Seg. Especial - «Bóris» - Chuva, Neve, Vento e ondulação forte -19/21 Janeiro

PêJê

Cirrus
Registo
28 Nov 2008
Mensagens
46
Local
Santa Iria da Azoia
Re: Seg. Especial - «Bóris» - Chuva, Neve, Vento e ondulação forte -19/22 Janeiro

Isto parece tar a ficar bonito.
Vejam o ultimo registo do ondómetro de Leixões

Bóia de Leixões Último registo:
2009-01-19

15:52 (UTC)

Hora Legal de Inverno

Altura significativa 5.84 m
Altura máxima 10.43 m
Período médio 10.7 s
Período máximo 18.8 s
Direcção média (de pico) NW
Temperatura da água 12.3 °C
Profundidade 83 m
Latitude 41-19-00N
Longitude 008-59-00W


e amanhã é que vão ser elas...
 


thunderboy

Cumulonimbus
Registo
27 Nov 2008
Mensagens
2,030
Local
Alcanena/Aveiro
Re: Seg. Especial - «Bóris» - Chuva, Neve, Vento e ondulação forte -19/22 Janeiro

Estava mesmo para perguntar como estava em Bragança.
Sigo com 13.8ºC. A temperatura ainda não desceu sem ser com a ajuda do aguaceiro que caiu.
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Re: Seg. Especial - «Bóris» - Chuva, Neve, Vento e ondulação forte -19/22 Janeiro

Dia de aguaceiros moderados aqui em Bragança:)

A temperatura tem vindo a descer nas ultimas horas, neste momento 6.6ºC

Estava agora mesmo a pensar; aí é que se está bem hoje.
Ontem, na vinda para cá, notou-se a diferença e sentiu-se o calor - logo quando eu já me estava a adaptar a Bragança. :D

---

Por cá, o tempo está muito abafado, com 13,3 ºC e céu pouco nublado agora, com vento fraco.
Como agora o sol espreita por entre boas abertas, a temperatura está a subir, depois de já ter tocado nos 13,1 ºC.
 

PêJê

Cirrus
Registo
28 Nov 2008
Mensagens
46
Local
Santa Iria da Azoia
Re: Seg. Especial - «Bóris» - Chuva, Neve, Vento e ondulação forte -19/22 Janeiro

Isto parece tar a ficar bonito.
Vejam o ultimo registo do ondómetro de Leixões

Bóia de Leixões Último registo:
2009-01-19

15:52 (UTC)

Hora Legal de Inverno

Altura significativa 5.84 m
Altura máxima 10.43 m
Período médio 10.7 s
Período máximo 18.8 s
Direcção média (de pico) NW
Temperatura da água 12.3 °C
Profundidade 83 m
Latitude 41-19-00N
Longitude 008-59-00W


e amanhã é que vão ser elas...

Queria dizer ondógrafo e saiu ondómetro...
As minhas desculpas...
 

Fantkboy

Nimbostratus
Registo
9 Abr 2008
Mensagens
543
Local
Arruda dos Vinhos
Re: Seg. Especial - «Bóris» - Chuva, Neve, Vento e ondulação forte -19/22 Janeiro

Entendo o que queres dizer... até porque era uma situação que se delineava há algum tempo, sem grandes alterações.

A situação, penso eu, é que um organismo publico tem muita responsabilidade. Muito mais que nós, que não temos em cima dos ombros o peso de emitir informações oficiais. Nestes acontecimentos há sempre um receio inerente de falhar pela imprevisibilidade de certas situações. Se há situações que não fornecem dúvidas, esta não é o caso. Somado a isto há certamente opiniões diferentes (O IM tem muitos meteorologistas). Esta última previsão revela coragem! O meteorologista que a colocou (que nem vi quem foi) se calhar até pode ser criticado, ou a decisão não ter sido consensual... De qualquer forma parece-me que nesta altura foi a mais acertada!

