Seg. Especial Chuva e Trovoadas de 16 a 20 Fevereiro de 2008

Santos

Nimbostratus
Registo
27 Jan 2006
Mensagens
1,110
Local
-------
Re: Seg. Especial Chuva, Trovoada, Vento de 16 a 19 Fevereiro de 2008

Parabéns pelas fotos Luis Rosa e Redfish, realmente ilustradoras de uma situação muito interessante :)
 


dgstorm

Nimbostratus
Registo
3 Fev 2008
Mensagens
651
Local
Vila Verde (79m) - Braga
Re: Seg. Especial Chuva, Trovoada, Vento de 16 a 19 Fevereiro de 2008

Fotos absolutamente brutais !

Os meus parabens !
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Re: Seg. Especial Chuva, Trovoada, Vento de 16 a 19 Fevereiro de 2008

grandes fotos do luis rosa:thumbsup::thumbsup:
 

Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,217
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
Re: Seg. Especial Chuva, Trovoada, Vento de 16 a 19 Fevereiro de 2008

Bem... parece que a célula vai passar a norte...;) Mas se não crescer mais nem sei se chega a tocar em terra:mad:

1802200821huw8.jpg


Neste momento tenho 12,6ºC
 

Henrique

Cumulus
Registo
28 Abr 2007
Mensagens
418
Local
Charneca de Caparica - Almada (67 m)
Re: Seg. Especial Chuva, Trovoada, Vento de 16 a 19 Fevereiro de 2008

Xina pa belos mammatus.

Um pouco de cultura metereologica :P...
Estas nuvens normalmente aparecem na parte inferior de bigorna (Especialmente e geralmente visiveis depois de uma trovoada), caso a nuvem (Cúmulonimbo Incus, portadora e causadora deste estranho formato ) estiver estacionária pode aparecer por toda a volta, e como o Vince disse são indicadoras de tempo extremo. Por vezes podem aparecer antes e depois da tempestade ocorrer.
Estas formam-se devido a um processo de convecção contrário ao sentido das correntes. Uma vez que esta ascenção chege ao nível da troposfera a temperatura e o ar estabilizam e dai a espanção destas nuvens para zonas de ar mais fresco e sem nuvens. Esta difrença de temperaturas é que vai dar então a forma espetacular que este tipo de nuvem confere.
Pode ainda significar tornados, mas é raro acontecer por cá...

Uma pergunta...a 400 500 kilometros da costa prai, a olho ta a crescer qualquer coisa, será motivo para alarme?
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Re: Seg. Especial Chuva, Trovoada, Vento de 16 a 19 Fevereiro de 2008

:D

CATARINA RAMOS = Investigadora do Centro de Estudos Geográficos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa; Professora de Geografia Física do Departamento de Geografia da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

A Geografia ao serviço do planeamento e ordenamento do território; à minha antiga professora na Faculdade deixo os meus sinceros agradecimentos pela sua intervenção esta noite na RTP1.

Quero também aproveitar esta oportunidade para agradecer a todos os membros do MeteoPT pelo excelente trabalho realizado no acompanhamento desta situação atmosférica adversa, ao mesmo tempo que peço-lhes que continuem vigilantes durante as próximas horas, uma vez que eventuais surpresas ainda podem vir a acontecer.

Por último, agradeço também ao Instituto de Meteorologia por todas as disponibilidades que, em termos de recursos web, têm disponibilizado on line e que permitiram estar, quase sempre, em tempo real sobre a situação meteorológica que se tem verificado no país.
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,644
Local
Aveiras de Cima
Re: Seg. Especial Chuva, Trovoada, Vento de 16 a 19 Fevereiro de 2008

Boas pessoal:), parece que este dia foi uma loucura aí em Lisboa:shocking:,ontem quando apanhei o autocarro para vir para Bragança às 16:00 nada fazia prever que caissem mais de 100mm de chuva:shocking: em tão poucas horas.
A "Nossa Menina" foi muito destrutiva, e superou todas as espectativas, infelizmente há vitimas mortais e elevados danos materiais a lamentar:sad: Os alertas meteorologicos foram claramente insufisientes:disgust:, mas estes fenomenos convectivos são de dificil previsão. Esperemos que se tomem medidas para isto não voltar a acontecer...

Aqui em Bragança choveu durante várias horas mas sempre com pouca intensidade neste momento estão 7.2ºC, e chuvisca:rain:.
 

jpaulov

Cirrus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
92
Local
Bragança
Re: Seg. Especial Chuva, Trovoada, Vento de 16 a 19 Fevereiro de 2008

Os meus sentimentos ás famílias dos que morreram hoje vítimas do país em que vivemos e não do " mau tempo"...

De facto, neste país quem paga as favas é sempre o "mexilhão".:disgust:
Concordo plenamente que as pessoas são vítimas do país que temos e não do "mau tempo".
Cada vez me convenço mais que aquela "capital" é só "fachada" para estrangeiro ver!!! Força....construam mais uma ponte!!!
Enfim...não sei o que seria se um dia apanhassem com uma tempestade daquelas que passam pela costa americana! :disgust:
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Re: Seg. Especial Chuva, Trovoada, Vento de 16 a 19 Fevereiro de 2008

De facto, neste país quem paga as favas é sempre o "mexilhão".:disgust:
Concordo plenamente que as pessoas são vítimas do país que temos e não do "mau tempo".
Cada vez me convenço mais que aquela "capital" é só "fachada" para estrangeiro ver!!! Força....construam mais uma ponte!!!
Enfim...não sei o que seria se um dia apanhassem com uma tempestade daquelas que passam pela costa americana! :disgust:

