Seg. Especial Chuva e Trovoadas de 16 a 20 Fevereiro de 2008

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Re: Seg. Especial Chuva, Trovoada, Vento de 16 a ??? Fevereiro de 2008

A célula realmente interessante está a uns 400km da costa :angry:

cel-9.gif
 


fsl

Nimbostratus
Registo
6 Ago 2007
Mensagens
708
Local
Oeiras
Re: Seg. Especial Chuva, Trovoada, Vento de 16 a ??? Fevereiro de 2008

Em OEIRAS continua a chover, mas com puca intensidade -- 3mm/h.
Houve uma descida brusca da TEM, passou de 14 para 12.
PRESSAO continua estavel a 1020.
 

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,915
Local
Cabanas - Palmela (75m)
Re: Seg. Especial Chuva, Trovoada, Vento de 16 a ??? Fevereiro de 2008

Chove moderadamente em Lisboa à uns 20 minutos. :rain::D
A pressão continua nos 1021, mas a temperatura desce, à 30 minutos atrás +13,8ºC, agora +13,3ºC
 

rufer

Cumulus
Registo
15 Set 2007
Mensagens
194
Local
Alcobaça.
Re: Seg. Especial Chuva, Trovoada, Vento de 16 a ??? Fevereiro de 2008

Boas. Por aqui começa a a chuva miudinha.
A pressão está em 1015mb. Não devia estar a descer?. Está assim desde ontem, inalterável.
O IM está em alerta amarelo para chuva até às 13h59m. Será que vão falhar ou a chuva virá mais tarde?
Já agora, porque não colocam até às 14H00 em vez de 13h59m
 

Rog

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2006
Mensagens
4,515
Local
Norte Madeira (500m)
Re: Seg. Especial Chuva, Trovoada, Vento de 16 a ??? Fevereiro de 2008

Ipá diluvio por aqui UAAAIIII :w00t::w00t: 9 mm e continua.

Ora apreciem lá a minha arte na bricolage :lmao::lmao:


Não esqueças que os valores de precipitação terão de ter em conta, uma superficie de captação maior... :)
 

J.Crisóstomo

Cumulus
Registo
18 Nov 2007
Mensagens
179
Local
Queluz (166m)
Re: Seg. Especial Chuva, Trovoada, Vento de 16 a ??? Fevereiro de 2008

Ipá diluvio por aqui UAAAIIII :w00t::w00t: 9 mm e continua.

Ora apreciem lá a minha arte na bricolage :lmao::lmao:


se tu fizeres um pluvi com uma garrafa e outro com um garrafao, a quantidade de agua que cair no garrafao vão ser os mesmos milimetros que a quantidade de agua que caia na garrafa, mas isto so acontece se a area da superficie que recolhe a agua for igual á area da base

ou seja, o teu pluvi tem a superficie de recolha maior que a base, logo vais registar mais mm que a realidade porque o teu pluvi esta feito para registar a quantidade de agua que cai em determinada area ;)
 

Rog

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2006
Mensagens
4,515
Local
Norte Madeira (500m)
Re: Seg. Especial Chuva, Trovoada, Vento de 16 a ??? Fevereiro de 2008

Boas. Por aqui começa a a chuva miudinha.
A pressão está em 1015mb. Não devia estar a descer?. Está assim desde ontem, inalterável.
O IM está em alerta amarelo para chuva até às 13h59m. Será que vão falhar ou a chuva virá mais tarde?
Já agora, porque não colocam até às 14H00 em vez de 13h59m

Normalmente os avisos são actualizados ao longo do dia, e por vezes não vão mais longe nas horas do alerta, quando as dúvidas subsistem.
Imagens de satélite, radar, e a espera pela saída de alguns modelos que ajudem a clarificar alguma possível situação mais intensa..
O IM, tenta minimizar alertas que se venham a revelar desnecessários. Corre é o risco de não aplicar os avisos com a antecedência necessária.
Quanto às horas.. terminando o aviso às 13h59, podem lançar outro que tenha início às 14h00 ...:)
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Re: Seg. Especial Chuva, Trovoada, Vento de 16 a ??? Fevereiro de 2008

se tu fizeres um pluvi com uma garrafa e outro com um garrafao, a quantidade de agua que cair no garrafao vão ser os mesmos milimetros que a quantidade de agua que caia na garrafa, mas isto so acontece se a area da superficie que recolhe a agua for igual á area da base

ou seja, o teu pluvi tem a superficie de recolha maior que a base, logo vais registar mais mm que a realidade porque o teu pluvi esta feito para registar a quantidade de agua que cai em determinada area ;)

Sim eu sei simplemsente aumentei a area porque normalmente a chuva vem de sul e o predio tapa-a assim podia haver um efeito de compensação ;)

Mas desta vez a chuva trocou-me as voltas mas mesmo assim não faz mal é da forma que o testo.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,403
Local
Olhão (24 m)
Re: Seg. Especial Chuva, Trovoada, Vento de 16 a ??? Fevereiro de 2008

Boas, por aqui alguns aguaceiros fracos, mas o temporal em si, já terminou..
Ontem ao fim da tarde tive por aqui boas trovoadas.
Ontem: 44,6mm
Hoje: 23,6mm

16,1ºC
87%HR
1011hpa

Afinal a nossa menina mijou-se toda na Madeira:D aqui já usa fraldas Dodot vem mais sequinha:lmao::lmao:, aqui o sol já vai espreitando:angry::angry:
 

Rog

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2006
Mensagens
4,515
Local
Norte Madeira (500m)
Re: Seg. Especial Chuva, Trovoada, Vento de 16 a ??? Fevereiro de 2008

Afinal a nossa menina mijou-se toda na Madeira:D aqui já usa fraldas Dodot vem mais sequinha:lmao::lmao:, aqui o sol já vai espreitando:angry::angry:

:lmao: Pelo caminho deve ter bebido mais alguma coisa.. o que ainda vos deve chegar alguma coisa...

Diga-se de passagem, que pelos registos horários de outros locais pelo IM, penso até que estive num dos locais da Madeira com menos precipitação!
O Areeiro chegou a ter ontem cerca de 20mm por hora..
 

Rog

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2006
Mensagens
4,515
Local
Norte Madeira (500m)
Re: Seg. Especial Chuva, Trovoada, Vento de 16 a ??? Fevereiro de 2008

Sim eu sei simplemsente aumentei a area porque normalmente a chuva vem de sul e o predio tapa-a assim podia haver um efeito de compensação ;)

Mas desta vez a chuva trocou-me as voltas mas mesmo assim não faz mal é da forma que o testo.

Mas isso pode ser facilmente corrigido nos dados que chegam ao PC. Alterando alguns valores de definição do pluviometro relacionados com área de captação. Outros membros por aqui já fizeram identico para uma maior precisão, como o Minho.
 

Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,217
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
Re: Seg. Especial Chuva, Trovoada, Vento de 16 a ??? Fevereiro de 2008

Por aqui já choveu cerca de 6mm, e continua:rain:

A temperatura está estável entre os 11,1ºC e os 11,4ºC

Pressão a 1018 hPa