Seg. Especial Neve e Granizo 11-13 Janeiro 2008



Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Vem aí!! :D

Estou com uma dúvida existencial... se a frente vem de NW porque é que o vento sopra de SW? Estas sempre foram aquelas dúvidas meteorológicas que nunca percebi bem...

Desculpem lá a minha ignorância :unsure::o

Não faz mal nenhum perguntar não é preciso desculpares-te por perguntar duh :thumbsup::thumbsup:

Olha sinceramente não sei se o que te vou dizer está totalmente certo...mas é assim.

Normalmente o vento está sempre contra as frentes ou depressões a não ser quando elas estão mesmo á beira de rebentar tu vais tentar reparar que quando a frente estiver a chegar o vento vem do lado da frente e quando tiver a chover a sério isto é durante a frente o vento vem do lado da frente depois de ela passar o vento volta a soprar de sul.

Tem a ver com o gradiente da pressão ;) a diferença entre as altas pressões e baixas pressões.
Passa por aqui http://www.fpcolumbofilia.pt/meteo/main066.htm

bracka.gif


Como podes ver tens um anticiclone Este de nós por isso provaca o vento de sul pois está em contacto indirecto com a depressão mais a norte.
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,481
Local
Estarreja
Não faz mal nenhum perguntar não é preciso desculpares-te por perguntar duh :thumbsup::thumbsup:

Olha sinceramente não sei se o que te vou dizer está totalmente certo...mas é assim.

Normalmente o vento está sempre contra as frentes ou depressões a não ser quando elas estão mesmo á beira de rebentar tu vais tentar reparar que quando a frente estiver a chegar o vento vem do lado da frente e quando tiver a chover a sério isto é durante a frente o vento vem do lado da frente depois de ela passar o vento volta a soprar de sul.

Tem a ver com o gradiente da pressão ;) a diferença entre as altas pressões e baixas pressões.
Passa por aqui http://www.fpcolumbofilia.pt/meteo/main066.htm

bracka.gif


Como podes ver tens um anticiclone Este de nós por isso provaca o vento de sul pois está em contacto indirecto com a depressão mais a norte.

Exacto o que respeita o movimento do vento das altas para as baixas pressões! Acho que entendi a ideia :) Obrigado! :thumbsup:
 

Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
Informaram-me há minutos que neva copiosamente em Montalegre desde as 11:30!!! Circula-se com dificuldade no interior da vila.
Curiosamente esteve a chover na 1ª parte da manhã...

O que 1000m não fazem! Só é pena não haver por aqui ninguém de lá para nos mostrar umas fotos...

Por cá a temperatura tem-se mantido estável na última hora e está neste momento nos 4,6ºC. A precipitação acumulada até ao momento é de 5,3 mm.
 

Weatherman

Cumulus
Registo
27 Nov 2006
Mensagens
145
Local
Vouzela
olha Vitamos a deslocação do vento é sempre nos sentido das isóbaras. nos centros depressionarios é no sentido anti-horario enquanto nos anticiclones é no sentido horario.
 

*Marta*

Cumulus
Registo
18 Dez 2007
Mensagens
263
Local
Lisboa
Por aqui já choveu (mas nada de especial), sopra um ventito e enquanto houver este nevoeiro não há neve pra ninguém!! :angry: (Se é que alguma vez ia haver... :()