Seg. Especial Tempo Frio - Depressão «Helena» 25 Novembro/2 Dezembro 2008

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Re: Seg. Especial Tempo Frio - Depressão «Helena» 25 Novembro/3 Dezembro 2008

É possivel que seja só granizo muito leve :p que devido ao forte vento ficava por vezes sustentado pelo vento.

 


Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Re: Seg. Especial Tempo Frio - Depressão «Helena» 25 Novembro/3 Dezembro 2008

Eu também acredito que sim. Após a descida da temperatura devido à precipitação, é perfeitamente natural com a ajuda de algumas rajadas haver um arrasto de frio com o vento e aparecerem alguns flocos. Eu já vi isso a acontecer em Mem Martins este ano e também ninguém acreditaria.

Com 6,8 ºC ? :rolleyes:
O mais provável será freezing rain/sleet. ;)
Não me parece que haja frio em altitude suficiente para queda de neve nestas situações a uma altitude tão reduzida e com uma temperatura tão elevada.
O vento moderado empurrava e fazia pairar este sleet/freezing rain, o que fez parecer que caía neve; este terá sido o fenómeno mais provável.

A imagem que o Mário Barros colocou parece explicar o fenómeno. ;)
Repara que mesmo para isso seria necessária uma temperatura ainda mais baixa, como está na imagem. :)
 

ALBIMETEO

Furacão
Registo
25 Abr 2008
Mensagens
20,960
Local
CASTELO BRANCO (382m)
Re: Seg. Especial Tempo Frio - Depressão «Helena» 25 Novembro/3 Dezembro 2008

então ai em castelo branco tambem caiu alguma neve?
aqui tá tudo branco:D.
na minha aldeia não caiu:sad: mas a portela de unhais já tá toda branca:shocking:

Por aqui é difícel cair, só dá para ver ao longe a Serra dos alvélos em Oleiros essa sim já não havia assim há muitos anos toda branca.

Por aqui vamos com o céu muito nublado e com 6.6ºc.
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,510
Local
Bragança (675m)
Re: Seg. Especial Tempo Frio - Depressão «Helena» 25 Novembro/3 Dezembro 2008

Bom dia. Pora aqui acordei com um grande nevao novamente.
De manha nao nevou.. Mas agora começa a cair.
Daqui a pouco já coloco algumas fotos. :):)

A neve que faltou nos últimos anos parece que está a cair toda neste episódio :D
 

RMira

Nimbostratus
Registo
24 Nov 2006
Mensagens
926
Local
Setúbal
Re: Seg. Especial Tempo Frio - Depressão «Helena» 25 Novembro/3 Dezembro 2008

Pode ser que sim. Estou a 100 metros de altur (é pouco) mas que parecia neve lá isso parecia e penso que a foto é ilustrativa. Aliás a certa altura tudo em contraste com o prédio era branca a cair e a levitar. Mas se vocês dizem que não quem sou eu para contraria... :D
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,181
Local
Setúbal
Re: Seg. Especial Tempo Frio - Depressão «Helena» 25 Novembro/3 Dezembro 2008

Mais um forte aguaceiro a caminho primeiro de Lisboa depois aqui :p

6,7ºC
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Re: Seg. Especial Tempo Frio - Depressão «Helena» 25 Novembro/3 Dezembro 2008

Pode ser que sim. Estou a 100 metros de altur (é pouco) mas que parecia neve lá isso parecia e penso que a foto é ilustrativa. Aliás a certa altura tudo em contraste com o prédio era branca a cair e a levitar. Mas se vocês dizem que não quem sou eu para contraria... :D

Acredita que não é por mal, mas é difícil acreditar em neve com 6,8 ºC.
Tentei fundamentar a minha opinião o melhor possível. ;)
Vamos ver se há mais testemunhos com fotos e dados de temperatura no momento fornecidos por alguém que viu o mesmo e pode ser que eu mude de ideias, embora ache improvável.
Apenas tenho esta atitude porque ainda ontem parece que nevou no país inteiro com 8 ºC, pelo que relataram aqui no fórum. ;)
 

