Seg.Esp. Chuva e Trovoada: Sistema depressionário «Dulce» - 17 a 22 de Setembro 2008



AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Re: Seg.Esp. Chuva e Trovoada: Sistema depressionário «Dulce» - Setembro 2008

Jornal da Tarde/ RTP com as inundações na baixa de Albufeira:

mms://195.245.168.21/rtpfiles/videos/auto/jornaltarde/jtarde_1_22092008.wmv

Agora vejam isto. Eu estava convencido que as inundações tinham sido provocadas pelos restos do tal SCM de ontem, mas nada disso. As inundações em Albufeira foram de uma célula minúscula:

anim-64.gif


Ai este desordenamento nas nossas cidades ...

Imagens do radar para complementar a informação:

 

Chasing Thunder

Cumulonimbus
Registo
13 Mai 2008
Mensagens
4,285
Local
Couço
Re: Seg.Esp. Chuva e Trovoada: Sistema depressionário «Dulce» - Setembro 2008

Boa Noite:)

Por aqui acabou á pouco de cair um aguaceiro moderado:thumbsup::D ( Começou ás 20:15 e acabou ás 21:00:D) por agora ainda cai uns pingos mas já não é nada:(.Enquanto á "Dulce" já era, este aguaceiro acho que foi a despedida da menina:sad: pelo menos por aqui, e que venha a próxima:thumbsup:
 

storm

Cumulus
Registo
17 Set 2007
Mensagens
491
Local
Bombarral
Re: Seg.Esp. Chuva e Trovoada: Sistema depressionário «Dulce» - Setembro 2008

Parabéns aos fotógrafos as fotos estão excelentes :thumbsup:

Bem de manha por aqui muitos cumulus mas tudo a passar ao lado, de tarde até as 16:00 ainda havia algumas formações mas depois desapareceram:disgust:, só o calor é que esteve em alta o dia todo.
Neste momento está já um nevoeiro cerrado com 20.4ºC.
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Re: Seg.Esp. Chuva e Trovoada: Sistema depressionário «Dulce» - Setembro 2008

Tanto por Braga hoje, como em Melgaço ontem, esteve muito mau para fotografia devido à existência de muitas nuvens baixas que tapam a beleza dos Cbs.

Por Braga registo neste momento 19.3ºC
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,402
Local
Olhão (24 m)
Re: Seg.Esp. Chuva e Trovoada: Sistema depressionário «Dulce» - Setembro 2008

Oi,
Por acaso trabalhas na área ? Estou a perguntar porque o Fil ficou sem UPS e sem computador devido à trovoada e estava a dizer-lhe que se calhar ele pode ir refilar com a EDP, pois foi uma sobrecarga. Será assim ou não valerá a pena ? Tenho ideia de já ter ouvido pessoas a reclamar, com sucesso. Mas sinceramente não sei.

Em resposta a esta questão, quando existe uma sobrecarga provocada durante uma intempérie ou trovoada, não vale a pena ir refilar com a EDP, porque a EDP não responsabiliza-se. A EDP assume a sua responsabilidade quando existe uma sobrecarga na linha que tenha origem duma avaria e não de uma sobrecarga devido a fenómenos climáticos ou meteorológicos.

Boas, por aqui, céu nublado com aguaceiros fracos durante a tarde.

Máxima: 22.7ºC
mínima: 18.1ºC

Precipitação: 4 mm
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,498
Local
Bragança (675m)
Re: Seg.Esp. Chuva e Trovoada: Sistema depressionário «Dulce» - Setembro 2008

esta noite já choveu um pouco. Por agora registo 15,5ºC e o céu continua nublado.
 

F_R

Cumulonimbus
Registo
9 Ago 2008
Mensagens
2,299
Local
Nantes (Abrantes)
Re: Seg.Esp. Chuva e Trovoada: Sistema depressionário «Dulce» - Setembro 2008

Boas

Por cá o céu apresentou durante dia nuvens que pareciam prometer algo mas acabou por não dar em nada.

Agora 18.7ºC a máxima foi de 26.4ºC

Até amanha:thumbsup:
 

Perfect Storm

Cumulus
Registo
1 Set 2008
Mensagens
273
Local
Vieira de Leiria (Casal dos Lobos) 20m
Re: Seg.Esp. Chuva e Trovoada: Sistema depressionário «Dulce» - Setembro 2008

Por aqui a mesma coisa de sempre. Uma grande desilusão:(
Durante todos estes dias, nada de especial aconteceu apenas céu muito nublado, aparecimento de células ao longe e nada mais:(
Fica para a próxima.

Neste momento com céu limpo e vento fraco.
Pressão 1011hpa
Temp 19ºC
HR 88%

Assim me despeço da Dulce.:(
 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
Re: Seg.Esp. Chuva e Trovoada: Sistema depressionário «Dulce» - Setembro 2008

Tanto por Braga hoje, como em Melgaço ontem, esteve muito mau para fotografia devido à existência de muitas nuvens baixas que tapam a beleza dos Cbs.

Pois por aqui, em V.N. da Telha (P.Rubras),tanto noticiado
nos media de hoje ,quando a chuva torrencial me acordou extemporâneamente , saltei da cama para a tentar fotografar.chovia torrencialmente.insisto.30 mm numa hora !!!.
Chegado à varanda qual o meu espanto:
Nunca tal houvera visto .Chuva torrencial e visibilidade de 200 metros.Vou fotografar o quê???
Que nevoeiro era este associado a esta chuva torrencial???
Quem não sabe ,é como quem nunca viu...
 

jpmartins

Cumulonimbus
Registo
16 Out 2007
Mensagens
2,334
Local
Limeira - Oliveira do Bairro (Aveiro)
Re: Seg.Esp. Chuva e Trovoada: Sistema depressionário «Dulce» - Setembro 2008

Por aqui a tarde de Domindo foi o ponto alto da nossa Dulce, com aguaceiros fortes acompanhados de trovoadas, que durou cerca de 3h (+-das 15h até ás 18h). A precipitação correspondente a esse periódo foi de 26.1mm. Fora isso a Dulce só deixou mais 0.5mm na tarde de sabado.
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Re: Seg.Esp. Chuva e Trovoada: Sistema depressionário «Dulce» - Setembro 2008

Para mim o resumo da Dulce é uma desilusão total! Mas por culpa minha! Quem me manda sair de Coimbra. Domingo foi o dia em que tudo aconteceu na Briosa... O resto é ver na tv (tapando as afirmações de "tromba de água" com o habitual PIIIII que se deve colocar perante asneiras :mad: )
Quando cheguei à cidade ao início da noite apenas vi alguns lençóis de agua, uma nuvem bem negra a fazer a sua despedida e alguns mammatus a reflectir os últimos tons alaranjados do sol poente!
O registo mais surpreendente ficou na minha estação nesse dia. Máxima de 28,5ºC ás 15h, mínima do dia ás 16h20m com 18,0ºC. Queda de 10ºC em 1 hora!!!!

Mas no âmbito geral e sem contar com as desilusões locais: Grande surpresa esta Dulce, hein? ;)
 

*Dave*

Nimbostratus
Registo
29 Jun 2008
Mensagens
1,912
Local
ASM (Idanha-a-Nova) - Covilhã
Re: Seg.Esp. Chuva e Trovoada: Sistema depressionário «Dulce» - Setembro 2008

Pois por aqui, em V.N. da Telha (P.Rubras),tanto noticiado
nos media de hoje ,quando a chuva torrencial me acordou extemporâneamente , saltei da cama para a tentar fotografar.chovia torrencialmente.insisto.30 mm numa hora !!!.
Chegado à varanda qual o meu espanto:
Nunca tal houvera visto .Chuva torrencial e visibilidade de 200 metros.Vou fotografar o quê???
Que nevoeiro era este associado a esta chuva torrencial???
Quem não sabe ,é como quem nunca viu...



Aqui não há luz (funciono com a bateria do portátil) e chove torrencialmente!!:shocking:

As rajadas de vento são fortíssiomas... já há arvores sem parnadas:shocking:.

Os relâmpagos são frequentes... deve estar mesmo aqui por cima.

Não há visibilidade... o máximo são 40/50 metros.

Já se formam poças nos terrenos cheias de água...

Aqui está um ambiente assustador mesmo!!! :scared::scared:


Tenho de acrescentar que tudo começou por volta das 18:20, concluindo cerca das 19:30. Nesta hora, aqui caíram 31,4mm:eek:

Por aqui esteve um pouco pior :rolleyes:... o resultado de qualquer fotografia iria dar uma coisa acizentada:D