Seg.Especial Nortada - Frio e Neve - 22 a 25 Março 2008

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
Muita precipitação...pouca precipitação.Qual a cota de neve?400, 600,800 m?
Qual a direcção do vento? Se fôr NW,uma das hipóteses ainda em aberto , as precipitações serão mais abundantes mas a cota será obviamente mais elevada.
Se fôr N a cota desce mas as precipitações serão fracas.
Se fôr NE , igualmente hipótese ainda não descartada, que interessa cotas baixíssimas se as precipitações forem ridiculamente escassas ou até inexistentes?
Não perca as cenas do próximo capítulo.Especialmente você, que vive aí no interior norte , em cotas que se incluem ,ou até suplantam as expectáveis na Previsão.
Como a minha (cota) é de 78 metros e bem juntinho do monstruoso Oceano,sábado, lá vou eu pegar no carro,na mulher e nos meus 2 filhos e aí vamos "os 5 ,uma Aventura na Neve!", ou "os 5 em busca da Neve Perdida".
Falta pouco para sabermos o verdadeiro Guião.
Está quase...
...
Quanto ao tempo para a semana a disparidade de modelos é tamanha , que hoje ,aquando solicitado por familiares e amigos que estão/vão de férias não consegui adiantar-lhes quase nada a partir de terça.
Para uns modelos prosseguirá a seca cá a norte ,aí vem Ele de novo,depois deste episódio que ainda pode ser seco.
Para outros isto que aí vem é só um tímido começo de um largo período próspero de precipitações generalizadas.
Oh Europeu (ECMWF)!!! -Agora é a tua vez de acertares ...




--------------------------
Aviso MeteoPT.com

As análises, previsões ou alertas neste tópico são apenas a opinião dos utilizadores que as proferem e são da sua inteira responsabilidade. Não são previsões ou alertas de entidades oficiais, salvo indicação em contrário, não devendo portanto ser usadas como tal.
Para previsões e alertas oficiais, consulte sempre os produtos do Instituto de Meteorologia, Protecção Civil ou outras entidades com essa função.

--------------------------
 


psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Re: Previsão do Tempo e Alertas - Março 2008

Muita precipitação...pouca precipitação.Qual a cota de neve?400, 600,800 m?
Qual a direcção do vento? Se fôr NW,uma das hipóteses ainda em aberto , as precipitações serão mais abundantes mas a cota será obviamente mais elevada.
Se fôr N a cota desce mas as precipitações serão fracas.
Se fôr NE , igualmente hipótese ainda não descartada, que interessa cotas baixíssimas se as precipitações forem ridiculamente escassas ou até inexistentes?
Não perca as cenas do próximo capítulo.Especialmente você, que vive aí no interior norte , em cotas que se incluem ,ou até suplantam as expectáveis na Previsão.
Como a minha (cota) é de 78 metros e bem juntinho do monstruoso Oceano,sábado, lá vou eu pegar no carro,na mulher e nos meus 2 filhos e aí vamos "os 5 ,uma Aventura na Neve!", ou "os 5 em busca da Neve Perdida".
Falta pouco para sabermos o verdadeiro Guião.
Está quase...
...
Quanto ao tempo para a semana a disparidade de modelos é tamanha , que hoje ,aquando solicitado por familiares e amigos que estão/vão de férias não consegui adiantar-lhes quase nada a partir de terça.
Para uns modelos prosseguirá a seca cá a norte ,aí vem Ele de novo,depois deste episódio que ainda pode ser seco.
Para outros isto que aí vem é só um tímido começo de um largo período próspero de precipitações generalizadas.
Oh Europeu (ECMWF)!!! -Agora é a tua vez de acertares ...




bom dia
responder á ultima frase.
parece que o europeu está a tornar-se mais consistente, e o gfs já começou a tender para o europeu (especialmente nesta ultima run).
não vou lançar foguetes, mas que a tendencia começa a estar lá:pray:
 

filipept

Cumulus
Registo
11 Out 2006
Mensagens
492
Local
Bico-Amares-Braga
Re: Previsão do Tempo e Alertas - Março 2008

Vai ser mesmo á justa, mesmo assim estou confiante para o final da tarde de sábado das 18h ás 24h. A partir daí a entrada vira a norte e as montanhas em Espanha tratam de ficar com quase toda a precipitação.
 

Brigantia

Cumulonimbus
Registo
20 Jan 2007
Mensagens
2,204
Local
Norte de Portugal
Re: Previsão do Tempo e Alertas - Março 2008

Boas, acho que podem abrir um tópico de seguimento especial, amanhã poderá mesmo ser um dia em grande.
Primeiro neve nos locais normais, depois lá para o fim da tarde já neve a cotas médias do Norte e Centro e durante a madrugada de Domingo até poderá cair em locais do Centro e Sul onde raramente acontece...
Os dados estão lançados....


preyp0.png

Fonte: © INM

gfs-2-36ydg9.png


UW42-594gxd0.GIF


Os ensembles colocam alguma precipitação para a manhã de Domingo...isso é que era:uau::thumbsup:
gens-0-2-48zlq5.png


Reparem no Hirlam
prehb5.png

Fonte: © INM


:bombar:
Pode mesmo haver surpresas...:bombar::bombar::uau::assobio:
 

filipept

Cumulus
Registo
11 Out 2006
Mensagens
492
Local
Bico-Amares-Braga
Re: Previsão do Tempo e Alertas - Março 2008

Acho incrivel a previsão do IM para sábado, com cotas acima dos 1000m, não dando sequer a possibilidade dela poder vir a baixar. A cota será certamente abaixo dos 1000m, nem que fique a 900m. Eu sei que tem mais meios para fazer o acompanhamento da situação, mas não creio que o gfs se vá enganar por tanto. :mad:
 

Z13

Cumulonimbus
Registo
20 Set 2006
Mensagens
3,042
Local
Bragança - 690m
Re: Previsão do Tempo e Alertas - Março 2008

Boas, acho que podem abrir um tópico de seguimento especial, amanhã poderá mesme ser um dia em grande.
Primeiro neve nos locais normais, depois lá para o fim da tarde neve já em cotas médias do Norte e Centro e durante a madrugada de Domingo até poderá cair em locais do Centro e Sul onde raramente acontece...
Os dados estão lançados....


preyp0.png

Fonte: © INM

gfs-2-36ydg9.png


Reparem no Hirlam
prehb5.png

Fonte: © INM


:bombar:
Pode mesmo haver surpresas...:bombar::bombar::uau::assobio:



já fui atestar a pick-up!!!:D
Mais porque tive medo que volte a subir o gasóleo :lmao:do que com fé que volta a nevar em abundância...:disgust:
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Re: Previsão do Tempo e Alertas - Março 2008

Reparem no Hirlam

O Hirlam é especialmente tortuoso para vocês, toma-vos por masoquistas, ser português e gostar de neve é um sofrimento permanente :D
Mete um bocadinho de precipitação em quase todo o país menos aí no pedaço do norte onde haveria frio suficiente. Isto não vai ser nada fácil a cotas realmente baixas, se metesse precipitação tirava o frio obviamente tal a situação precária. Mas também acho que acabará por cair nalgum local alguma coisa. A coisa está excelente é para o norte da Galiza e Asturias.

48733343mp1.gif
98623028rf7.gif
 

boneli

Nimbostratus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
871
Local
Braga. Lomar
Bom dia a todos

Continuo também na expectativa para amanhã mas tenho fé...já tenho tudo rponto para a seguir ao almoço me por a caminho para terras do gerês e Barroso. O que intriga é porque á medida que o tempo passa cada vez ha mais certezas relativamente á possibilidade de queda de neve em cotas relativamentes baixas e no INM só dá a partir dos 1000....
 

dgstorm

Nimbostratus
Registo
3 Fev 2008
Mensagens
651
Local
Vila Verde (79m) - Braga
Na previsao descritiva falam em 1000m na especial da pascoa ja falam em 800m ! Decidam-se... :angry:
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,509
Local
Bragança (675m)
O problema não vai estar na cota, mas sim na quantidade de neve. De todas as entradas de Norte que acompanhei nestes últimos anos, a única que deixou alguma acumulação aqui foi a de 26 de Dezembro de 2004 (apenas uma fina camada). Todas as outras não deixaram mais que alguns flocos.

Gostaria que esta fosse diferente, mas :(