Seg.Especial Nortada - Frio e Neve - 22 a 25 Março 2008

dgstorm

Nimbostratus
Registo
3 Fev 2008
Mensagens
651
Local
Vila Verde (79m) - Braga
A temperatura por aqui ta a subir :angry:

Ja tive com 4,7ºC, agora sigo com 5,3ºC e a subir ! :huh:
 


miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,190
Local
Setúbal
Tinha de ficar sem net logo agora! o que me salva é o telemovel lol...bem vou com 8,5 graus já contava com menos! 60%HR,1011hpa e vento 5,8 km/h
 

Turista

Cumulus
Registo
30 Jan 2008
Mensagens
464
Local
Peniche
i12rqm1mn2fdscztfiuh.jpg

:cold::cold::cold:
 

Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
Aqui a temperatura também anda estabilizada, já estive com 1,4ºC e agora estou com 1,6ºC, o vento é moderado de NW e o céu está praticamente limpo.

O IM continua com os seus 1000m na previsão para amanhã.
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,713
Local
Aveiras de Cima
Que pressões baixissimas...:eek: não tinha conhecimento Vince...obrigado;)



Segundo o que sei, o vento foehn é causado por uma serie de acontecimentos que o torna quente e seco...desloca-se devido á diferença de pressão entre dois locais (lados) de uma montanha...Do lado onde sopra a pressão é alta, pelo que o vento é empurrado para o topo da montanha...o ar condensa e forma neblusidade que, ao descer o lado oposto onde subiu, vai perdendo humidade e torna-se quente e seco...isto faz com que uma vertente da montanha seja muito humida e outra muito seca

Estes ventos são comuns no lado norte dos Alpes, na Suiça...é de lá que vem o nome foenh

Tentei resumir ao máximo para melhor compreensão;)

http://www.fpcolumbofilia.pt/meteo/escola14.htm Aqui tens expandido o que disse;)

E quem diria... que descida de temperatura!! 6,6ºCno momento:D O vento acalmou...

Muito obrigado Gilmet:thumbsup:
 

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,281
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
Em que é que consiste o efeito de foehen :huh:

Efeito Fohen:

Penso que acontece quando temos brisa de montanha descendente, isto é, estamos no fundo de uma encosta numa serra e temos o vento a descer em nossa direcção. O que acontece é que inicialmente o vento sobe a montanha, aí o ar condensa, tende a perder por lá parte da humidade que transporta e desce em direcção a nós já muito mais seco!

Na termodinâmica ensinam-nos que o gradiente térmico da temperatura é de 1.0ºC por cada 100m de altitude, mas na meteorologia temos que o gradiente térmico é de 0.65ºC por cada 100m de altitude.

Não há erro algum, o que se passa é que o gradiente de 1ºC/100m é para ar seco, e o gradiente de 0.65ºC/100m é para ar com humidade (digamos que 50% de humidade relativa).

Em Castelo Branco, não é muito comum o efeito Fohen, embora esteja rodeado de montanhas a 956/1190/1227/1992/1000/1025/1083m, dista de 20 a 30km destas. É mais susceptível a fenómenos de inversão térmica.

Mas por exemplo a Covilhã e Portalegre são muito mais susceptíveis a este efeito Fohen, que tenho a sensação de acontecer mais em Portalegre devido aos ventos dominantes que vêm detrás da Serra de S. Mamede (1025m).

Vamos imaginar a Covilhã (700m) e a Torre (2000m):

Direcção do Vento: Noroeste
Temperatura Torre: 0ºC
Humidade Relativa na Torre: 100%

- Temperatura esperada na Covilha: 0ºC+0.65*(2000-700)/100 = 8.45ºC

- Temperatura mais provável na Covilha com efeito Fohen:

0ºC+1.00*(2000-700)/100 = 13.0ºC
Humidade Relativa na Covilhã: 30%

Coloquei o vento de Noroeste para que descesse a Serra até à Covilhã já bem mais seco, com gradiente térmico de 1.0ºC/100m.

----------------------------------------------------------------------

Condições meteorológicas às 00h00 em Castelo Branco:

Estado : Céu pouco nublado
Vento : Calmo
Temperatura: 3.8ºC
 

dgstorm

Nimbostratus
Registo
3 Fev 2008
Mensagens
651
Local
Vila Verde (79m) - Braga
Aqui a temperatura também anda estabilizada, já estive com 1,4ºC e agora estou com 1,6ºC, o vento é moderado de NW e o céu está praticamente limpo.

O IM continua com os seus 1000m na previsão para amanhã.

Achas que a cota vai ser mais baixa ?

Tipo hoje...:unsure:
 

Bgc

Nimbostratus
Registo
17 Nov 2007
Mensagens
985
Local
Nogueira,Bragança(770m)/Porto
Última edição:

Stinger

Nimbostratus
Registo
22 Mar 2008
Mensagens
1,701
Local
Gondomar (188m)
vamos todos juntar uns troquinhos e mandar umas bombinhas para tirar aquela cordilheira cantabrica :D assim ja nao nos roubam a neve :D


amanha irá cair precipitaçao que cairá na forma de neve?


cumpz
 

dgstorm

Nimbostratus
Registo
3 Fev 2008
Mensagens
651
Local
Vila Verde (79m) - Braga
POr aqui sigo com 4,1ºC !
E é assim que me vou deitar... uma boa Pascoa para todos !:thumbsup: