Seg. Especial Tempo Frio - Depressão «Helena» 25 Novembro/2 Dezembro 2008



RMira

Nimbostratus
Registo
24 Nov 2006
Mensagens
926
Local
Setúbal
Re: Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2008

Dream Mode: E que run! Mais de metade do país ficava pintadinho de branco! Lindo!
Wake mode: Ainda falta muito!
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Re: Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2008

Parece-me uma saída um pouco estranha do GFS

Sim, sem dúvida :D
Temperaturas de quase -10ºC ao pé de Bragança aos 2m num modelo global só pode ser mesmo uma run estranha.

gfspit2mv180ht5.png
 

Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
Re: Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2008

Esta saída confirma a saída das 12Z e na minha opinião para aqui até melhora ligeiramente pois a neve começaria logo na sexta feira sem haver chuva antes. Na noite de sábado para domingo até poderíamos ter neve em locais baixos do litoral, e depois com a cobertura de neve as mínimas nos dias posteriores poderão ser muito baixas como o Vince mostrou.

Acho que a partir de agora as previsões só podem piorar, a não ser que o GFS meta ainda mais precipitação... :p
 

Bgc

Nimbostratus
Registo
17 Nov 2007
Mensagens
985
Local
Nogueira,Bragança(770m)/Porto

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Re: Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2008

pois é tudo em consenso, o ECMWF, o GFS e até sites como o yahoo weather, o weather channel, freemeteo, o meteoblue, etc.
mas há um senao o FNMOC que atrasa a festa só pa domingo mas intensifica-a de uma maneira bruta.
resumindo e na minha opiniao vamos ter chuva e vento fortes, mar revolto , trovoadas dispersas, temperaturas baixas ( em lis entre os 9 e os 14Cº) e cotas a rondar os 800m, mas nunca abaixo dos 600m
tudo isto a partir de 6ª a noite no norte e sabado de manha no sul e até ao infinito modelistico.
para todos penso que estas sao grandes noticias e desejo-vos boa sorte e um dezembro cheio de fenomenos atmosfericos interessantes.
boas:D:):cold::rain::p:w00t::surprise::shocking:
 

Tiagofsky

Nimbostratus
Registo
29 Jan 2006
Mensagens
629
Local
Porto
Re: Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2008

EU JURO QUE VOU SONHAR COM ISTO!!!A acontecer este cenário do GFS esta situação seria quase de proporções épicas e FANTÁSTICAS!!Não me lembro de ter visto isto alguma vez nos tempos que correm a não ser quando por devaneio olho nos modelos para os lados da Rússia ou coisa do género..Isto era sinal que começariamos a ter um Inverno como existe na mesma latitude nos Estados Unidos..:rolleyes: Bem, Deus queira que isto não tenha sido um simples erro de cálculos, mas eu vou mesmo seguir com a maior atenção (para não dizer colanço) as próximas saídas...

VÁ LÁ PESSOAL!UMA FORCINHA!!!:p:hehe::w00t:
 

Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)

Gongas

Cumulus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
454
Local
Coimbra 114m
Re: Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2008

Ai se isto mudar de figura vai ser um descalabro, as expectativas tão muito elevadas...e Portugal não costuma ter grande sorte