Seg. Especial - Depressão «Dina» e «Érica» 28 Jan/2 Fev 2009



chuvinha

Cirrus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
26
Local
Amadora
Eu sei disso, mas os alertas só são legítimos quando decretados pela protecção civil.

o Alerta laranja ainda não foi activado.

O IM pode dizer que "está" em alerta amarelo e laranja para outros distritos, mas só a protecção civil pode declarar o estado.

:)

Os alertas do IM são perfeitamente legítimos, só que têm outra natureza:lmao:
 

tugaafonso

Cirrus
Registo
20 Jan 2009
Mensagens
62
Local
lousada
por lousada começou a chover, de forma ainda fraca. A temperatura ronda os 11º. VAMOS LÁ VER O QUE NOS RESERVAM AS PRÓXIMAS HORAS! Já comprei o bilhete!
Boa tempestade para todos!:;)
 

Serrano

Cumulonimbus
Registo
9 Nov 2005
Mensagens
2,100
Local
Covilhã - 775m
De momento, não chove na Covilhã, com uma temperatura de 9.5 graus na zona baixa da cidade. Verificou-se alguma precipitação durante a noite e a manhã.
 

WhiteHope

Cirrus
Registo
7 Dez 2008
Mensagens
47
Local
(Perto De)Alcobaça (43m)
Já está a chover aqui há umas 2 horas quase sem parar e uma chuva moderada a forte. Já há algumas pequenas cheias em locais típicos da cidade. A temperatura desceu e estão 9,2ºC agora
 

BeiraTejo

Nimbostratus
Registo
7 Abr 2008
Mensagens
1,396
Local
Alcochete (6m)
O Instituto de Meteorologia decidiu estender o alerta laranja a todo o país. Prevê-se queda de neve nas regiões acima dos 500 metros e chuva forte para o sul, muma situação que está a ser acompanhada de perto pela Protecção Civil.

O Instituto de Meteorologia estendeu a todo o país o alerta laranja de mau tempo, prevendo-se neve em todos os distritos a norte do Mondego para esta tarde, bem como chuva, frio e trovoada um pouco por todo o país no resto desta sexta-feira.

«A partir já da tarde, períodos de chuva, passando a aguaceiros por vezes fortes, vento do quadrante sul, moderado a forte no litoral e forte a muito forte nas terras altas, mas enfraquecendo gradualmente a partir da tarde após a passagem da superfície frontal», afirmou Madalena Rodrigues, do Instituto de Meteorologia.

Para além de prever trovoadas, esta meteorologista adiantou ainda que a neve deverá começar a cair nas zonas acima dos 1200 metros já esta noite, mas que antes do final do dia esta também deverá atingir as zonas acima dos 500 metros.

Para sábado, prevê-se uma diminuição da intensidade do vento e alguns aguaceiros, mas com a aproximação de mais uma superfície frontal no final do dia de sábado a chuva deverá voltar em força, que deverá prolongar-se pela madrugada de domingo.

«No sul, poderá haver chuva forte, mas será mais a ondulação, porque será forte em toda a costa ocidental e temos também na costa sul. Nestes últimos dias, temos tido só ondulação forte na costa ocidental e agora temos também na costa sul», precisou.

A Protecção Civil está particularmente preocupada com a queda de neve no fim-de-semana nas terras altas na noite desta sexta-feira e madrugada de sábado assim como a chuva intensa no sul no fim do dia de sábado e madrugada de domingo, que se estenderá aos distritos de Lisboa e Setúbal.

«Estamos à espera que esta chuva possa cair com intensidade nestes distritos e daí o alerta amarelo a partir de ontem ter sido estendido aos distritos do sul, cobrindo neste momento a totalidade do território nacional», acrescentou Patrícia Rodrigues.

Esta responsável da Protecção Civil diz que a situação está a ser acompanhada quer pela Autoridade nacional quer por todos os comandos distritais e que está a haver articulação com todas as entidades que têm competências nesta área.

«Estamos a promover reuniões inclusive com os centros de coordenação operacionais distritais e a este nível também com as autoridades municipais, sobretudo com os serviços municipais para que possa ser antecipada toda e qualquer situação mais problemática», acrescentou.


http://tsf.sapo.pt/PaginaInicial/Vida/Interior.aspx?content_id=1124560


Probelmas com a chuva em pardes: http://ww1.rtp.pt/noticias/index.php?headline=98&visual=25&article=385308&tema=27
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Já acumulei 11,8 mm desde as 0h.
 

hurricane

Cumulonimbus
Registo
11 Nov 2007
Mensagens
2,113
Local
Genval, Bélgica
Ha cerca de 1 hora que começou a chover moderado a forte
temperatura de 10ºC
agora mais calmo mas volta a escurecer
pela imagem de satelite o pior ainda pode estar para vir!!!!!!!!

:rain::rain::rain:
 

ct5iul

Nimbostratus
Registo
27 Mar 2008
Mensagens
782
Local
Lisboa Ajuda (110m)
boas um amigo meu passou a pouco na 2 circular em Lisboa e disse-me que a estrada esta cheia de lençóis de agua devido as sarjetas estarem entupidas por aqui sigo com 9.8ªc Pressão 1002.5 hPa vento 8.1km/h na ultima hora acumulei 4.5mm