Seg.Esp. Chuva e Trovoada: Sistema depressionário «Esmeraldina» - 26/29 Setembro 2008

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,181
Local
Setúbal
Re: Seg.Esp. Chuva e Trovoada: Sistema depressionário «Esmeraldina» - Setembro 2008

Registei agora o primeiro mm do dia vou com 1,1mm de chuva :)
 


Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Re: Seg.Esp. Chuva e Trovoada: Sistema depressionário «Esmeraldina» - Setembro 2008

Boas noites.
Regressei após uns dias pelo Minho e pela Galiza.

Dias muito agradáveis com calor, não houve sinais de «Esmeraldina» para o norte. Parecia um pouco surreal as notícias que ia ouvindo pelo caminho sobre o Algarve e o tempo que estava lá em cima. Segundo os locais, dias bons mesmo na Praia, bem mais agradáveis do que muitos do Verão.

Tou a ver que isto andou animado pelo sul, vou ter que ler o tópico todo, quase 30 páginas :hehe:

1-4.jpg
3-4.jpg

2-5.jpg
4-3.jpg

5-1.jpg
6-1.jpg

7-1.jpg
8-1.jpg
 

João Soares

Super Célula
Registo
23 Ago 2007
Mensagens
6,112
Local
Canidelo, Vila Nova Gaia
Re: Seg.Esp. Chuva e Trovoada: Sistema depressionário «Esmeraldina» - Setembro 2008

A Esmeraldina, poupou o Norte do País e deu-nos um cheirinho do Verão:D;)

Continuaçao de ceu limpo e vento fraco
Temp: 18.8ºC
Hum: 46%
Pressao: 1017hPa

Ps: Boas fotos, Vince;)
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,463
Local
Olhão (24 m)
Re: Seg.Esp. Chuva e Trovoada: Sistema depressionário «Esmeraldina» - Setembro 2008

Quase no fim da Esmeraldina, pode concluir-se os modelos acertaram plenamente em termos de precipitação, em vários locais até superou a quantidade de precipitação prevista. Na cidade de Olhão os efeitos da Esmeraldina não foram quase nenhuns, já não se pode dizer o mesmo no concelho de Olhão, mais exactamente nas freguesias de Moncarapacho e Fuzeta, 12 famílias com as casas muito danificadas, pessoas isoladas nas suas casas, estradas cortadas, ligação de comboio Olhão-Tavira várias horas cortada devido a desabamentos de terra, o mesmo aconteceu na A22 entre o Nó de Olhão e Faro, palavras para quê, basta ver as imagens do Telejornal da RTP1 http://ww1.rtp.pt/noticias/index.php?headline=98&visual=25&article=365271&tema=27 e http://ww1.rtp.pt/noticias/index.php?headline=98&visual=25&article=365286&tema=27
 

]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António
Re: Seg.Esp. Chuva e Trovoada: Sistema depressionário «Esmeraldina» - Setembro 2008

Conclusao... As fotos estao na pag 28 e os modelos estiveram com a exectidao de que se pretende...

Embora para muitas pessoas o dia tenha sido sido infliz... amanha deposito as foto que faltaram...

Inte e venha o 3 round.... segundo os modelos...

Ja viram o que se passou em V.R.SA visto que pessoas tiveram a tirar agua dentro de casa...é triste...
 

Perfect Storm

Cumulus
Registo
1 Set 2008
Mensagens
273
Local
Vieira de Leiria (Casal dos Lobos) 20m
Re: Seg.Esp. Chuva e Trovoada: Sistema depressionário «Esmeraldina» - Setembro 2008

Boa Noite!
Neste momento tudo muito calmo como durante todo o dia que passou.
Céu limpo, vento fraco , Temp 19ºC, Hr 52%, Pressão 1019hpa (a subir).
A «Esmeraldina» manifestou-se exactamente igual á Dulce embora com mais calor.(durante todos estes dias não choveu absolutamente nada para os meus lados.:(
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,181
Local
Setúbal
Re: Seg.Esp. Chuva e Trovoada: Sistema depressionário «Esmeraldina» - Setembro 2008

A esmeraldina aqui rendeu nestes dois dias 32,8mm de chuva uma valente trovoada que deu para matar saudades...Rajada máxima de 48km/h...

17,5ºC, 97%HR e já não chove...
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,146
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Re: Seg.Esp. Chuva e Trovoada: Sistema depressionário «Esmeraldina» - Setembro 2008

Ora boas noites!!
Só agora consegui cá vir, pois estive muito ocupado com a Esmeraldina!!:D:D
Pois é, depois de ter ido dar uma volta, conforme referi no meu post anterior, pensava eu que a chuva iria ficar por ali, bem como as trovoadas!!!

PURO ENGANO!!!!

Choveu praticamente desde as 15h até às 22h, com picos MUITO FORTES entre as 19h e as 21h!!:rain::rain::rain:

Quanto à trovoada, foi um Regalo, pois manteve-me agarrado à máquina de filmar cerca de 3 horas, entre as 18h e as 21h!!:thumbsup::thumbsup:

Fica então aqui uma pequena amostra das 64 FOTOS que consegui tirar (se alguém souber de algum site onde possa meter isto tudo???):























Para já acho que chega!!:D
 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
Re: Seg.Esp. Chuva e Trovoada: Sistema depressionário «Esmeraldina» - Setembro 2008

Dias muito agradáveis com calor, não houve sinais de «Esmeraldina» para o norte. Parecia um pouco surreal as notícias que ia ouvindo sobre o Algarve e o tempo que estava lá em cima. Segundo os locais, dias bons mesmo na Praia, bem mais agradáveis do que muitos do Verão. ...


Eu sou um desses "locais" que já no tópico respectivo deste forum,referenciei esse contraste do tempo entre os Algarves e o que estava " cá em cima"...
É surreal assistir a este tempo de Verão excepcional aqui no litoral norte , com sol ,muito sol ,livre das nortadas e à beira-mar uns fantásticos, 25, 26º e ao mesmo tempo ver o ocorrido na Meca do sol e dos calores na praia deste País.
Hoje é daqueles dias em que sentimos que nenhum tempo é garantido para nenhuma região do Luso Rectângulo para mais de um par de dias ...
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,670
Local
Aveiras de Cima
Re: Seg.Esp. Chuva e Trovoada: Sistema depressionário «Esmeraldina» - Setembro 2008

Belas fotos Ecobcg:surprise:

Neste momento cai um aguaceiro:rain:

Ontem à tarde ainda tirei umas fotos...
003.jpg

006.jpg

007.jpg


Ao fim de quase um ano neste forum esta é a minha primeira contribuição fotografica:), não é nada de especial, mas fica o registo:p:p...
 

Relâmpago

Nimbostratus
Registo
19 Mai 2007
Mensagens
613
Local
Lisboa (80m)
Re: Seg.Esp. Chuva e Trovoada: Sistema depressionário «Esmeraldina» - Setembro 2008

Ora boas noites!!
Só agora consegui cá vir, pois estive muito ocupado com a Esmeraldina!!:D:D
Pois é, depois de ter ido dar uma volta, conforme referi no meu post anterior, pensava eu que a chuva iria ficar por ali, bem como as trovoadas!!!

PURO ENGANO!!!!

Choveu praticamente desde as 15h até às 22h, com picos MUITO FORTES entre as 19h e as 21h!!:rain::rain::rain:

Quanto à trovoada, foi um Regalo, pois manteve-me agarrado à máquina de filmar cerca de 3 horas, entre as 18h e as 21h!!:thumbsup::thumbsup:

Fica então aqui uma pequena amostra das 64 FOTOS que consegui tirar (se alguém souber de algum site onde possa meter isto tudo???):























Para já acho que chega!!:D

Olá ecobcg

Parabéns e obrigado pelas excelentes imagens:thumbsup:. Se não fosse o receoso do meu primo:disgust:, também poderia postar aqui imagens razoáveis de uma célula da 'Esmeraldina', que se formou na região de Alcochete no sábado. Contudo, cheguei a postar 3 imagens ( ver aqui) em que se vê uma descarga numa delas. Salvou-se a honra do convento :D

Outra questão: As descargas são para o lado do mar, ou para o lado da terra?