Seg. Especial Tempo Frio - Depressão «Helena» 25 Novembro/2 Dezembro 2008

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Re: Seg. Especial Tempo Frio - Depressão «Helena» 25 Novembro/3 Dezembro 2008

Muita ventania agora, forte aguaceiro. A célula é tão grande que a minha máquina fotográfica não consegue captar toda :shocking:
 


Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Re: Seg. Especial Tempo Frio - Depressão «Helena» 25 Novembro/3 Dezembro 2008

O problema é que eu vivi muitos anos no Porto, e vivendo agora em Braga, recordo muito aquele célebre 14/01/1987, em que no Porto nevou apenas de manhã, e com pouca intensidade, e em Braga, a apenas 50Km, nevou todo o dia, com moderada intensidade. Daí eu ficar com a sensação de que, não sendo fácil nevar em Braga, seria menos difícil que nevar no Porto.

Além disso, uma tabela de registos que o Minho forneceu em tempos, nas décadas de 40,50,60 nevava pelo menos 2/3 vezes em Braga. E no final do Sec. XIX, há registos impressionantes de nevadas frequentes em Guimarães.
Daí eu pensar que em Braga, seria menos complicado nevar. Esta situação pareceu-me muito parecida com aquela de Jan 1987, com uma circulação atmosférica de NW semelhante, embora sem uma prévia entrada de uma corrente siberiana, como aconteceu naquela altura nas semanas anteriores ... talvez seja esta a diferença, e talvez perceba agora a afirmação do nosso saudoso Grannevada, que dizia que o período de retorno daquele nevão é, em média, de 100 anos ... :(

Mas acredita que é mesmo por um bocadinho "assim" que não está a nevar em Braga. Mais uma vez penso que é azar porque desta vez estamos em Novembro e falta frio a 850hPa porque, depois quando chegarmos a Janeiro temos o frio mas não temos precipitação... e é essa combinação que tem tornado tão difícil a neve surgir nos vales da zona do Minho interior nos últimos anos.
 

JoãoPT

Nimbostratus
Registo
4 Nov 2008
Mensagens
1,450
Local
Vidigueira
Re: Seg. Especial Tempo Frio - Depressão «Helena» 25 Novembro/3 Dezembro 2008

Fui agora mesmo ao freemeteo e no tempo actual Lisboa diz que esta a nevar:confused:, a minha miníma foi de 4,9ºC, actualmente houve uma queda dos 10,0ºC para os 9,5ºC acabou de passar aqui uma célula que largou um aguaceiro moderado e um arco-irís, deve ter sido a causa da descida da temperatura:w00t:
 

mr. phillip

Cumulonimbus
Registo
26 Dez 2006
Mensagens
3,890
Local
Varsóvia, Polónia (100m)
Re: Seg. Especial Tempo Frio - Depressão «Helena» 25 Novembro/3 Dezembro 2008

Freemeteo: Lisboa, 11º, Neve!


Isto é que é uma fonte credível

Muito credível...:D

Por aqui cai um grande aguaceiro com granizo, e a temperatura caiu para os 6.8ºC...
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,181
Local
Setúbal
Re: Seg. Especial Tempo Frio - Depressão «Helena» 25 Novembro/3 Dezembro 2008

Aqui acabou de passar um aguaceiro moderado a forte mas ainda não foi desta que vi cair o granizo :angry: tenho agora 8,7ºC a subir já
 

Iceberg

Nimbostratus
Registo
5 Jun 2006
Mensagens
983
Local
Braga
Re: Seg. Especial Tempo Frio - Depressão «Helena» 25 Novembro/3 Dezembro 2008

Mas acredita que é mesmo por um bocadinho "assim" que não está a nevar em Braga. Mais uma vez penso que é azar porque desta vez estamos em Novembro e falta frio a 850hPa porque, depois quando chegarmos a Janeiro temos o frio mas não temos precipitação... e é essa combinação que tem tornado tão difícil a neve surgir nos vales da zona do Minho interior nos últimos anos.

Exactamente, Minho, adivinhaste o meu pensamento, o problema chama-se Novembro ! Até porque, como os teus registos indicam, praticamente não existe registos de queda de neve em Braga nos meses de Nov e Dez. Apenas Jan e Fev, que são os meses mais propícios para esses acontecimentos ...

Já agora, acho que já te perguntei isto uma vez, mas renovo a questão: qual achas a cidade mais favorável para queda de neve: Braga ou Guimarães ? Ou não notas grandes diferenças ?
 

HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
Re: Seg. Especial Tempo Frio - Depressão «Helena» 25 Novembro/3 Dezembro 2008

Aqui caiu um valente aguaceiro que fez descer a temperatura assim:

15:30 10,5ºC
15:50 6,9ºC

Já está a subir...
 

JoãoPT

Nimbostratus
Registo
4 Nov 2008
Mensagens
1,450
Local
Vidigueira
Re: Seg. Especial Tempo Frio - Depressão «Helena» 25 Novembro/3 Dezembro 2008

8,9ºC:surprise: e continua a descer, parece que vem ai mais um aguaceiro aproxima-se outra célula:w00t:
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Re: Seg. Especial Tempo Frio - Depressão «Helena» 25 Novembro/3 Dezembro 2008

Caíram umas pingas aqui mas nada de mais... Aqui fica uma foto da célula que passou, apesar de não ter conseguido apanhá-la inteira :p

img0097hk7.jpg
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,510
Local
Bragança (675m)
Re: Seg. Especial Tempo Frio - Depressão «Helena» 25 Novembro/3 Dezembro 2008

3,1ºC e caem pequenas partículas de gelo (mini-graupel :D).