RMira

Nimbostratus
Registo
24 Nov 2006
Mensagens
926
Local
Setúbal
Re: Seg. Especial Tempo Frio - Depressão «Helena» 25 Novembro/3 Dezembro 2008

Acredita que não é por mal, mas é difícil acreditar em neve com 6,8 ºC.
Tentei fundamentar a minha opinião o melhor possível. ;)
Vamos ver se há mais testemunhos com fotos e dados de temperatura no momento fornecidos por alguém que viu o mesmo e pode ser que eu mude de ideias, embora ache improvável.
Apenas tenho esta atitude porque ainda ontem parece que nevou no país inteiro com 8 ºC, pelo que relataram aqui no fórum. ;)


Ok Daniel, sem problema. Só que eu penso que sei distinguir neve de granizo mas pronto ;)
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Re: Seg. Especial Tempo Frio - Depressão «Helena» 25 Novembro/3 Dezembro 2008

Já tinha colocado uma questão há já alguns dias que ninguém me chegou a responder. Uma questão para alguns estúpida, mas que tenho curiosidade em saber a resposta: Dada a altura a que me encontro, o que é que tinha que acontecer (combinação de factores) para nevar aqui? :huh:
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,510
Local
Bragança (675m)
Re: Seg. Especial Tempo Frio - Depressão «Helena» 25 Novembro/3 Dezembro 2008

Pode ser que sim. Estou a 100 metros de altur (é pouco) mas que parecia neve lá isso parecia e penso que a foto é ilustrativa. Aliás a certa altura tudo em contraste com o prédio era branca a cair e a levitar. Mas se vocês dizem que não quem sou eu para contraria... :D

Pode bem ter sido neve rolada (graupel): Precipitação de grãos de gelo brancos e opacos. Estes grãos são esféricos e às vezes cónicos, com um diâmetro entre 2 e 5mm. Os grãos são quebradiços e esmagam-se facilmente; quando caem no solo duro ressaltam. A precipitação de neve rolada ocorre geralmente sob a forma de aguaceiros, em conjunto com precipitação de flocos de neve ou de gotas de chuva.


A neve rolada pode cair com valores de temperatura mais elevados e é suficientemente pequena e leve para “flutuar” no ar.
 

jonaslor

Nimbostratus
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
546
Local
Loriga 770 m (Serra da Estrela)
Re: Seg. Especial Tempo Frio - Depressão «Helena» 25 Novembro/3 Dezembro 2008

A neve que faltou nos últimos anos parece que está a cair toda neste episódio :D

Realmente é bem verdade.
Todos os anos costuma cair, mas são fracos. Antigamente é que era, dizem os antigos.
Na minha idade apenas me lembro de um grande nevão de 1994 penso que em Janeiro ou fevereiro se não estou em erro.
Mas este também não lhe fica nada atrás. Talvez estejam equiparados.
Abençoada D. Helena. lol:)
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,489
Local
Alcochete/Lisboa
Re: Seg. Especial Tempo Frio - Depressão «Helena» 25 Novembro/3 Dezembro 2008

Ora vim agora duma "caçada" à Serra de Sintra, visto hoje ser o dia mais frio, e ainda sobrarem alguns aguaceiros..
E cá está o resultado! :D










Pronto, desculpem pela qualidade, nada de jeito.. É o que se arranjo, e já foi muito, tendo em conta o local!

Resumindo, foram tiradas no parque abaixo do palácio da pena,portanto a uns 450m imagino eu..
Começou a chover, entretanto por segundos pareceu-me sleet, mas foi tão breve que fiquei na dúvida.. Continuou a chover uns bons minutos, até que a certa altura intensificou.. E durante quase 5min caíu esta "sleet". Não sei o nome mais certo, mas pronto, neve fundida, qualquer coisa.. Granizo não era de certeza ;)
Depois acalmou e continuou a chover!

Se eu soubesse... Ainda tinha pago o roubo de bilhete para subir lá acima aos jardins do palácio, que ainda devem ser mais uns 50-100m e faz alguma diferença!!

:D
 
Editado por um moderador: