Seg. Especial Chuva e Trovoadas de 16 a 20 Fevereiro de 2008

Tiagofsky

Nimbostratus
Registo
29 Jan 2006
Mensagens
629
Local
Porto
Re: Seg. Especial Chuva, Trovoada, Vento de 16 a ??? Fevereiro de 2008

Por aqui tudo na mesma como a lesma...!Céu nebulado,vento fraco,calor demais...!:unsure: e chubinha nada...!:disgust:
 


iceworld

Nimbostratus
Registo
18 Dez 2007
Mensagens
1,052
Local
coimbra ( 85m )
Re: Seg. Especial Chuva, Trovoada, Vento de 16 a ??? Fevereiro de 2008

Por aqui a chuva está inconstante. A temperatura é que continua a descer 12.4 :D o que me faz pensar que pode nevar talvez a uns 1200/1400 :huh:
O vento continua com +- a mesma intensidade que segundo o IM é de 20.9km/h
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,211
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Re: Seg. Especial Chuva, Trovoada, Vento de 16 a ??? Fevereiro de 2008

Por aqui agora só chuvisca, mas está a ficar nevoeiro.
A temperatura está nos 10,9ºC e muito perto da minima do dia (10,7ºC).

A precipitação acumulada até ao momento é de 14,5mm!:D
Bem melhor do que eu estava à espera!:thumbsup:

Vamos lá ver o que o resto do dia nos trás!;)
 

Levante

Cumulus
Registo
17 Fev 2008
Mensagens
452
Local
Olhão
Re: Seg. Especial Chuva, Trovoada, Vento de 16 a ??? Fevereiro de 2008

Lá se vai a duna gigante do Martinhal! :unsure: Mas mal comecem as nortadas aquilo vai tudo lugar... O "problema" é mesmo nestas bandas... aqui ve-se o mar bastante maior e está muito mais vento, o que ainda ajudar a levantar mais areia. A sorte é que isto não se conjugou com as marés vivas... e mesmo este sendo um levante excessivamente forte e prolongado, as correntes de sudoeste não tardarão em repor o equilíbrio. Na Ilha da Fuzeta é que infelizmente a situação parece irreversível, apesar de "clandestinas" ponham-se no lugar dos proprietários, se fosse o vosso barraco de praia a ser levado pelo mar nao iam ficar muito contentes. Por aqui o vento, temperatura, pressao tudo igual, mas ainda sem chuva. Em Faro já pinga, mas nada de valorizável. Curtam mas é o mar! ;) Algum dos "peritos" é capaz de explicar este fenómeno: células bem visíveis de formação rápida a poucos quilómetros da costa, chegam aqui e é o que se vê... Pressão alta? Demasiado vento? Dissipam-se assim que chegam à linha de costa... aqui na zona do Cabo de Santa Maria já se vem tornando habitual, não tenho dúvidas que seja a zona do país com menos indíce de precipitação.
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Re: Seg. Especial Chuva, Trovoada, Vento de 16 a ??? Fevereiro de 2008

Estou com 10,2 ºC, a igualar a mínima do dia.
 

]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António
Re: Seg. Especial Chuva, Trovoada, Vento de 16 a ??? Fevereiro de 2008

Lá se vai a duna gigante do Martinhal! :unsure: Mas mal comecem as nortadas aquilo vai tudo lugar... O "problema" é mesmo nestas bandas... aqui ve-se o mar bastante maior e está muito mais vento, o que ainda ajudar a levantar mais areia. A sorte é que isto não se conjugou com as marés vivas... e mesmo este sendo um levante excessivamente forte e prolongado, as correntes de sudoeste não tardarão em repor o equilíbrio. Na Ilha da Fuzeta é que infelizmente a situação parece irreversível, apesar de "clandestinas" ponham-se no lugar dos proprietários, se fosse o vosso barraco de praia a ser levado pelo mar nao iam ficar muito contentes. Por aqui o vento, temperatura, pressao tudo igual, mas ainda sem chuva. Em Faro já pinga, mas nada de valorizável. Curtam mas é o mar! ;) Algum dos "peritos" é capaz de explicar este fenómeno: células bem visíveis de formação rápida a poucos quilómetros da costa, chegam aqui e é o que se vê... Pressão alta? Demasiado vento? Dissipam-se assim que chegam à linha de costa... aqui na zona do Cabo de Santa Maria já se vem tornando habitual, não tenho dúvidas que seja a zona do país com menos indíce de precipitação.

Quanto a mim e a pressao muito alta...

Esta-se a passar o mesmo em VRSA.. esta mesma pressao 'bloqueia' a chuva fazendo com que as pingas nao caiam como gostariamos...

Entretanto ja fui dar uma voltinha e o vento cada vez mais forte ja fez das suas um pouco por todo o lado...

Arvores caidas, caixotes de lixo todos no chao, ate um Garrafao deitou abaixo.. e muitos destroços de arvores, lixo etc...

O cordao dunar de VRSA tambem ja se esta a ressentir e quando vier a cheia axo que mestade desaparece...

No Rio as ondas estao com 1metrao e no mar ve-se bem os sets de 5m arrembetar em OutSide...

Isto vai dar ....:surprise:
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,481
Local
Estarreja
Re: Seg. Especial Chuva, Trovoada, Vento de 16 a ??? Fevereiro de 2008

Por aqui a chuva está inconstante. A temperatura é que continua a descer 12.4 :D o que me faz pensar que pode nevar talvez a uns 1200/1400 :huh:
O vento continua com +- a mesma intensidade que segundo o IM é de 20.9km/h

Sem dúvida que a queda de temperatura é interessante... ás 14h nas Penhas Douradas já estavam 2ºC. A cota de neve poderá ir parar aos 1400 metros que referiste mas não acho que baixe mais!

Já agora boas vindas também para o Levante :thumbsup:

Vamos a ver o que isto reserva. Até 3ª/4ª acho que vamos ter situações interessantes!
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Re: Seg. Especial Chuva, Trovoada, Vento de 16 a ??? Fevereiro de 2008

bem por aqui n me posso queixar, chive moderadamente desde as 11 da manhã. Deus queira que assim continue...

Mais um conterrâneo, já somos 3!!!:thumbsup:

Confirmo o teu relato, felizmente por aqui não nos podemos queixar, não é nada do outro mundo, mas quando se tem assistido a um Inverno tão seco e ameno isto é quase como ver nevar!!! :w00t:

No termómetro do carro marcava à pouco 9,5ºC.
 

olheiro

Cumulus
Registo
18 Nov 2007
Mensagens
138
Local
Santo Estêvão - Santarém
Re: Seg. Especial Chuva, Trovoada, Vento de 16 a ??? Fevereiro de 2008

Continua a chover por estas bandas e há poucos minutos atrás - durante um breve período de cinco minutos - a chuva foi mesmo diluviana.

Curiosamente as árvores nem mexem....O vento ficou-se pelo litoral?
 

Levante

Cumulus
Registo
17 Fev 2008
Mensagens
452
Local
Olhão
Re: Seg. Especial Chuva, Trovoada, Vento de 16 a ??? Fevereiro de 2008

]ToRnAdO[;59865 disse:
Quanto a mim e a pressao muito alta...

Esta-se a passar o mesmo em VRSA.. esta mesma pressao 'bloqueia' a chuva fazendo com que as pingas nao caiam como gostariamos...

Entretanto ja fui dar uma voltinha e o vento cada vez mais forte ja fez das suas um pouco por todo o lado...

Arvores caidas, caixotes de lixo todos no chao, ate um Garrafao deitou abaixo.. e muitos destroços de arvores, lixo etc...

O cordao dunar de VRSA tambem ja se esta a ressentir e quando vier a cheia axo que mestade desaparece...

No Rio as ondas estao com 1metrao e no mar ve-se bem os sets de 5m arrembetar em OutSide...

Isto vai dar ....:surprise:

Tornado, será só a pressão?! É que em Sevilha tem chovido BEM desde manhã cedo, com pressao entre 1023-25, ainda mais alta do que temos por cá...e as células que por lá têm passado são praticamente as mesmas que nos bafejam aqui na zona. É um fenómeno estranho...(ou não, é mesmo a zona litoral que nas mesmas condições precipita menos) O céu está carregadissimo e no maximo cáiem 3 ou 4 pingas. A "menina" está aqui por cima (o que se comprova no satelite), e nada. Na baía de Cadiz tá a passar a primeira "menina", bem gordinha por sinal, que há pouco disse q nos ia falhar... e também nao há actividade. Tenho cá para mim que é o vento forte e constante de sueste que faz com que não haja precipitação. "Peritos"... sugestões?! :D
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Re: Seg. Especial Chuva, Trovoada, Vento de 16 a ??? Fevereiro de 2008

Pressão alta? Demasiado vento? Dissipam-se assim que chegam à linha de costa...

Não tem a ver com a pressão, a pressão nunca esteve prevista ser muito baixa neste evento. Há uns dias atrás talvez prevessem uns 4 ou 5 hPa a menos para o Algarve, mas esses valores foram subindo nos últimos dias e os modelos mantinham a instabilidade e a precipitação apesar disso. Obviamente se a pressão fosse mais baixa era melhor, mas na situação do momento que descreves nada tem a ver com pressão, basta pensar que elas se desenvolviam mais a sul e ao chegarem à costa enfraqueciam, obviamente a pressão é a mesma pois a pressão não sobe subitamente só por ser em terra.

As trovoadas são mesmo assim, daí a lotaria deste tipo de eventos, dependem dum equilibro complicado de várias condições, e é obvio nas imagens de satélite que essas células perdiam essas condições ao se aproximarem de terra. Os factores pode ser apenas um de muitos ou vários, temperatura à superficie, instabilidade do ar (os valores de CAPE só eram altos no mar, nunca foram em terra), windshear (cisalhamento do vento) favorável sobre água mas desfavorável sobre terra, etc, etc. Agora houve qualquer coisa que localmente falhou mas 100km ao lado já pode dar ou mais logo até pode haver melhor condições onde antes não havia. São assim as células.

Também me parece que essas células que falas foram prejudicadas pelas outras a Oeste do Algarve pois o vento nos niveis altos enviava para cima dessas as nuvens e ar arrefecido das correntes descendentes das trovoadas a Oeste.
 

iceworld

Nimbostratus
Registo
18 Dez 2007
Mensagens
1,052
Local
coimbra ( 85m )
Re: Seg. Especial Chuva, Trovoada, Vento de 16 a ??? Fevereiro de 2008

Aqui continua a chuva miudinha que deixou de ser inconstante para passar a ser contínua. :D
A temperatura continua a baixar estando neste momento em 11.6º ;) e o vento vai aumentando de velocidade :D
 

Levante

Cumulus
Registo
17 Fev 2008
Mensagens
452
Local
Olhão
Re: Seg. Especial Chuva, Trovoada, Vento de 16 a ??? Fevereiro de 2008

Obrigado vince. Entendo e concordo. Para além de inúmeros factores atmosféricos adjacentes às condições num dado momento num dado local, o localismo em si é também determinante, especialmente nesta zona do Cabo de Santa Maria. Não é raro estarmos em plena primavera na Ilha de Farol com um dia lindo e caloroso de praia e, 7km a norte, o céu coberto de nuvens e chuva na serra, 10km a norte, sem nunca atingir a praia. É apenas um exemplo, é consensual entre as gentes locais. Um pescador na ilha de tavira disse-me precisamente o mesmo, que passava o ano todo na ilha e que lá chovia bastante menos que em Tavira, 3km a norte. A insularidade de baixissimo relevo nesta zona desempenha um papel preponderante. Certo é que aqui só chove "a sério" em aguaceiros fortes de oeste/noroeste pós frentes frias (raros, este inverno nao me recordo de nenhum, daí a singularidade deste ano meteorológico), frentes muito activas de oeste/sudoeste (tb raras), tormentas fortes de sul (mto raras) e células estivais (agosto/setembro) que se formam localmente na costa de Casablanca, percorrem um oceano de 24ºC (por xs mais) e atingem a costa do sotavento algarvio (fenómeno ainda mais raro). Isto só reforça a minha teoria de que este vento localmente intenso de sueste frequente na zona do C. Santa Maria, zona mais exposta da costa (semelhante a Tarifa e Cadiz) dissipa a grande maioria das formações. O mesmo acontece com a brisa marítima estival de oeste à tarde, que nós dá dias consecutivos de humidade baixa e águas cristalinas. :D