Seg. Especial Neve e Granizo 11-13 Janeiro 2008



HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
porque, ao que me parece, as estações com radiation shield inflacionam as mínimas em cerca de 2 ºC e isso leva-me a hesitar comprar uma dessas.

Pura ficção...ve a minha a do FIL a do MINHO a do LSAVADOR e qualquer outro que tenha uma estação com RS. Ou então pergunta ao IM :D

Todas as estações do IM ou qualquer estação amadora que queira dar valores reais ou muito próximos tem que ter RS.

Se disseres que desinflaciona as maximas e nunca mais terias 45º como já tiveste, ai sim apoiava.

O uso de radiation shield é um "standart" em todo o mundo, e será porque?

Ve isto por exemplo:

http://www.davisnet.com/product_documents/weather/app_notes/apnote_24.pdf
 

ZéCa

Cumulus
Registo
13 Jan 2008
Mensagens
135
Local
Cruz de Pau, Seixal 20 Km de Lisboa, 30 m Altitude
Bem meus amigos, pelo que tenho observado em relação às temperaturas, julgo que não poderá ser possível um cenário de neve para os próximos dias. O que realmente motivou a queda de neve em 2006 e 2007 em cotas muito baixas foi a passagem de frentes realmente muito frias, o que não se verifica neste momento nem nos próximos dias. A tendência é para um aumento das temperaturas tanto das minimas como das máximas. Poderá cair nas zonas do costume como Serra da Estrela e pouco mais. As restantes zonas, principalmente no litoral, só com condições muito excepcionais poderão deparar-se com um cenário de neve, como foram as condições de 2006 e 2007 que motivaram a queda de neve em Lisboa e arredores desde à 52 anos. Bom, mas ainda vamos a tempo disso voltar a acontecer, pois, estamos a meio de Janeiro e o inverno ainda nem um mês tem. Vamos esperar pelos acontecimentos e pelas Frentes Frias.
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Se disseres que desinflaciona as maximas e nunca mais terias 45º como já tiveste, ai sim apoiava.

Sim, concordo plenamente acerca das máximas, são bastante bem medidas com radiation shield.
As mínimas é que me parecem elevadas, repara na estação da Portela que costuma ter mais 2 a 3 ºC de mínima do que eu.
Acredito que aqui as noites sejam mais frias, mas a diferença não deve ser assim tão grande.
Ah, quanto à polémica em relação à minha estação, entretanto foi mudada de sítio depois daquele registo extremo e, desde então, começou a dar valores de temperatura mais baixos, pelo que agora me parecem ser bastante fiáveis.
 

Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,223
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
Sejas Bem vindo ZéCa !!:thumbsup::thumbsup:

Por agora a temperatura estagnou completamente... 10,3ºC, humidade a 95%, vento a 1,4 km/h e pressão a 1011 hPa...

P.S- pressão a 1012 hPa:D
 

HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
...repara na estação da Portela que costuma ter mais 2 a 3 ºC de mínima do que eu...

A estação da Portela tem outro problema, está num edificio muito alto, talvez uns 30 metros acima do solo...claro que alem do RS a localização é outro valor importante. Se reparares as maiores diferenças de ti para a portela são nos dias de inversão termica :p

Deixei-te um link no post anterior e aqui fica outro:

http://wiki.wunderground.com/index.php/PWS_-_Siting

e outro:

http://www.davisnet.com/product_documents/weather/app_notes/apnote_30.pdf
 

Santos

Nimbostratus
Registo
27 Jan 2006
Mensagens
1,110
Local
-------
Esta água que caiu do céu embora insuficiente, pois as superficies frontais nada tiveram de anormal como muito bem previsto pelos modelos, devem ser recebidas por todos com "gratidão".
Todos sabemos a situação em que se encontram as reservas de água e essencialmente no "extremo norte português". :)
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Esta água que caiu do céu embora insuficiente, pois as superficies frontais nada tiveram de anormal tendo passado de "raspão" como muito bem previsto pelos modelos, devem ser recebidas por todos com "gratidão".
Todos sabemos a situação em que sen encontram as reservas de água e essencialmente no "extremo norte português". :)

Muito bem dito Santos!

Posso dizer com alegria que os caudais dos rios, regatos, ribeiros estão nos seus níveis normais. O rio Minho apresentava hoje um caudal como já não via desde o último inverno... :thumbsup:
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Documentos bastante interessantes, HotSpot ! :thumbsup:
Espero que a causa das mínimas elevadas na Portela seja mesmo essa, assim fico mais descansado.
De qualquer forma, penso que enquanto não tenho uma estação profissional também estou bastante seguro com esta.
Tem dado muito bons registos desde que está na nova localização.