Façamos só um exercício e eu peço por favor para tentarem! Imaginem que nos pediam para chegar-mos a um consenso e avançarmos com uma cota de neve para amanhã numa previsão oficial (situação meramente ficcional)... Acham que chagaríamos a um consenso? Acho que basta ler os tópicos deste fórum ;)

Há muito frio em altura! Alguma convecçao significativa pode trazer neve a cota 0 ... A meteorologia é uma ciência que por enquanto não é exacta! É por isso que alguns de nós acha a meteorologia tão fantástica!
Podem surgir fenómenos dum "abrir e fechar de olhos" ...
É dificil prever o que nem na altura dos acontecimentos está previsto!
Arriscar cota "em alguns locais" assim? Eu se fosse funcionário do IM não arriscava! Mostrou até muita coragem!
 

thunderboy

Cumulonimbus
Registo
27 Nov 2008
Mensagens
2,030
Local
Alcanena/Aveiro
Re: Seg. Especial - «Bóris» - Chuva, Neve, Vento e ondulação forte -19/22 Janeiro

E voltou a descer para os 13.4ºC.
 

HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
Re: Seg. Especial - «Bóris» - Chuva, Neve, Vento e ondulação forte -19/22 Janeiro

O resumo da última run do GFS. Pouco mudou e muito pouco vai mudar.

Errata: Onde se lê BRAGANÇA é MELGAÇO. Meteograma de BRAGANÇA mais à frente.

resumosu4.jpg
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,486
Local
Alcochete/Lisboa
Re: Seg. Especial - «Bóris» - Chuva, Neve, Vento e ondulação forte -19/22 Janeiro

É bom para ver se o algoritmo se está a portar bem na previsão de cota de neve..
A que cota neva neste momento na Serra de Estrela?
E mais interessante, ver se caso haja precipitação, neva em Bragança ao fim da tarde, onde a cota está prevista nos 600 e tal metros..
;)
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,172
Local
Setúbal
Re: Seg. Especial - «Bóris» - Chuva, Neve, Vento e ondulação forte -19/22 Janeiro

Há muito frio em altura! Álguma convecçao significativa pode trazer neve a cota 0 ... A meteorologia é uma ciencia que por enquanto nao é exacta! É por isso que alguns de nós acha a meteorolgia tao fantastica!
Podem surgir fenomenos dum "abrir e fechar de olhos" ...
É dificil prever o que nem na altura dos acontecimentos está previsto!
Arriscar cota "em alguns locais" assim? Eu se fosse funcionário do IM nao arriscava! Mostrou até muita coragem!

Penso que só não se deve arriscar quando não temos condições , mas havendo condições acho que se deve arriscar :thumbsup:

Por aqui agora cai um aguaceiro forte que fez aumentar a precipitação de hoje para 7,4mm...

A temperatura máxima foi de 14,6ºC...
Agora registo 13,2ºC e vento fraco
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Re: Seg. Especial - «Bóris» - Chuva, Neve, Vento e ondulação forte -19/22 Janeiro

Depois do aguaceiro que caíu há pelo menos 15 minutos, agora o céu encontra-se pouco nublado e o vento acalmou. A temperatura teve uma queda ligeira, consegue-se notar isso.

Mas não é nada de extraordinário, pelo menos ainda.
 

mr. phillip

Cumulonimbus
Registo
26 Dez 2006
Mensagens
3,890
Local
Varsóvia, Polónia (100m)
Re: Seg. Especial - «Bóris» - Chuva, Neve, Vento e ondulação forte -19/22 Janeiro

Depois do aguaceiro que caíu há pelo menos 15 minutos, agora o céu encontra-se pouco nublado e o vento acalmou. A temperatura teve uma queda ligeira, consegue-se notar isso.

Mas não é nada de extraordinário, pelo menos ainda.

Pois é, mas desceu pouco ainda... 13.4ºC
 

thunderboy

Cumulonimbus
Registo
27 Nov 2008
Mensagens
2,030
Local
Alcanena/Aveiro
Re: Seg. Especial - «Bóris» - Chuva, Neve, Vento e ondulação forte -19/22 Janeiro

Aproxima-se algo de NO. Pode ser que me ajude a baixar esta temperatura teimosa.:angry: