Seg.Especial Nortada - Frio e Neve - 22 a 25 Março 2008

boneli

Nimbostratus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
871
Local
Braga. Lomar
Boa noite

Hoje estive no Gerês entre as 4 e as 7 da tarde....entre os 700 e 800 metros e sempre que havia precipitação era em forma de neve sendo que a partir dos 800 metros a neve não derretia.
De facto foi uma sensação agradável algo que já não via algum tempo naquela zona. Para quem conhece na Portela do Homem, Pedra Bela e na estrada que liga Campo do Gerês a Vila do Gerês. Não sei a temperatura que estava mas provavelmente rondava os 0º.
Deixei 2 fotos na galeria já que não consigo colocar no forum.
 


Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
Achas que a cota vai ser mais baixa ?

Tipo hoje...:unsure:

Neste momento estamos com o ar mais frio desta entrada em cima, a partir de agora a cota é sempre a subir, mas mesmo assim amanhã vai andar abaixo dos 1000m, só que as probabilidades de precipitação serão menores que hoje.

Tenho 0,9ºC neste momento.
 

Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,230
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
Despeço-me com 6,9ºC

Até agora a minima foi de 6,6ºC e a máxima de 7,3ºC:p

Pressão a 1011 hPa
Vento a 4,6 km/h
Humidade a 71&

Bom domingo de Páscoa a todos!!:D:thumbsup:
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Estou com 5,2 ºC. :D
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
boas

hoje não dormes para ver até onde vai a temperatura :D:D

por aqui o vento agora está fraco, fiquei sem pilhas no termómetro :angry:
mas deve andar a volta dos 6º céu limpo

abraços

Durmo, claro.
É normal estar acordado a esta hora, é fim-de-semana. :D
Já agora, estão 4,9 ºC. :)
Pode ser que hoje bata a mínima do ano, que é de 2,8 ºC.
 

Turista

Cumulus
Registo
30 Jan 2008
Mensagens
464
Local
Peniche
9ip98b6hfa2uby0z4ciu.jpg

:cold::cold::cold::cold::cold:

pena não estar por Peniche para ver quanto marca a minha estação, deve ser o minimo do ano... embora por aqueles lados não deva descer mais que os 7/8ºC :lmao:
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Que pressões baixissimas...:eek: não tinha conhecimento Vince...obrigado;)



Segundo o que sei, o vento foehn é causado por uma serie de acontecimentos que o torna quente e seco...desloca-se devido á diferença de pressão entre dois locais (lados) de uma montanha...Do lado onde sopra a pressão é alta, pelo que o vento é empurrado para o topo da montanha...o ar condensa e forma neblusidade que, ao descer o lado oposto onde subiu, vai perdendo humidade e torna-se quente e seco...isto faz com que uma vertente da montanha seja muito humida e outra muito seca

Estes ventos são comuns no lado norte dos Alpes, na Suiça...é de lá que vem o nome foenh

Tentei resumir ao máximo para melhor compreensão.

http://www.fpcolumbofilia.pt/meteo/escola14.htm Aqui tens expandido o que disse;)

E quem diria... que descida de temperatura!! 6,6ºCno momento:D O vento acalmou...








bom dia. estive a ler o artigo sobre o fohen.
nesse artigo á uma pequena gafe tem haver com a pressão do ar ao subir.eu vou transcrever a explicação do livro "meteorologia de charle fevrot e guis leroux"

"o fohen é um vento catabático, quente e seco que se faz sentir de modo muito nitido nos alpes suiços .as massas de ar humido que sejam forçadas a subir a encosta de uma montanha arrefecem e baixa pressão atmosferica e vão perder agua por precipitação(vai chover).quando descem a encosta do lado oposto,aquecem ,aumenta a pressão e vão atingido o vale como vento seco e quente .pode-se dizer-se que o fenomeno de fohen surge, mais ou menos nitido,sempre que um vento predominante ultrapasse uma barreira montanhosa."

existe este fenomeno nestes locais que me recordo na nova zelandia,japão nas montanhas rochosas o famoso vento santa ana(especialmente no outono e os fogos a que está associado) nos andes chama-se zonda na gronelandia no cantrabico que está acontecer com fenomono de neve que estamos a presenciar, e em muito pequena escala na serra de sintra.

exite outro vento catabatico que é frio que é o bora que é um vento de montanha descendente frio.
vou novamente transcrever do livro que mencionei.
"o bora sopra em regimes diferentes conforme a situação meteorologica na região.assim, quando se estabeleça uma depressão na região sul do adriatico o bora sopra de modo mais constante.um pouco misturado com o siroco,vento proveniente de norte de africa.o bora depressionario,a que acabamos de nos referir,sopra com ceu encoberto e com chuva e atinge todo mar adriatico quando na europa central aum vasto e intenso anticiclone que se estenda até á dalmacia o bora sopra com extrema violencia o bora anticliconico sopra com ceu limpo."


fui referenciar o bora que como o fohen, é tambem um vento catabatico.

no estoril ceu limpo vento moderado de nw
 

Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,230
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
Bom dia...:D

Aqui o vento levantou por volta das 2:00 e não deixou a temperatura descer até ao que esperava:(
Mas, o wind chill atingiu um valor minimo interessante... -0,4ºC, mas acredito que, durante algumas rajadas (tão rapidas que nem são registadas totalmente) o wind chill tenha descido abaixo deste valor...

A minima foi a mais baixa do mês...5,7ºC:D

Neste momento tenho 10,9ºC e o vento sopra moderado... o wind chill mantem-se entre os 3ºC e os 8ºC

Humidade a 47%
Pressão a 1016 hPa


Por Várzea da Serra (ultimo registo recebido ás 8:19:p)

Por lá, a minima foi muito mais jeitosa... -2,7ºC:D e ás 8:19, o André ia com -0,1ºC:D
Lá o céu encontra-se limpo


Uma noite fria nas Penhas Douradas::cold:

penhasdouradasnodia2332es7.jpg


Pena é a estação da Torre não estar disponivel...:mad:
Se bem vi... teve a noite inteira sem funcionar... lá devem ter feito uns -8ºC:cold:
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,529
Local
Bragança (675m)
Boas, por aqui até a mínima ficou acima do esperado, 0,0ºC. Passou mesmo tudo ao lado de Bragança, até o frio extremo.

Eu tive +0,3ºC. Por aqui, com uma entrada de Norte não se pode esperar muito.

Pode ser que dia 27, com vento de Oeste, chova alguma coisa.

Por agora 7,4ºC e algumas nuvens.