trovoada: Sistema depressionário «Dulce» - Setembro 2008

Os teus amigos estão a fazer o quê? e que tipo de pesca ou que tipo de actividade?E como é que tem tempo, se estiverem a pescar para enviar sms e já agora as suas localizações.


Estao perto da costa.. a viajar... é uma cultura ede mar bastante interessante... so conseguem viver assim e se eu correspondo... a estaçao pode marcar uma cen e basta estares a 2km pode marcar outra cena.. acredito... pois sao pessoas crediveis...
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Re: Seg.Esp. Chuva e Trovoada: Sistema depressionário «Dulce» - Setembro 2008

]ToRnAdO[;86741 disse:
Estao perto da costa.. a viajar... é uma cultura ede mar bastante interessante... so conseguem viver assim e se eu correspondo... a estaçao pode marcar uma cen e basta estares a 2km pode marcar outra cena.. acredito... pois sao pessoas crediveis...

São crediveis?????? Com uma diferença de 10 milibares em 2 km nem o furacão Katrina superava essa:rolleyes:.Ou então eles estão perto do teu nick name (tornado)
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Re: Seg.Esp. Chuva e Trovoada: Sistema depressionário «Dulce» - Setembro 2008

]ToRnAdO[;86741 disse:
Estao perto da costa.. a viajar... é uma cultura ede mar bastante interessante... so conseguem viver assim e se eu correspondo... a estaçao pode marcar uma cen e basta estares a 2km pode marcar outra cena.. acredito... pois sao pessoas crediveis...

Mas repara como a pressão atmosférica está estável.
Uma hora mais tarde, a pressão desceu 0,1hPa
Às 0h locais Sagres estava com 1013,6hPa.



Em Faro, uns quantos quilómetros para este, a pressão era exactamente a mesma.
Em Sines era de 1013,0hPa.
O Porto registava a pressão mais baixa do continente com 1011,5hPa.
O vento está praticamente nulo em toda a faixa costeira.
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,498
Local
Bragança (675m)
Re: Seg.Esp. Chuva e Trovoada: Sistema depressionário «Dulce» - Setembro 2008

Aqui chove com uma certa intensidade e a temperatura caiu para 16,4ºC.
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,176
Local
Setúbal
Re: Seg.Esp. Chuva e Trovoada: Sistema depressionário «Dulce» - Setembro 2008

Aqui agora levantou muito nevoeiro, a temperatura é de 18,8ºC, 96%HR e 1013hpa
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Re: Seg.Esp. Chuva e Trovoada: Sistema depressionário «Dulce» - Setembro 2008

Olá Vince. Neste link, que é uma espécie de "tracker" de navios a nível mundial, podemos ver alguns dados atmosféricos transferidos pelas estações nesses navios. Infelizmente, não sei até que ponto são fiáveis ou até que ponto estão actualizados. No que diz respeito à localização (costumo relacionar com o Porto do Funchal) costuma estar correcto. Neste caso, e nas proximidades desta depressão, um navio reporta 1003mb.

http://www.sailwx.info/wxobs/pressure.phtml

Obrigado. Eu também tenho aqui vários layers para o Google Earth para isso e tudo indica que a pressão tenha sido fixada nos 1000mb precisamente pelos reports de dois navios, um de 1003 a sul e outro de 1009, a norte já um pouco afastado, o que levou a concluir que a pressão no centro efectivamente seria mais baixa do que os modelos estavam a sugerir. Resta saber se isto corresponde a uma efectiva descida de pressão ou a pressão inicial estava sub avaliada desde há algum tempo. Se a pressão efectivamente tivesse descido seria muito interessante, pois só a ciclogenese tropical a poderia explicar, mas continuo com dúvidas. Quanto a Sagres, obviamente é para ignorar este tipo de "ruído", a pressão rondará nesta altura os 1010/12 nessa zona ...
 

rbsmr

Nimbostratus
Registo
6 Ago 2007
Mensagens
602
Local
Cabeça Gorda, Torres Vedras (140m)
Re: Seg.Esp. Chuva e Trovoada: Sistema depressionário «Dulce» - Setembro 2008

Aqui por Sacavém marca 1011 hpa e tendência para descer.
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,498
Local
Bragança (675m)
Re: Seg.Esp. Chuva e Trovoada: Sistema depressionário «Dulce» - Setembro 2008

O aguaceiro já acabou, mas voltam a ver-se novamente alguns clarões.
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Re: Seg.Esp. Chuva e Trovoada: Sistema depressionário «Dulce» - Setembro 2008

Aqui chove com uma certa intensidade e a temperatura caiu para 16,4ºC.

Ia agora mesmo chamar à atenção para a precipitação que continua a cair em Trás-os-montes.

Das 22h às 23h UTC:
Mogadouro: 22,5mm
Macedo de Cavaleiros: 15,7mm

Das 23h às 0h UTC:
Mirandela: 15,5mm
Macedo de Cavaleiros: 9,8mm



A noite promete manter-se animada por esses lados.
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Re: Seg.Esp. Chuva e Trovoada: Sistema depressionário «Dulce» - Setembro 2008

Bom, tudo indica que o pessoal aqui dos Algarves se deve preprar para uma valente trovoada. :rain:

Ainda bem que não parece aquilo que queria parecer. :D
 

Maeglin

Cirrus
Registo
14 Jun 2007
Mensagens
30
Local
Barreiro
Re: Seg.Esp. Chuva e Trovoada: Sistema depressionário «Dulce» - Setembro 2008

Obrigado. Eu também tenho aqui vários layers para o Google Earth para isso e tudo indica que a pressão tenha sido fixada nos 1000mb precisamente pelos reports de dois navios, um de 1003 a sul e outro de 1009, a norte já um pouco afastado, o que levou a concluir que a pressão no centro efectivamente seria mais baixa do que os modelos estavam a sugerir. Resta saber se isto corresponde a uma efectiva descida de pressão ou a pressão inicial estava sub avaliada desde há algum tempo. Se a pressão efectivamente tivesse descido seria muito interessante, pois só a ciclogenese tropical a poderia explicar, mas continuo com dúvidas. Quanto a Sagres, obviamente é para ignorar este tipo de "ruído", a pressão rondará nesta altura os 1010/12 nessa zona ...

O barco que reportou os 1003 foi o "Callsign V7ND9 (name unknown)"

2008-Sep-21 18:00 N 35°06' W 015°18' 103 17.2 300 32 1003.0 26.0 25.0

De notar que foi ás 18h00

O que reportou os 1009 foi o STATENGRACHT

2008-Sep-21 18:00 N 38°30' W 015°12' 102 17.1 060 14 1009.4 1.0 21.5 17.7 21.6

Abraços ,