Seg. Especial - «Bóris» - Chuva, Neve, Vento e ondulação forte -19/21 Janeiro

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Re: Seg. Especial - «Bóris» - Chuva, Neve, Vento e ondulação forte -19/22 Janeiro

Acho que caiu sleet nalgumas zonas da Maia, Valongo e Gaia. No Porto não tenho conhecimento. Aqui no centro nem pensar, a temperatura esteve (e ainda está) demasiado alta. Mas caiu granizo :)

Mas ainda ninguém consegue confirmar isso?
Basta olhar e ver se caem flocos misturados com a neve.

A temperatura tem que estar a 3ºC ou menos.
Visto que vivo agora na Áustria observo que muitas vezes chove a 3º ou 2ºC e pode chover bem sem qualquer neve. Mas se estiver frio em altura (ou houver vento de uma massa fria) pode cair imediatamente sleet passando a neve (e baixando logo a temperatura). Nessa ocasiões muito depende de se estar perto duma massa urbana. Se o vento empurrar o calor então pode começar a nevar. Com vento parado aqui só caí mix chuva/neve aos 0.5 ºC e transita para pura neve aos 0ºC. Nestas ocasiões, a cota de neve que acumula está muito perto e é apenas o efeito calor urbano que provoca isso.

Aí no Porto pelo que contam a cota deve andar aos 300 metros, mas inibida devido ao calor da cidade.
Observem e vejam se caem flocos misturados nos aguaceiros, mas não deve haver motivo para dúvidas, os flocos quando caem veem-se bem e pelo menos caem no casaco e derretem-se logo!

Para vir um nevão pro Porto é que já acho que é necessária a tal corrente de norte ou nordeste.... mas tenho esperanças
 


frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Re: Seg. Especial - «Bóris» - Chuva, Neve, Vento e ondulação forte -19/22 Janeiro

Às 21h estavam 6,3 ºC aqui a norte do São João no Porto... esta noite só vi chuva, nem sequer granizo...
 

JOÃO FONSECA

Cumulus
Registo
8 Fev 2006
Mensagens
141
Local
Torres Novas
Re: Seg. Especial - «Bóris» - Chuva, Neve, Vento e ondulação forte -19/22 Janeiro

Não sabia que tinha aqui um quase vizinho(Alcanena-Torres Novas=+-14km)




Boa noite
Mais um maluco por estas andanças ….
Que por vezes até devo aborrecer quem
Me acompanha em andar sempre a tagarelar o mesmo
Sobre o tempo . Em fim, mas como a perfeição é uma utopia
Estou e sou aceitável …………
eheheheh
Muito prazer e mande sempre
-jf-
 

thunderboy

Cumulonimbus
Registo
27 Nov 2008
Mensagens
2,030
Local
Alcanena/Aveiro
Re: Seg. Especial - «Bóris» - Chuva, Neve, Vento e ondulação forte -19/22 Janeiro

Tenho aqui um pressentimento que podem haver surpresas esta noite.:rolleyes:
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Re: Seg. Especial - «Bóris» - Chuva, Neve, Vento e ondulação forte -19/22 Janeiro

Pelas imagens de satélite parece haver uma grande mancha de aguaceiros a dirigir-se para a região do Porto e Minho litoral. Não sei se vai directamente para o interior ou simplesmente escapa-se para o mar, no sentido norte-sul. Mas parece que é de mais frio!
Também há outra pequena mancha perto da zona a norte de Coimbra.
Agora as tempestades que vem aí para quinta e sexta parecem BRUTAIS.
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Re: Seg. Especial - «Bóris» - Chuva, Neve, Vento e ondulação forte -19/22 Janeiro

Há algumas manchas sobre a Galiza, mas devem ir para o interior...
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Re: Seg. Especial - «Bóris» - Chuva, Neve, Vento e ondulação forte -19/22 Janeiro

Há algumas manchas sobre a Galiza, mas devem ir para o interior...

Então boa sorte para que os vossos aguaceiros sejam de neve!
Com 1-3ºC aí pelos arredores do Porto creio ser muito possível!

Que inverno surreal...
 

Turista

Cumulus
Registo
30 Jan 2008
Mensagens
464
Local
Peniche
Re: Seg. Especial - «Bóris» - Chuva, Neve, Vento e ondulação forte -19/22 Janeiro

Cheguei há pouco de uma viagem de Aveiro a Peniche, via A17 e A8 e apanhei umas belas saraivadas ;) em especial na zona de Leiria.

Ao chegar a Peniche dei uma volta a tentar aperceber-me do estado do mar, mas sendo noite pouco se vê. No Baleal, dá para perceber que o mar está mesmo agitado, a areia está coberta com lixo que o mar carrega nestas situações e na zona do Cabo Carvoeiro, a espuma das ondas atinge a estrada.

Amanhã tenho mesmo de tirar umas fotos.

Por aqui, 7,4ºC, 90% HR e 1021.4 hPa.
 

Skizzo

Nimbostratus
Registo
24 Set 2007
Mensagens
1,419
Local
Porto (centro) - cerca de 7km da costa
Re: Seg. Especial - «Bóris» - Chuva, Neve, Vento e ondulação forte -19/22 Janeiro

Então boa sorte para que os vossos aguaceiros sejam de neve!
Com 1-3ºC aí pelos arredores do Porto creio ser muito possível!

Que inverno surreal...

Eu no dia 9 via cair sleet com uns "amenos" 5ºC, não durou muito mas caiu, por isso se descer bem esta noite é possivel, principalmente nas zonas mais frias como as Antas.

Para já sigo com 6,5ºC, e a tendência é para uma descida gradual.
 

JazCrazy

Cirrus
Registo
13 Jan 2009
Mensagens
26
Local
Calendário - Famalicão (Alt. 150m)
Re: Seg. Especial - «Bóris» - Chuva, Neve, Vento e ondulação forte -19/22 Janeiro

Ola a Todos,

Finalmente cheguei a casa depois de mais um dia de trabalho. Sai do Porto pelas 11:30 com 4º Graus e cheguei a Famalicão cerca de meia hora depois com 3 a 4º. Quase gelei na Moto. Agora estão cerca de 5º e o ceu está limpo... snifff.

Como prometido aqui ficam as fotos da saraivada de hoje no Porto/Gaia ao inicio da tarde.

20090120113110af1.jpg


20090120113348me8.jpg


20090120113354rk9.jpg


20090120113416mc5.jpg


Fiquem bem...
 

jocarva

Cirrus
Registo
12 Jan 2009
Mensagens
18
Local
Fafe
Re: Seg. Especial - «Bóris» - Chuva, Neve, Vento e ondulação forte -19/22 Janeiro

Boas,

Algo e passa!

Estão 2,5º e de repende ficou uma atmosfera muito carregada . Deixou de se ver as luzes públicas a cerca de 500m. Pode ser mais neve.

A ver...
 

dgstorm

Nimbostratus
Registo
3 Fev 2008
Mensagens
651
Local
Vila Verde (79m) - Braga
Re: Seg. Especial - «Bóris» - Chuva, Neve, Vento e ondulação forte -19/22 Janeiro

2.6ºC
Nada de chuva