Seg. Especial - Depressão «Dina» e «Érica» 28 Jan/2 Fev 2009

F_R

Cumulonimbus
Registo
9 Ago 2008
Mensagens
2,299
Local
Nantes (Abrantes)
Bom dia pessoal:thumbsup:

Por cá de momento o céu ainda se encontra quase limpo e estão 12.6ºC
A mínima foi de 6.6ºC
Desde as 0.00h acumulou 1.8mm

A pressão já iniciou a sua descida, mas de momento ainda vai nos 1011.2mb

Vamos ver o que o resto do dia nos proporciona
 


Snow

Cumulus
Registo
25 Jan 2006
Mensagens
364
Local
Mouriscas - Abrantes
Bom dia a todos!!

Como se pode falar em desilusão da Dina? A chuva que caiu e que saturou os solos não conta?

Neve? 500m?

Toda a gente, olhando para os modelos observava que a cota de neve do IM, não correspondia à realidade.

Agora que venha a Erica, e que traga muito mais chuvinha!

Neve? muita na Serra da Estrela. Para a semana que vem logo se vê se as cotas irão baixar ou não?

Desilusão? não

Grande Inverno este!! Sim

:thumbsup:
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
o Mondego tá brutal, e já galgou margens nalguns pontos e penso que se vier a chover com muita intensidade vai criar mais problemas nestas e noutras zonas.

Estou convencido que a subida do Mondego é uma acção intencional e preventiva, provavelmente a barragem da Aguieira está a descarregar bastante mas de forma controlada e sem perigo para melhor poder acomodar a água que virá ao longo dos próximos dias.
 

trepkos

Nimbostratus
Registo
10 Out 2008
Mensagens
1,568
Local
Eborae
Por aqui está um belo dia de verão, custa a acreditar no temporal que se vai abater esta noite, isto faz-me lembrar os furacões, antes deles chegarem e verão :lol:
 

Rog

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2006
Mensagens
4,515
Local
Norte Madeira (500m)
Bom dia,
Por aqui céu nublado com abertas
Ao início do dia o céu estava limpo e era possível ver a neve no Pico Ruivo:


Por agora 14,7ºC
64%HR
UV 3

mínima 7,9ºC

Quanto à Érica: a imagem de satélite esta muito interessante, nas animações de satélite das ultimas horas, nota-se claramente a sua intensificação

 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Bons dias.

Eu acho que vocês entram numa espiral de ilusões, cada vez mais exagerados, depois vem a realidade e ficam desiludidos ;).
É claro que vem aí uma depressão interessante, mas não vem lá o diluvio universal, nem um furacão de ventos. O mais interessante será mesmo a possibilidade de trovoadas.

Já com a Dina foi com cada comentário mais exagerado e depois... tudo normal :rolleyes:, águinha muita e alguma "inundação" pontual, que mais que a culpa da precipitação em si, tem é culpa da má ordenação do território em muitos locais.
Por isso vão por mim, não se iludam :), A «Érica» tem potencial para boas precipitações e trovoadas com vento forte, mas daí ao fim do mundo, que é o que transparece em muitos comentários :hehe:, falta tudo.

Olhem por exemplo este exagero do IM, toda a minha gente a bater nos homens porque tinham previsto neve à porta das nossas casas em muitos locais do país. Então a maioria de nós não tem já conhecimentos suficientes para ver que aquilo era muito pouco provável? Porquê se iludiram com tais informações!? Não é criticar nem deixar de o fazer, mas eu prefiro-os assim mais arrojados, do que a "versão IM" mais contida e tradicionalista, que eles eram até à bem pouco tempo.

Vocês é que sabem, mas não vão por aí, não entrem na roda viva da catástrofe e do caos meteorológico, pois não é isso que aí vem, esperemos... :unsure: :D.
E eu não afirmo que sejam todos, mas já reparei nuns quantos, que são bem alarmistas :p. No fundo até entendo o porquê, num país de clima ameno, especialmente nas últimas décadas, onde os fenómenos de destaque se contam pelos dedos das mãos, todos esperamos que seja este Inverno que se faça a mudança e regressemos aos nosso antigos Invernos frios e chuvosos ;):D.

