Seg. Especial - «Bóris» - Chuva, Neve, Vento e ondulação forte -19/21 Janeiro

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Re: Seg. Especial - «Bóris» - Chuva, Neve, Vento e ondulação forte -19/22 Janeiro

Pronto, começou a caír neste momento uma chuvada bem gelada :cold: acompanhada de vento moderado a forte.

Este é o primeiro de muitos aguaceiros que ainda hão-de vir... :rolleyes:
 


vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Re: Seg. Especial - «Bóris» - Chuva, Neve, Vento e ondulação forte -19/22 Janeiro

Como já foi dito no tópico do seguimento das previsões, não se trata de uma questão de falta de rigor, mas é isso mesmo que se prevê que se passe.

Dado o frio previsto em altitude, um forte aguaceiro pode fazer com que neve a cotas muito baixas, ao passo que um aguaceiro fraco a moderado, pode nem sequer chegar a ser de neve aos 400-600m.
Logo, pode perfeitamente cair um nevão forte em Viseu e em Vila Real estar a chover.
Daí a "neve em alguns locais".

Mais uma vez, não penso que seja uma questão de irresponsabilidade, mas de imprevisibilidade.

Nem mais... Teoricamente isto significa uma cota zero! Mas uma cota zero apenas onde as condições o permitirem! A situação é muito difícil de prever e acho que especificamente neste caso o IM está a cumprir bem os eu dever! Esta previsão não peca por falta de rigor... alerta para possibilidades reais!
 

rogers

Cumulus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
200
Local
Paços de Ferreira
Re: Seg. Especial - «Bóris» - Chuva, Neve, Vento e ondulação forte -19/22 Janeiro

Como já foi dito no tópico do seguimento das previsões, não se trata de uma questão de falta de rigor, mas é isso mesmo que se prevê que se passe.

Dado o frio previsto em altitude, um forte aguaceiro pode fazer com que neve a cotas muito baixas, ao passo que um aguaceiro fraco a moderado, pode nem sequer chegar a ser de neve aos 400-600m.
Logo, pode perfeitamente cair um nevão forte em Viseu e em Vila Real estar a chover.
Daí a "neve em alguns locais".

Mais uma vez, não penso que seja uma questão de irresponsabilidade, mas de imprevisibilidade.


Concordo, E não há entrelinhas do tipo "neve em alguns locais" = cota zero Neve em alguns locais quer dizer neve em alguns locais.

Acho que um pouco mais de respeito e confiança nas instituições era desejável.
 

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,915
Local
Cabanas - Palmela (75m)
Re: Seg. Especial - «Bóris» - Chuva, Neve, Vento e ondulação forte -19/22 Janeiro

Viseu reporta 8,5ºC e 996 de pressão atmosférica...

Ou a minha estação(zita) está avariada ou são estes os valores de a pouco..
Estranho este valor de pressão contudo..:unsure:(...)

Digo "quase" o mesmo que o Mário Barros disse, tens de calibrar a tua estação, existem várias formas de o fazeres, uma delas é veres este tópico:
http://www.meteopt.com/forum/instru...ao-meteorologica-calibrar-pressao-1596-2.html
a esta hora devias ter um valor próximo dos 1010 mb ou hpa, vê as instruções da tua estação de como fazê-lo.
Em muitas das estações a maneira de o fazer é alterando o valor da altitude.
Segue também como referência a Estação Meteorológica do IM de Viseu.
 

VerticalHorizon

Cumulus
Registo
29 Nov 2008
Mensagens
282
Local
Porto / Paços de Ferreira (350m)
Re: Seg. Especial - «Bóris» - Chuva, Neve, Vento e ondulação forte -19/22 Janeiro

Como já foi dito no tópico do seguimento das previsões, não se trata de uma questão de falta de rigor, mas é isso mesmo que se prevê que se passe.

Dado o frio previsto em altitude, um forte aguaceiro pode fazer com que neve a cotas muito baixas, ao passo que um aguaceiro fraco a moderado, pode nem sequer chegar a ser de neve aos 400-600m.
Logo, pode perfeitamente cair um nevão forte em Viseu e em Vila Real estar a chover.
Daí a "neve em alguns locais".

Mais uma vez, não penso que seja uma questão de irresponsabilidade, mas de imprevisibilidade.

Compreendo... ;) Obrigado!! Não estava a entender a terminologia... e confesso que escrevi o meu post logo após ter lido as previsões do IM no site oficial.
Entretanto, fui à parte das "previsões" do fórum e percebi... ...
Se é certo que agora entendo que o IM use essa terminologia, também é certo que flutuar entre a subida da cota de neve entre ontem à noite para hoje de manhã (de 400metros para 600metros) e agora abrirem todas as possibilidades, acho um tanto confuso! Porque é que num espaço de horas passam de 600metros para "tudo pode acontecer desde que haja as boas condições" ?
Mas compreendo... obrigado pela resposta!
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Re: Seg. Especial - «Bóris» - Chuva, Neve, Vento e ondulação forte -19/22 Janeiro

Estremoz: 11,8 ºC (Máxima de 12,2 ºC às 15h59) e 1013 hPa.
Após a passagem da primeira linha de instabilidade e algumas abertas, estamos agora com períodos de céu muito nublado e aguaceiros dispersos; o vento é moderado com rajadas.
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Re: Seg. Especial - «Bóris» - Chuva, Neve, Vento e ondulação forte -19/22 Janeiro

Porque é que num espaço de horas passam de 600metros para "tudo pode acontecer desde que haja as boas condições" ?

Entendo o que queres dizer... até porque era uma situação que se delineava há algum tempo, sem grandes alterações.

A situação, penso eu, é que um organismo publico tem muita responsabilidade. Muito mais que nós, que não temos em cima dos ombros o peso de emitir informações oficiais. Nestes acontecimentos há sempre um receio inerente de falhar pela imprevisibilidade de certas situações. Se há situações que não fornecem dúvidas, esta não é o caso. Somado a isto há certamente opiniões diferentes (O IM tem muitos meteorologistas). Esta última previsão revela coragem! O meteorologista que a colocou (que nem vi quem foi) se calhar até pode ser criticado, ou a decisão não ter sido consensual... De qualquer forma parece-me que nesta altura foi a mais acertada!

Façamos só um exercício e eu peço por favor para tentarem! Imaginem que nos pediam para chegar-mos a um consenso e avançarmos com uma cota de neve para amanhã numa previsão oficial (situação meramente ficcional)... Acham que chagaríamos a um consenso? Acho que basta ler os tópicos deste fórum ;)
 

ppereira

Cumulus
Registo
18 Dez 2007
Mensagens
331
Local
Lisboa/Guarda
Re: Seg. Especial - «Bóris» - Chuva, Neve, Vento e ondulação forte -19/22 Janeiro

Em Montalegre o IM registou cerca de 3,8ºC às 15h00,
mais um par de horas e a cota deve rondar os 1000m.
na serra já neva desde as 12h00/13h00 (acima dos piorno a EP já recomenda o uso de correntes), nas penhas chove com a temperatura a rondar 1ºC.
por isso a cota na serra deve rondar os 1500/1600m
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Re: Seg. Especial - «Bóris» - Chuva, Neve, Vento e ondulação forte -19/22 Janeiro

Com o céu a limpar, a temperatura desce para os 13,2 ºC. O vento acalmou.
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Re: Seg. Especial - «Bóris» - Chuva, Neve, Vento e ondulação forte -19/22 Janeiro

Por aqui neste momento o sol reina, existem poucas nuvens, estão a recarregar :w00t: estou com 12.7ºC.

 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,644
Local
Aveiras de Cima
Re: Seg. Especial - «Bóris» - Chuva, Neve, Vento e ondulação forte -19/22 Janeiro

Dia de aguaceiros moderados aqui em Bragança:)

A temperatura tem vindo a descer nas ultimas horas, neste momento 6.6ºC