Seg. Esp. Frio, Chuva e Vento: Sistema depressionário «Gertrudes» - Out/Nov 2008

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Da paragem até casa (500metros), vi 2 eco-pontos tombados no chão, e um contentor do lixo quase no meio da estrada...:hehe:

O pior disto tudo ainda é o lixo que voa por todo o lado.
Até se veem sacos de plástico a voar a uns bons metros de altura.


Rajadas de vento de algumas estações de Lisboa até ao momento:

90,1Km/h - Queluz (Mário Barros)
80,0Km/h - Aeroporto de Lisboa
67,6km/h - Moita (Hotspot)
67,6Km/h - Mira-Sintra (Gilmet)
62,8Km/h - Portela (João Esteves)
53,1Km/h - Oeiras, Cascais (fsl)

Eu costumo ter rajadas acima das da Portela, não sei como porque a minha altitude é inferior, mas tenho.
Isto significa que se a minha estação funcionasse nesta altura já tinha tido quase o mesmo que o aeroporto, o que é um valor extraordinário.

Logo tinha de ter a estação avariada... :disgust:
 


AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
ola bom dia pessoal! aqui na cidade do caniço (10m a este da cidade do Funchal, após uma madrugada e manha de chuva e vento forte. a chuva acalmou... no entanto, o vento esse mantem-se bastante forte:shocking: e o sol espreita por vezes, entre as nuvens.

interessante este facto de no funchal, o vento estar bastante calmo e num raio de 6km(+/-) a intensidade do vento ser bastante forte!!!

será devio ás condições naturais do anfiteatro da cidade do funchal?:rolleyes::p

Realmente, não é só incrível a diferença de precipitação entre as vertentes opostas na Ilha da Madeira, como a diferença em vertendes viradas na mesma direcção.

Esta noite, a estação do Funchal acumulou 1,2mm de precipitação.
No entanto, a estação de Santa Catarina, que também pertence à região do Funchal, acumulou 49,0mm.
MAD_mapa3.jpg
 

mocha

Nimbostratus
Registo
5 Dez 2006
Mensagens
1,596
Local
Barreiro
De notar que as maiores rajadas estão quase todas em aeroportos o que se compreende pelos espaços mais abertos, e tudo vem de encontro à velha teoria de que a estação do Mário é também estação aeronáutica :D

é verdade, o meu namorado esta no aeroporto de lisboa e diz que está uma autentica ventania, vai tentar fazer um pequeno video com o tlm :D
por aqui vento forte, sigo com 16ºC:thumbsup:
 

Lince

Cumulus
Registo
11 Fev 2008
Mensagens
183
Local
Bouça dos Homens (1050m)
Boas tardes
acabo de assistir á queda dos primeiros flocos de neve deste outono,embora de pouca duração visto estarmos com pouca precipitacão (aguaceiros fracos com boas abertas). sigo neste momento com 3,8º embora com uma sensação termica de muito mais frio devido ao forte temporal de vento que se tem verificado.
Isto promete para os proximos dias...
 

lsalvador

Nimbostratus
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
1,290
Local
Alhos-Vedros / Tomar
Boas tardes
acabo de assistir á queda dos primeiros flocos de neve deste outono,embora de pouca duração visto estarmos com pouca precipitacão (aguaceiros fracos com boas abertas). sigo neste momento com 3,8º embora com uma sensação termica de muito mais frio devido ao forte temporal de vento que se tem verificado.
Isto promete para os proximos dias...

Uma estação a enviar dados para a net é que era ;)
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Boas tardes
acabo de assistir á queda dos primeiros flocos de neve deste outono,embora de pouca duração visto estarmos com pouca precipitacão (aguaceiros fracos com boas abertas). sigo neste momento com 3,8º embora com uma sensação termica de muito mais frio devido ao forte temporal de vento que se tem verificado.
Isto promete para os proximos dias...

Lince, alguns de nós, e inclusivé eu, tivemos oportunidade de neste Verão conhecer a tua terra, assim como alguns dos muitos recantos da Peneda-Gerês.
Vê este tópico: Gerês - Agosto 2008.

Por isso, se tiveres oportunidade, partilha connosco fotografias desses flocos de neve.
Será interessante ver o contraste Frio/Calor.:D
 

Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,217
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
Neste momento tenho 14,3ºC, após uma Temperatura Máxima de 14,8ºC:cold:

Humidade a 47%
Pressão a 1014 hPa

Vento a acalmar um pouco... nos 31,0 km/h de NNO (338º)

Ponto de Orvalho nos 3,2ºC
Descida de Temperatura nos -0,3ºC/h
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Da paragem até casa (500metros), vi 2 eco-pontos tombados no chão, e um contentor do lixo quase no meio da estrada...:hehe:

O pior disto tudo ainda é o lixo que voa por todo o lado.
Até se veem sacos de plástico a voar a uns bons metros de altura.


Rajadas de vento de algumas estações de Lisboa até ao momento:

90,1Km/h - Queluz (Mário Barros)
80,0Km/h - Aeroporto de Lisboa
67,6km/h - Moita (Hotspot)
67,6Km/h - Mira-Sintra (Gilmet)
62,8Km/h - Portela (João Esteves)
53,1Km/h - Oeiras, Cascais (fsl)


Mário, essa velocidade dentro de uma localidade já dá uma multa bem pesadinha!:p
"valor da coima, se for um ligeiro ou motociclo, dentro das localidades :
-em mais de 40 km/h e até 60km/h - 300€ a 1500€"


Há nem reparei que enquanto estive nas aulas, o aeroporto registou rajadas de vento superiores aos 80km/h que tinha referido.

Sendo assim, e até ao momento, o aeroporto de Lisboa registou uma rajada de 92,6Km/h entre as 12h e as 12:30.:shocking:

11-2.jpg
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Há nem reparei que enquanto estive nas aulas, o aeroporto registou rajadas de vento superiores aos 80km/h que tinha referido.

Sendo assim, e até ao momento, o aeroporto de Lisboa registou uma rajada de 92,6Km/h entre as 12h e as 12:30.:shocking:

11-2.jpg

Portanto isso vem reforçar a minha ideia; bem me parecia que tinha tocado nos 85 km/h (por empiria, porque não tenho neste momento nada que mo confirmasse).

Agora estou com muito vento e apenas 15,5 ºC.
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Parece que já tive mesmo a máxima de 16,1 ºC, pois a temperatura já desceu aos 15,1 ºC.
Alguns estragos tem feito o vento por todo o lado, aqui têm voado tapetes, roupas dos estendais, até o meu abrigo de madeira caiu lá em baixo, enfim, de tudo um pouco.
O vento deve começar a acalmar para dar lugar ao frio, já na próxima noite.
Arrisco já em valores abaixo dos 10 ºC para muitos de nós na região de Lisboa.
 

ACalado

Cumulonimbus
Registo
16 Fev 2006
Mensagens
3,015
Local
Covilhã 750m
boas por aqui dia com muito vento e frio que já me levou a ter problemas com o pluviometro mas esta tudo resolvido ao fim de apanhar muito frio na espinha :D

neste momento estou com 9.7ºc com uma sensação térmica de 7ºc devido ao vento o qual teve uma rajada de 63.3km/h

amanha tenciono ir a serra tirar as primeiras fotos de neve do ano ;)