Seg.Esp. Chuva e Trovoada: Sistema depressionário «Dulce» - 17 a 22 de Setembro 2008

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Re: Seg.Esp. Chuva e Trovoada: Sistema depressionário «Dulce» - Setembro 2008

Bem ouvi na radio(radio clube) mais um tesourinho deprimente, o presidente da camara municipal de Coimbra afirmou que a forte precipitação que ocorreu em Coimbra foi devidas ás alterações climaticas.
:lmao::shocking::huh::disgust:
"Em setembro ou secam as pontes ou alagam as pontes"

"setembro ou seca fontes ou leva açudes e pontes"
 


Serrano

Cumulonimbus
Registo
9 Nov 2005
Mensagens
2,100
Local
Covilhã - 775m
Re: Seg.Esp. Chuva e Trovoada: Sistema depressionário «Dulce» - Setembro 2008

Céu muito nublado na Covilhã, com 19.5 graus na zona baixa da cidade. Do lado da Serra, aparecem nuvens prometedoras... Ontem, ao final da tarde, assistimos a uma trovoada interessante.
 

Relâmpago

Nimbostratus
Registo
19 Mai 2007
Mensagens
613
Local
Lisboa (80m)
Re: Seg.Esp. Chuva e Trovoada: Sistema depressionário «Dulce» - Setembro 2008

Estive toda a manhã dentro de 4 paredes... pelo que não me apercebi nem vislumbrei a formação e o crescimento de várias pequenas células que se têm formado, um pouco a Norte de minha Casa...:D

satlite220920081315sw6.jpg


Já consegui vislumbrar alguma precipitação...

Neste momento tenho 23,1ºC
Humidade a 58%
Pressão a 1010 hPa
Vento a 8,6 km/h de S (180º)
Ponto de Orvalho nos 14,1ºC

Aqui está ao que tu te referes:

Ceu_hoje.jpg


Aguardemos o seu desenvolvimento...
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa

squidward

Cumulonimbus
Registo
4 Abr 2007
Mensagens
2,410
Local
Azambuja
Re: Seg.Esp. Chuva e Trovoada: Sistema depressionário «Dulce» - Setembro 2008

que aconteceu ao fórum? foi-se abaixo?? por momentos não conseguia entrar aqui.:huh:

bem, em relação ao seguimento, há pouco surgiram umas nuvens ameaçadoras vindas de Oeste, mas enfim....elas também não querem nada comigo:disgust: esfumaram-se e são agora apenas "nuvens altas". Resta-me aguardar por mais uma oportunidade :(
 

Kraliv

Nimbostratus
Registo
22 Jan 2007
Mensagens
1,330
Local
Lvsitania
Re: Seg.Esp. Chuva e Trovoada: Sistema depressionário «Dulce» - Setembro 2008

Boas,




Pelo alentejo central o céu está bastante nublado e ameaçando :rain:


22.8ºC
65%
1011hPa
5.7km/h SE



:thumbsup:
 

*Dave*

Nimbostratus
Registo
29 Jun 2008
Mensagens
1,912
Local
ASM (Idanha-a-Nova) - Covilhã
Re: Seg.Esp. Chuva e Trovoada: Sistema depressionário «Dulce» - Setembro 2008

Tal como prometi hoje de manhã, cá está um breve relato:

Tudo começou com os ruídos dos trovões ao longe (18:15).
Depois, enquanto tirava fotos, dei-me conta que uma nuvem em forma de “V” se estava a aproximar muito rapidamente e há medida que se aproximava ouvia-se a chuva cair mais perto. Era como se fosse uma caravana de carros e há frente fosse um batedor da GNR…:D
Quando essa nuvem passou por cima de mim, o vento começou a soprar com mais violência e a chuva caía como se caíssem baldes de água…
Cerca de 1h depois (19:30) ainda a ouvir o som dos trovões a chuva acalmou, altura em que fui fazer a medição no pluviometro, mas o céu ainda estava iluminado pelos relâmpagos… uma vez que não havia luz na rua:lmao:
Com a falta de electricidade e a escola, só agora faço o post.


Foto da nuvem (“batedor”)
IMG_2085.jpg


Relâmpagos
IMG_2086.jpg

IMG_2069.jpg

IMG_2077.jpg


[VIDEO]http://s473.photobucket.com/albums/rr100/daviddmmartins/?action=view&current=trov11.flv[/VIDEO]
[VIDEO]http://s473.photobucket.com/albums/rr100/daviddmmartins/?action=view&current=trov55.flv[/VIDEO]
[VIDEO]http://s473.photobucket.com/albums/rr100/daviddmmartins/?action=view&current=trov33.flv[/VIDEO]
 

F_R

Cumulonimbus
Registo
9 Ago 2008
Mensagens
2,299
Local
Nantes (Abrantes)
Re: Seg.Esp. Chuva e Trovoada: Sistema depressionário «Dulce» - Setembro 2008

Boas por cá céu pouco nublado e 26.2ºC.
Já não acredito em nada de especial para estes lados nas próximas horas
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,138
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Re: Seg.Esp. Chuva e Trovoada: Sistema depressionário «Dulce» - Setembro 2008

Tal como prometi hoje de manhã, cá está um breve relato:

Tudo começou com os ruídos dos trovões ao longe (18:15).
Depois, enquanto tirava fotos, dei-me conta que uma nuvem em forma de “V” se estava a aproximar muito rapidamente e há medida que se aproximava ouvia-se a chuva cair mais perto. Era como se fosse uma caravana de carros e há frente fosse um batedor da GNR…:D
Quando essa nuvem passou por cima de mim, o vento começou a soprar com mais violência e a chuva caía como se caíssem baldes de água…
Cerca de 1h depois (19:30) ainda a ouvir o som dos trovões a chuva acalmou, altura em que fui fazer a medição no pluviometro, mas o céu ainda estava iluminado pelos relâmpagos… uma vez que não havia luz na rua:lmao:
Com a falta de electricidade e a escola, só agora faço o post.



Relâmpagos
IMG_2086.jpg

Bem!!!!:eek: Que fotos espectaculares!!:thumbsup::thumbsup: Grande sorte!!! Estavas no local certo, à hora certa!!!!:thumbsup::thumbsup::thumbsup:
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Re: Seg.Esp. Chuva e Trovoada: Sistema depressionário «Dulce» - Setembro 2008

Espectacular Dave! O Pessoal tem feito reportagens absolutamente espectaculares da Dulce... Fotos captadas nos momentos certos, nuvens impressionantes, captação de raios a atingir terra...

É sorte... mas uma sorte merecida porque foi devidamente procurada, por pessoas com paixão e motivação!

Muito obrigado!

Por aqui muitas nuvens a ameaçar pingar qualquer coisa... mas porenquanto e embora tenham desenvolvimento vertical, estas estão longe ser as nuvens ameaçadoras que ontem ainda observei... A acompanhar contudo!
 

squidward

Cumulonimbus
Registo
4 Abr 2007
Mensagens
2,410
Local
Azambuja
Re: Seg.Esp. Chuva e Trovoada: Sistema depressionário «Dulce» - Setembro 2008

Fotos espectaculares *Dave* Estás de parabéns! excelentes registos:thumbsup: