Seg. Especial Tempo Frio - Depressão «Helena» 25 Novembro/2 Dezembro 2008

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Tópico especial de seguimento da entrada de frio a partir de Terça-feira, 25 de Novembro, e da possibilidade de chuva ou neve a cotas médias a partir do próximo fim de semana prolongado.


Para análises mais detalhadas e fundamentadas de previsões e modelos, alertas oficiais, etc, mantém-se o tópico habitual de acordo com as regras do mesmo:
-> Análise Modelos, Previsão e Alertas - Novembro 2008
 


Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Re: Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2008

Já vi pelas imagens (das RUN's) que pouco ou nada se alterou em relação à situação do próximo fim de semana. Espero que tudo continue assim sem grandes alterações.
 

ppereira

Cumulus
Registo
18 Dez 2007
Mensagens
331
Local
Lisboa/Guarda
Re: Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2008

tive a fazer as contas e no fds a cota poderá andar nos 700/800 m, de acordo com a run das 06.
nada mau mas parece-me difícil com uma entrada de sudoeste.
quanto à neve na estrela essa já me parece quase garantida, agora não sei se serão centímetros ou "metros e metros":lol:
pode ser que sim, já lá passei com neve a 5/6 metros:eek:, foi à alguns anos
 

squidward

Cumulonimbus
Registo
4 Abr 2007
Mensagens
2,410
Local
Azambuja
Re: Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2008

a manter-se este cenário, será que se vão repetir as cheias de 2006 ou as de 2000/2001?? Isso era um sonho, já tenho algumas saudades de ver as cheias aqui no Ribatejo:p
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Re: Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2008

a manter-se este cenário, será que se vão repetir as cheias de 2006 ou as de 2000/2001?? Isso era um sonho, já tenho algumas saudades de ver as cheias aqui no Ribatejo:p

Eu também já tenho saudades de cheias... Desde 1997 que a vala ao pé da minha casa não transborda... :(
 

JoãoDias

Nimbostratus
Registo
6 Jun 2008
Mensagens
663
Local
Avintes, Portogal
Re: Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2008

Mas quarta-feira dificilmente haverá precipitação em minha opinião.

A saída das 6h foi excelente para neve no fim de semana em cotas médias, e a acreditar no ensemble até se poderá dizer que foi uma saída quente.

mt8portoensgu9.png
 

JoãoDias

Nimbostratus
Registo
6 Jun 2008
Mensagens
663
Local
Avintes, Portogal
Re: Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2008

Mas o IM na previsão descritiva só refere a cota de neve se preverem precipitação, pelo menos até agora tem sido sempre assim.
 

Bgc

Nimbostratus
Registo
17 Nov 2007
Mensagens
985
Local
Nogueira,Bragança(770m)/Porto
Re: Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2008

Por acaso só falam mesmo em aguaceiros fracos...
No INM põe quase sempre a cota, mesmo que só prevejam céu limpo, que é o caso de 4ª f para Castilla Y León.
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Re: Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2008

a manter-se este cenário, será que se vão repetir as cheias de 2006 ou as de 2000/2001?? Isso era um sonho, já tenho algumas saudades de ver as cheias aqui no Ribatejo:p


Tenho-te dizer que não, pois teria de ser muitos dias a chover no interior de Espanha; as barragens espanholas e a de Castelo de Bode teriam de estar em rotura, e depois era uma questão de gestão de caudais, por parte engenheiros hidraulicos.
E se acontecer o que está previsto (sem alarme), é um episódio de forte precipitação que poderá causar pequenas inundações locais.
 

ppereira

Cumulus
Registo
18 Dez 2007
Mensagens
331
Local
Lisboa/Guarda
Re: Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2008

Parece que no fds os modelos estão a prever o melhor cenário.
As duas massas de ar frio vão juntar-se, não ocorrendo a possível subida de temperatura.
embora sejam previsões a cerca de 100h, já começa a ser uma tendência muito forte.
será que é desta que a chuva forte se vai juntar o tempo frio???
montalegre, bragança e guarda esperam por este possível acontecimento:w00t:
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Re: Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2008

Parece que no fds os modelos estão a prever o melhor cenário.
As duas massas de ar frio vão juntar-se, não ocorrendo a possível subida de temperatura.
embora sejam previsões a cerca de 100h, já começa a ser uma tendência muito forte.
será que é desta que a chuva forte se vai juntar o tempo frio???
montalegre, bragança e guarda esperam por este possível acontecimento:w00t:



Tens que definir o que espera com esta previsão:) para as cidades em questão se é neve esquece, pois o ar tem proveniencia subtropical, e que por sua vez grandes quantidades de precipitação ao nivel de chuva.
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Re: Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2008

Faço um reparo no meu post anterior, se cair neve na situação que se aproxima neste fim de semana, ela deverá cair nas cotas dos 1400 m ou mais para cima, e estou a pôr este valor já com muitas reservas.
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Re: Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2008

A run é surpreendente mesmo:

- Quantidades de precipitação já exageradas

- Descida acentuada em relação a run's anteriores da temperatura a 850hPa

Estes dois factores não costumam ocorrer em simultâneo. Ou seja os modelos costumam indicar geralmente comportamentos opostos.

Neste cenário é de facto possível que ocorra precipitação sob a forma de neve a cotas médias/altas. No entanto isso é a leitura da run em si. Muitos factores poderão vir a jogo nesta complicada equação.