Bem após este "desabafo"/ponto de vista, regressemos ao tópico :hehe: :

Por aqui a noite foi calminha, sem chuva e sem vento de destaque. A temperatura mínima foi de 6,5ºC.

Neste momento a Pressão é de 1013hPa e já foi de 1014hPa, começou a sua enorme queda :w00t:. A temperatura actual é de 11,6ºC, que até ao momento, é a máxima. O céu apresenta-se parcialmente nublado.
 

ACalado

Cumulonimbus
Registo
16 Fev 2006
Mensagens
3,015
Local
Covilhã 750m
Olhem por exemplo este exagero do IM, toda a minha gente a bater nos homens porque tinham previsto neve à porta das nossas casas em muitos locais do país. Então a maioria de nós não tem já conhecimentos suficientes para ver que aquilo era muito pouco provável? Porquê se iludiram com tais informações!? Não é criticar nem deixar de o fazer, mas eu prefiro-os assim mais arrojados, do que a "versão IM" mais contida e tradicionalista, que eles eram até à bem pouco tempo.

Eu só critico o IM por um motivo pois eles são profissionais e nem uma previsão a 48h acertaram, em qualquer emprego quando não conseguimos cumprir o nosso trabalho somos penalizados e chamados a atenção, agora quem é que os vai chamar a razão, o IM e uma instituição pública é uma entidade pública tutelada pelo Ministério da Ciência e da Tecnologia. É responsável a nível nacional pelas actividades nos domínios da Meteorologia que presta um serviço publico e gasta dinheiro dos contribuintes, e quando se lança um alerta laranja ainda por cima por causa de neve faz com que exista movimentação de meios, preparação de recursos humanos que custam dinheiro só isso, espero que tenham aprendido com este erro e por aqui me fico a nível dos comentários sobre o IM;)

Neste momento estou com 9.1ºc com céu limpo :D
 

BeiraTejo

Nimbostratus
Registo
7 Abr 2008
Mensagens
1,397
Local
Alcochete (6m)
nevetorreed9.png
 

PedroAfonso

Nimbostratus
Registo
18 Fev 2008
Mensagens
1,208
Local
Covilhã (700 m) / Almada
Olá! Cá estou eu para fazer o seguimento da Érica.

Posso dizer que a Dina rendeu 33.7 mm ao todo, uma excelente quantidade de precipitação. Vamos ver quanto é que a Érica vai deixar cá.

Quanto ao tempo, céu nublado com abertas, mas está a ficar cada vez mais encoberto para o lado do mar.

A temperatura é de 12.2ºC e a humidade está nos 74%

Quanto à pressão, é de 1010.3 mas há uma hora era de 1011.5 hPa: nota-se claramente a queda da pressão em tão pouco tempo.

O vento, esse está de Oeste, fraco com rajadas na ordem dos 18 km/h: É de prever que ao longo da tarde aumente de intensidade.

Para já é tudo. Até mais logo!;)
 

mocha

Nimbostratus
Registo
5 Dez 2006
Mensagens
1,596
Local
Barreiro
Boas tardes, tá naimado isto deved e vir la festa da grossa:D bompor aqui as nuvens começama a querer se instalar, o vento ja vai soprando com algumas rajadas moderadas, só quero ver o que vai acontecer, pipocas para a plateia:D:D
 

BARROSODIGITAL

Cumulus
Registo
31 Jan 2008
Mensagens
145
Local
MONTALEGRE (+-1000m)
por aqui ceu limpo (poucas nuvens) esta um sol que vale a pena

temperatura actual: 5.5º
nevar aqui nevou mas hj de manha ja não havia nada .. apenas se ve neve na serras circundantes .. larouco, mourela e geres a uma cota de +-1250m

cump