Seg.Especial Mau Tempo: chuva,vento e trovoada, 30 Set- 2 Out 2007

Rog

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2006
Mensagens
4,515
Local
Norte Madeira (500m)
Vince disse:
ufffcj5.jpg

Imagens impressionantes, que deixam-nos sem palavras...:(
 


mocha

Nimbostratus
Registo
5 Dez 2006
Mensagens
1,596
Local
Barreiro
bom dia a todos, por aqui o dia amanheceu com sol, mas com neblusidade a formar se a ver o k isto dá, sigo com 18ºC.
bem nem ha palavras pras imagens k o vince pôs aqui de Sevilha:shocking:

noticia do mau tempo ontem no Algarve e Lx, Correio da manhã:
Mau Tempo: Alunos e idosos foram evacuados em TaviraChuvas fortes voltam a inundar Lisboa e Algarve

A zona de Alcântara, em Lisboa, foi uma das mais afectadas pelo mau tempo e chuvas fortes que se fizeram sentir durante o dia de ontem, levando também à evacuação de uma escola no Algarve, onde vários idosos foram conduzidos ao centro de saúde.

No Largo de Alcântara, numa zona essencialmente comercial, a forte queda de precipitação que se fez sentir durante o período do almoço provocou diversas inundações, com alguns automóveis a ficarem retidos na estrada devido à subida do nível das águas.

Embora não tenham ocorrido prejuízos, uma vez que os comerciantes colocaram protecções na entrada dos estabelecimentos, ninguém tem dúvidas em atribuir parte da responsabilidade pelas inundações que ali se fazem sentir a “problemas graves no sistema de saneamento da zona”. De acordo com um comerciante local, o sistema de esgotos, que não estará a funcionar devidamente, provoca, quando há chuva forte, “uma subida das águas que invade os estabelecimentos deixando um cheiro nauseabundo”.

Sacavém, que tem sido um dos locais mais afectados pelo mau tempo, tendo registado diversas inundações no fim-de-semana, não apresentou ontem “qualquer incidente”, de acordo com fonte dos bombeiros.

Os alunos da Escola do 1.º Ciclo de Cabanas foram ontem evacuados pelos Bombeiros Municipais de Tavira (BMT) devido à forte chuvada que caiu, em grande abundância, naquela localidade das 08h30 às 09h30.

As crianças foram conduzidas num autocarro da edilidade para a Casa do Povo de Conceição de Tavira, regressando, mais tarde, normalmente, às suas casas, mas o estabelecimento de ensino manteve-se encerrado durante todo o dia.

Miguel Silva, comandante dos BMT, explicou que “foi uma medida preventiva” para evitar que os pais afluíssem em grande número à escola, “o que poderia causar alarmismo”.

Os 30 elementos dos bombeiros, com uma dezena de viaturas, procederam, igualmente, também por precaução, à evacuação de idosos para o centro de saúde da localidade.

Em Olhão, Castro Marim, Manta Rota, Altura e Vila Nova de Cacela também se registaram pequenas inundações, provocando prejuízos de pouca monta em estabelecimentos comerciais e em residências.

No resto do País, onde muitos distritos ainda contabilizam os estragos provocados pelo mau tempo do último fim-de-semana, não se registaram hoje, apesar da chuva forte que caiu um pouco durante todo o dia, incidentes de maior.

MAU TEMPO VAI CONTINUAR

A chuva que caiu ontem intensamente um pouco por todo o território nacional vai continuar nos próximos dias, embora menos acentuada já a partir da tarde de hoje. De acordo com o Instituto de Meteorologia, as temperaturas mínimas e máximas terão tendência a subir hoje e amanhã, e a chuva continuará a cair, embora menos intensamente, no Interior. Situação inversa para os distritos do Porto e Faro, onde se têm registado alguns incidentes devido ao mau tempo, que serão os dois únicos do País onde não está prevista a queda de precipitação. O secretário de Estado da Protecção Civil, Ascenso Simões, garantiu ontem que o Governo está a acompanhar as previsões meteorológicas, assegurando a permanência no terreno de dispositivos para auxiliar as populações e evitar situações de calamidade. As autoridades estão em alerta desde que zonas de Portugal foram colocadas em alerta amarelo devido ao mau tempo, a 30 de Setembro.

Diana Paiva / Teixeira Marques


de referir ainda que 8 distritos se encontram em alerta amarelo por causa da chuva
 

jpgmn

Cirrus
Registo
21 Set 2007
Mensagens
13
Local
Charneca de Caparica
Boas!

Ontem quando cheguei a casa tinha este espectáculo nas traseiras:

1475511947_ad794d682b_o.jpg


Foto tirada em Corroios na direcção de Palmela.

Parece-me que a foto está um pouco escura, o que acham?

Abraços,
 

GFVB

Cumulus
Registo
2 Out 2007
Mensagens
126
Local
Lisboa Ocidental
Bom dia a todos. Na minha zona a noite foi totalmente calma, sem chuva nem nubelosidade. Hoje de manhã o mesmo cenário. Nuvens altas e dispersas. Em Sintra (meu local de trabalho) o céu está limpo e um pouco mais calor que ontem.

Abraço a todos.
 

T-Storm

Cirrus
Registo
2 Out 2007
Mensagens
45
Local
Lisboa
Boas pessoal,

aqui por Lisboa o dia amanheceu bem fresquinho mas sem nuvens no céu. Agora parece que começaram a vir umas nuvens de norte que estão a querer tapar o sol...
 

Henrique

Cumulus
Registo
28 Abr 2007
Mensagens
418
Local
Charneca de Caparica - Almada (67 m)
Bom estava eu por Almada quando comecei a ver uns cumulos a nascer mesmo ali pertinho a uma velocidade tremenda, nao consegui tirar fotos do bicho a crescer, mas tirei uma dele a chegar :D , (gosto particularmente do céu limpo por detras da escuridao, la no fundo :p)

[img=http://img167.imageshack.us/img167/899/almadabh0.th.jpg]
(Foto tirada às 12:27)

Pouco tempo depois vejo projectado no vidro da frente de um dos camiões que p'ra la andava nas obras um raio nuvem-nuvem, que estoirou momentaneamente, resultado, pombos a voar crianças a chorar, foi assustador. Logo em seguida começa a cair umas pingas bem grossas, cada vez com mais intensidade até estar oficialmente um diluvio :confused:

[img=http://img523.imageshack.us/img523/5227/dsc00620fn9.th.jpg]
(12:47 nada demais mas pouco faltava para aparecer enchurradas)

Ainda deram mais uns trovões e tal...

Conclusão, rios pelas estradas fora, inundações, carros bloqueados devido a pequenas cheias, um pandemonio.

E tudo acabou tão rapido quanto começou, mas eu gostei especialmente de ver a reacção das pessoas a estes fenomenos e cheguei à conclusão de que pouco serve dizer "Cuidado" às pessoas, pois é nestes casos que percebemos o quanto é bom perceber um pouco da coisa, pelo que em abriguei pouco tempo antes de começar a chuver torrencialmente ;)

E pronto aqui está o diluvio a ir embora...
[img=http://img507.imageshack.us/img507/1296/darkcloudos3.th.jpg]
 

rufer

Cumulus
Registo
15 Set 2007
Mensagens
194
Local
Alcobaça.
Por aqui, Abrantes, não chove mas está tudo a ficar mais escuro. O céu tem vindo progressivamente a ficar mais encoberto desde a manhã.
 

T-Storm

Cirrus
Registo
2 Out 2007
Mensagens
45
Local
Lisboa
Quando saí para almoçar por volta das 14h estavam a começar a cair umas pingas bem grossas de chuva e havia muitas nuvens bem escuras...porém não passou disso mesmo:angry:...o sol ja volta a brilhar por entre as nuvens aqui pelo centro da cidade...