Oh oh venha ela que eu cá estou para a receber era da forma que se agia por mim que isto se começe a tornar habito mas só na capital se não as coisas não mudam :disgust::disgust: se isto não fosse na capital pouco alarido se fazia.
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Re: Seg. Especial Chuva, Trovoada, Vento de 16 a 19 Fevereiro de 2008

Ranking de precipitação durante o dia de hoje:

1 Lisboa / Gago Coutinho (Portugal) 125.0 mm
2 Lisboa / Geof (Portugal) 101.0 mm
3 Sintra / Granja (Portugal) 74.0 mm
4 Castelo Branco (Portugal) 60.0 mm
5 Montijo (Portugal) 47.0 mm
6 Beja (Portugal) 46.3 mm
7 Evora / C. Coord (Portugal) 32.6 mm
8 Penhas Douradas (Portugal) 29.0 mm
9 Beja / B. Aerea (Portugal) 28.4 mm
10 Portalegre (Portugal) 27.0 mm
11 Sines / Montes Chaos (Portugal) 11.0 mm
12 Cabo Carvoeiro (Portugal) 9.4 mm
13 Monte Real (Portugal) 9.0 mm
14 Vila Real (Portugal) 7.0 mm
15 Faro / Aeroporto (Portugal) 6.0 mm
16 Ovar / Maceda (Portugal) 4.5 mm
17 Funchal (Portugal) 4.0 mm
18 Coimbra / Cernache (Portugal) 3.9 mm
19 Braganca (Portugal) 3.4 mm
20 Viana Do Castelo-Chafe (Portugal) 3.0 mm
21 Porto / Pedras Rubras (Portugal) 2.0 mm
22 Viseu (Portugal) 1.6 mm
23 Funchal / S. Catarina (Portugal) 0.3 mm
24 Santa Maria Acores (Portugal) 0.2 mm
25 Angra Do Heroismo Acores (Portugal) 0.1 mm
26 Ponta Delgada / Nordela Acores (Portugal) 0.0 mm
27 Flores Acores (Portugal) 0.0 mm
28 Horta / Castelo Branco Acores (Portugal) 0.0 mm
29 Horta Acores (Portugal) 0.0 mm
30 Lajes Acores (Portugal) 0.0 mm
31 Porto Santo (Portugal) 0.0 mm


Fonte: OGIMET
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Re: Seg. Especial Chuva, Trovoada, Vento de 16 a 19 Fevereiro de 2008

Ranking de precipitação durante o dia de hoje:

Se indicares das 15:00 de ontem às 15:00 de hoje ainda dá mais em 24 horas:

1 Lisboa / Gago Coutinho (Portugal) 137.6 mm
2 Lisboa / Geof (Portugal) 110.0 mm
3 Sintra / Granja (Portugal) 84.4 mm
4 Montijo (Portugal) 51.5 mm
5 Castelo Branco (Portugal) 49.0 mm

Temos que fazer um ranking final do dia das estações amadoras.
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Re: Seg. Especial Chuva, Trovoada, Vento de 16 a 19 Fevereiro de 2008

Se indicares das 15:00 de ontem às 15:00 de hoje ainda dá mais em 24 horas:

1 Lisboa / Gago Coutinho (Portugal) 137.6 mm
2 Lisboa / Geof (Portugal) 110.0 mm
3 Sintra / Granja (Portugal) 84.4 mm
4 Montijo (Portugal) 51.5 mm
5 Castelo Branco (Portugal) 49.0 mm

Temos que fazer um ranking final do dia das estações amadoras.

Eu vim a reparar nisso depois.
Tentei ver de dia 19 às 0h para trás e não deu.
Assim, tentei colocar desde as 22h UTC, hora actual, para trás e deu esses valores.
Ainda assim, quase 120 mm caíram seguramente, não te esqueças que no meu post estão referenciados 125 mm em Lisboa, o que não foge muito a isso. :)
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Re: Seg. Especial Chuva, Trovoada, Vento de 16 a 19 Fevereiro de 2008

"Cada vez me convenço mais que aquela "capital" é só "fachada" para estrangeiro ver!!! Força....construam mais uma ponte!!!"

á pormenor importante do nosso grande ministro do ambiente e ORDEMAMENTO DO TERRITÓRIO.a ran e ren vão passar para controlo das cameras dá que pensar.:w00t::lmao::lmao: e a culpa foi da nossa depressão ela é que teve culpa.isto daqui a 20 anos estamos aqui novamente a escrever o mesmo.
 

rijo

Cumulus
Registo
19 Nov 2007
Mensagens
252
Local
Queluz
Re: Seg. Especial Chuva, Trovoada, Vento de 16 a 19 Fevereiro de 2008

Houverão muros de que desabaram hoje em Queluz (Pendão) o que levou a que mais água chegasse a Queluz (Centro) no linha de água do Rio Jamor.

Duas mulheres num carro arriscaram passar pela água e a sua viatura foi arrastada pela água. Ainda só foi encontrado um corpo.

Hoje andavam aqui os bombeiros...

O Rio Jamor está quase todo sobre betão e várias placas de betão foram hoje arrastadas :surprise: (pelo menos duas já dá para ver) e várias centenas de quilos de terra foram comidos pelo rio. Só quando o leito baixar se conseguirá ver a extensão dos estragos e descobrir-se o segundo corpo.

Imagens:

p2170895he9.jpg


p2170894ts7.jpg


:rain: