Seg.Esp. Chuva e Trovoada: Sistema depressionário «Esmeraldina» - 26/29 Setembro 2008



Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,223
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
Re: Seg.Esp. Chuva e Trovoada: Sistema depressionário «Esmeraldina» - Setembro 2008

A Sul da serra de Sintra , na direcção de Cascais já vejo grandes clarões. Segunda dose! :)

Sim, eu também já vi alguns... mas são tão tímidos, que só estando atento é que se detectam... mas pode ser que evolua...:D

Boas!!
Antes de mais, queria dar os parabéns ao Gil pelas fantásticas fotos (em especial a ultima sem duvida a minha favorita).

Muito Obrigado pelos simpáticos comentários! As tuas fotos também estão muito boas!;)


Para matar saudades áqueles que tiveram menos sorte... aqui fica um vídeo desta tarde (pelas 19:30), no qual se houve um trovão...

Pena que não tenha começado o vídeo um pouco antes...
Aconselho vivamente a colocar o som, não no máximo (já não é hora:D), mas num volume mais elevado...




Neste momento tenho 18,8ºC
Humidade a 71%
 
Editado por um moderador:

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,146
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Re: Seg.Esp. Chuva e Trovoada: Sistema depressionário «Esmeraldina» - Setembro 2008

Bom, por aqui já chove.:rain:
A Sul, junto ao mar, já se vislumbram alguns relâmpagos, ainda muito lá ao longe!!:D

Aqui fica então um video e outra foto de hoje de manhã:





EDIT: mais um video:
 
Editado por um moderador:

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,146
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Re: Seg.Esp. Chuva e Trovoada: Sistema depressionário «Esmeraldina» - Setembro 2008

Excelentes fotos e vídeos!!


Após dezenas de Descargas, essencialmente a Oeste, eis que já está tudo calmo...

Aqui ficam umas fotografias de hoje:D


Wall Cloud



12514.jpg



Pelo Tucifal, onde se encontra o André, a tarde também foi atribulada, com alguma chuva e trovoadas localizadas!:)

EXCELENTES FOTOS!!!:thumbsup::thumbsup: Parabéns!!
Já agora, nesta tua 3.ª foto, no canto superior esquerdo aparece lá um OVNI???:huh::D:D:thumbsup::thumbsup:
 

Brunomc

Nimbostratus
Registo
7 Abr 2008
Mensagens
1,977
Local
Vendas Novas - Alto Alentejo (132m)
Re: Seg.Esp. Chuva e Trovoada: Sistema depressionário «Esmeraldina» - Setembro 2008

Boa Noite pessoal..cheguei agora a casa, andei pela night :D neste momento o céu aqui encontra-se limpo e está vento fraco...

19.0ºC neste momento :)

será que vamos ter festa esta madrugada??
 

Perfect Storm

Cumulus
Registo
1 Set 2008
Mensagens
273
Local
Vieira de Leiria (Casal dos Lobos) 20m
Re: Seg.Esp. Chuva e Trovoada: Sistema depressionário «Esmeraldina» - Setembro 2008

Desta vez segundo a previsão do IM valeu a pena o alerta amarelo. Será necessário um amarelo mais para o avermelhado? Já viram o desenvolvimento ocorrente a Sul?

semttulors5.jpg
[/URL][/IMG]


21862598uh1.jpg
[/URL][/IMG]
 

]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António
Re: Seg.Esp. Chuva e Trovoada: Sistema depressionário «Esmeraldina» - Setembro 2008

O vento começa a rungir por aqui...esta haver algumas rajadas... chove moderado outra vez mas nada de ''fogo'' ainda...

Mas esta noite esta a meter respeito... á muito que não via uma noite assim..

Como esta ai por Tavira e Olhao???
 

Relâmpago

Nimbostratus
Registo
19 Mai 2007
Mensagens
613
Local
Lisboa (80m)
Re: Seg.Esp. Chuva e Trovoada: Sistema depressionário «Esmeraldina» - Setembro 2008

Olá

A montanha não veio a Maomé...

Fui a Alcochete, cerca das 15 h e deparou-se-me um bonito, mas temível espectáculo: uma valente trovoada apanhada pelo caminho. Presenciei 3 ou 4 descargas nuvem-solo, num curto período de tempo:shocking: e uma valente carga de água. A um primo meu que foi comigo, sugeri-lhe que levasse a câmara dele, fraquinha, com algumas fracas possibilidades de vídeo. Foi pena, pois não teve a presença de espírito suficiente para filmar o espectáculo. Estava cheio de medo:(. Eu ia a conduzir e não dava jeito parar no meio da charneca (entre sobreiros e postes de alta tensão) naquelas condições. Não podia mesmo. Às tantas o meu primo já ia a tremer com a câmara desligada:confused:. Uma das descargas devia-se ter dado a uns 300 m adiante do carro. :surprise: Mesmo assim ainda deu para obter algumas imagens aproveitáveis. Recebi-as agora por e-mail. A aproximação à célula, e aspectos ameaçadores do céu. Foi pena, pois podia ter-se conseguido, potencialmente, um bom material de 'reportagem'. Conclusão: tenho que arranjar uma câmara de vídeo razoável e ser eu a tratar de tudo:disgust:

Imagem005.jpg

Imagem011-5.jpg

Imagem013-1.jpg
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,146
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Re: Seg.Esp. Chuva e Trovoada: Sistema depressionário «Esmeraldina» - Setembro 2008

]ToRnAdO[;87829 disse:
O vento começa a rungir por aqui...esta haver algumas rajadas... chove moderado outra vez mas nada de ''fogo'' ainda...

Mas esta noite esta a meter respeito... á muito que não via uma noite assim..

Como esta ai por Tavira e Olhao???

Acho que esta noite não vai passar de uma chuvita!!
Tudo aquilo que ai vem vai acabar por se dissipar ao chegar a terra!!! Não tenho grandes esperanças!:huh:
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,060
Local
Estremoz
Re: Seg.Esp. Chuva e Trovoada: Sistema depressionário «Esmeraldina» - Setembro 2008

Por favor, mais uma vez se chama a atenção relativamente aos Critérios de Emissão dos Avisos Meteorológicos. Naturalmente que não adianta de nada apresentar sugestões, uma vez que os mesmos já estão definidos, pelo que sugiro a sua consulta no seguinte link:

http://www.meteo.pt/pt/enciclopedia/o_tempo/sam/index.html?page=criterios.xml
 

]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António
Re: Seg.Esp. Chuva e Trovoada: Sistema depressionário «Esmeraldina» - Setembro 2008

Acho que esta noite não vai passar de uma chuvita!!
Tudo aquilo que ai vem vai acabar por se dissipar ao chegar a terra!!! Não tenho grandes esperanças!:huh:

Esta noite acredito em algo severo... tens de ter esperanças pois a celula esta estacionaria e a expandir-se... temos de ter calma!!
 

Relâmpago

Nimbostratus
Registo
19 Mai 2007
Mensagens
613
Local
Lisboa (80m)
Re: Seg.Esp. Chuva e Trovoada: Sistema depressionário «Esmeraldina» - Setembro 2008

Semttulo.jpg


A trovoada de início de tarde em Alcochete, deveu-se a uma pequena célula isolada, mas muito activa, segundo imagens de satélite relativa aquela hora.
 

Relâmpago

Nimbostratus
Registo
19 Mai 2007
Mensagens
613
Local
Lisboa (80m)
Re: Seg.Esp. Chuva e Trovoada: Sistema depressionário «Esmeraldina» - Setembro 2008

Em Lisboa, o tempo manteve-se sempre bom ao longo desta tarde, com excepção do fim desta, onde o céu se tornou 'tropical', ameaçando trovoada, mas, pelo menos para a minha zona, nada se passou:mad:

Para já:

Céu limpo
Temperatura: 19º C
Pressão: 1016 hPa
Vento: NE, fraco
 

storm

Cumulus
Registo
17 Set 2007
Mensagens
491
Local
Bombarral
Re: Seg.Esp. Chuva e Trovoada: Sistema depressionário «Esmeraldina» - Setembro 2008

Bom dia,
Tudo calmo por aqui, céu limpo, o vento fraco mas com rajadas moderadas.

Pela a imagem de satélite vê-se que a situação que está no mar ao largo do Algarve está a expandir-se, vai toda direita para o Algarve.

Deve ter sido uma noite excelente de trovoada:)
 

Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,223
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
Re: Seg.Esp. Chuva e Trovoada: Sistema depressionário «Esmeraldina» - Setembro 2008

Bom Dia!

Belas fotos e vídeos ecobcg e Relâmpago! O teu primo até conseguiu registar um Raio com bastante luminosidade... algo dificil:D


EXCELENTES FOTOS!!!:thumbsup::thumbsup: Parabéns!!
Já agora, nesta tua 3.ª foto, no canto superior esquerdo aparece lá um OVNI???:huh::D:D:thumbsup::thumbsup:

Não não... é apenas uma rola que resolveu passar mesmo em frente, aquando do click:p



Bem... por cá, uma noite calminha, apenas com bastante neblusidade... e temperatura mínima de 16,6ºC

O vento, eram cerca das 4h, deu um pulo jeitoso, sempre com predominância de E-ENE
ventonamadrugadade28092ql2.jpg


Neste momento tenho 17,6ºC
Humidade a 73%
Pressão a 1014 hPa
Vento a 41,0 km/h de ENE (68º)
Ponto de Orvalho nos 12,8ºC



A noite No Algarve foi animadíssima:D

Detector de Trovoada:
trovoada28092008xo8.jpg


RADAR, máximos de Reflectividade, Loulé
radar280920087huv7.jpg



Quanto a Alertas... o Alerta Amarelo de: "Trvoadas Frequentes" e "Prec.: 10 a 20 Milímetros por Hora - Aguaceiros, localmente fortes, podendo ser de Granizo", foi estendido aos Distritos de Setúbal e Évora, durante o período de Hoje, pelas 06:00 até Hoje, pelas 20:59

Aos Distritos de Beja e Faro, foi atribuido o Alerta Laranja de: "Prec.: 21 a 40 Milímetros por Hora - Aguaceiros, localmente fortes, podendo ser de Granizo", e o Alerta Amarelo de: "Trovoadas Frequentes", durante o periodo de Hoje, pelas 08:00 até Hoje, pelas 20:59

Ilustrando:
imalertas28092008gb3.jpg



Avisos do ESTOFEX, durante o periodo de Hoje, pelas 06:00 até Amanhã pelas 06:00
estofex28092008dl1.png