Seg. Especial - «Bóris» - Chuva, Neve, Vento e ondulação forte -19/21 Janeiro

Tópico em 'Seguimento Meteorológico' iniciado por Dan 18 Jan 2009 às 22:17.

1. Lightning

Lightning
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    25 Jul 2008
    Local:
    Corroios
    Re: Seg. Especial - «Bóris» - Chuva, Neve, Vento e ondulação forte -19/22 Janeiro

Pronto, começou a caír neste momento uma chuvada bem gelada :cold: acompanhada de vento moderado a forte.

Este é o primeiro de muitos aguaceiros que ainda hão-de vir... :rolleyes:

2. vitamos

vitamos
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    11 Dez 2007
    Local:
    Estarreja
    Re: Seg. Especial - «Bóris» - Chuva, Neve, Vento e ondulação forte -19/22 Janeiro

Nem mais... Teoricamente isto significa uma cota zero! Mas uma cota zero apenas onde as condições o permitirem! A situação é muito difícil de prever e acho que especificamente neste caso o IM está a cumprir bem os eu dever! Esta previsão não peca por falta de rigor... alerta para possibilidades reais!

3. ecobcg

ecobcg
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    10 Abr 2008
    Local:
    Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)

Por aqui já chove desde as 13h30, mais ou menos. É uma chuvinha fraca ainda.

4. rogers

rogers
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    2 Jan 2008
    Local:
    Paços de Ferreira

Concordo, E não há entrelinhas do tipo "neve em alguns locais" = cota zero Neve em alguns locais quer dizer neve em alguns locais.

Acho que um pouco mais de respeito e confiança nas instituições era desejável.

5. Thomar

Thomar
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    19 Dez 2007
    Local:
    Cabanas - Palmela (75m)

Digo "quase" o mesmo que o Mário Barros disse, tens de calibrar a tua estação, existem várias formas de o fazeres, uma delas é veres este tópico:
    http://www.meteopt.com/forum/instru...ao-meteorologica-calibrar-pressao-1596-2.html
    a esta hora devias ter um valor próximo dos 1010 mb ou hpa, vê as instruções da tua estação de como fazê-lo.
    Em muitas das estações a maneira de o fazer é alterando o valor da altitude.
    Segue também como referência a Estação Meteorológica do IM de Viseu.

Collapse Signature Expandir Assinatura
  6. mr. phillip

mr. phillip
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    26 Dez 2006
    Local:
    Quinta do Conde, Sesimbra (20m)

(Re) Começa a chover, e bem.
    14.8ºC

7. VerticalHorizon

VerticalHorizon
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    29 Nov 2008
    Local:
    Porto / Paços de Ferreira (350m)

Compreendo... ;) Obrigado!! Não estava a entender a terminologia... e confesso que escrevi o meu post logo após ter lido as previsões do IM no site oficial.
    Entretanto, fui à parte das "previsões" do fórum e percebi... ...
    Se é certo que agora entendo que o IM use essa terminologia, também é certo que flutuar entre a subida da cota de neve entre ontem à noite para hoje de manhã (de 400metros para 600metros) e agora abrirem todas as possibilidades, acho um tanto confuso! Porque é que num espaço de horas passam de 600metros para "tudo pode acontecer desde que haja as boas condições" ?
    Mas compreendo... obrigado pela resposta!

8. Gerofil

Gerofil
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    21 Mar 2007
    Local:
    Estremoz (401 metros)

Estremoz: 11,8 ºC (Máxima de 12,2 ºC às 15h59) e 1013 hPa.
    Após a passagem da primeira linha de instabilidade e algumas abertas, estamos agora com períodos de céu muito nublado e aguaceiros dispersos; o vento é moderado com rajadas.

9. mr. phillip

mr. phillip
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    26 Dez 2006
    Local:
    Quinta do Conde, Sesimbra (20m)

Mas foi rápido...:mad:

10. vitamos

vitamos
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    11 Dez 2007
    Local:
    Estarreja

Entendo o que queres dizer... até porque era uma situação que se delineava há algum tempo, sem grandes alterações.

A situação, penso eu, é que um organismo publico tem muita responsabilidade. Muito mais que nós, que não temos em cima dos ombros o peso de emitir informações oficiais. Nestes acontecimentos há sempre um receio inerente de falhar pela imprevisibilidade de certas situações. Se há situações que não fornecem dúvidas, esta não é o caso. Somado a isto há certamente opiniões diferentes (O IM tem muitos meteorologistas). Esta última previsão revela coragem! O meteorologista que a colocou (que nem vi quem foi) se calhar até pode ser criticado, ou a decisão não ter sido consensual... De qualquer forma parece-me que nesta altura foi a mais acertada!

Façamos só um exercício e eu peço por favor para tentarem! Imaginem que nos pediam para chegar-mos a um consenso e avançarmos com uma cota de neve para amanhã numa previsão oficial (situação meramente ficcional)... Acham que chagaríamos a um consenso? Acho que basta ler os tópicos deste fórum ;)

11. ppereira

ppereira
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    18 Dez 2007
    Local:
    Lisboa/Guarda

Em Montalegre o IM registou cerca de 3,8ºC às 15h00,
    mais um par de horas e a cota deve rondar os 1000m.
    na serra já neva desde as 12h00/13h00 (acima dos piorno a EP já recomenda o uso de correntes), nas penhas chove com a temperatura a rondar 1ºC.
    por isso a cota na serra deve rondar os 1500/1600m

12. Daniel Vilão

Daniel Vilão
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    22 Mar 2007
    Local:
    Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia

Com o céu a limpar, a temperatura desce para os 13,2 ºC. O vento acalmou.

13. Lightning

Lightning
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    25 Jul 2008
    Local:
    Corroios

Exacto. Parou de chover já há uns bons 5 minutos. :)

Mas calma, afinal este é o primeiro aguaceiro de muitos que vamos ter... :p

14. Mário Barros

Mário Barros
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    18 Nov 2006
    Local:
    Cavaleira (Sintra)

Por aqui neste momento o sol reina, existem poucas nuvens, estão a recarregar :w00t: estou com 12.7ºC.

15. MSantos

MSantos
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    3 Out 2007
    Local:
    Azambuja / Mte. Barca (Coruche)

Dia de aguaceiros moderados aqui em Bragança:)

A temperatura tem vindo a descer nas ultimas horas, neste momento 6.6ºC

Partilhar esta Página