Seg. Especial - Trovoadas e Instabilidade 10-16 Setembro 2007

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Re: Seguimento - Setembro de 2007

Estremoz: Notável descida da pressão atmosférica (1017 hPa) e crescimento de cumulonimbos dispersos.

Afinal hoje ainda mexe qualquer coisita em Portugal...

sat-3.jpg

http://www.sat24.nl/sat/sp_loop.gif?rnd=190002
 


mocha

Nimbostratus
Registo
5 Dez 2006
Mensagens
1,596
Local
Barreiro
Re: Seg. Especial - Trovoadas e Instabilidade 10-13 Setembro 2007

bem pessoal como deem de ter reparado, tive ausente do forum de ferias no algarve, e depois alentejo.
na 2ª feira feira fui a Melides em busca do jantar, quando entro na vila e vejo o ceu carregadissimo, para o lado interior, no vale aquilo ate metia medo, pois é foi o maior cenario de temporal k ja assisti na vida,e deu mt bem pra perceber k de um momento pro outro td pode mudar.
mal entrei no supermercado, começou a trovejar tão forte, k disseram me mais tarde k o raio caiu numa habitação ali perto em vale de figueira apenas a 0.5 km da vila.
sucessão de varios trovões onde a luz foi abaixo varias vezes, e depois uma coisa incrivel, de um momento pro outro levantou se um vento k derrubou caixotes de lixo (grandes), postes, e arvores, não esquecendo a granizada k caiu, k a sra teve de fechar as grades do super, isto td por volta das 18.45 dia 10.
quando abrandou a tempestade, e levantaram as grades, nem queria acreditar na corrente de agua k vinha da parte de cima da vila impossibiltando nos de chegara te ao carro.
esperamos cerca de mais uns 10m e tentamos passar o "rio", agua gelada pelo meio da perna, k gelou me os pes de uma maneira k tive de massaja los, pois deixei de sentir os deditos, enfim de volta ao acampamento, o cenario era de ramos de arvores na estradam postes e caixotes lixo derrubados, e grandes lençois de agua e lama, enfim nada visto por os habitantes, imaginem a minha aventura, no sitio certo a hora certa, infelizmente sem o tlm pra registar o temporal:thumbsup::thumbsup:
 

redragon

Cumulus
Registo
5 Nov 2006
Mensagens
242
Local
Elvas
Re: Seguimento - Setembro de 2007

Aqui por Elvas já há trovoada e começou agora mesmo a chover...acho que vou ter um final de tarde de fazer inveja a muita gente...
vejam só o que vem ai pelos radares...
 

redragon

Cumulus
Registo
5 Nov 2006
Mensagens
242
Local
Elvas
Re: Seguimento - Setembro de 2007

Neste momento,chuva e vento forte. Trovoada cada vez mais intensa!!!!
LINDO!!!!!
A pressão caiu para os 1015


LINDO LINDO LINDO!!!!!!!!!
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Re: Seg. Especial - Trovoadas e Instabilidade 10-14 Setembro 2007

Realmente isso tem estado com aspecto pujante ....

19:00
b-3.jpg




20:30
a-6.jpg
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,402
Local
Olhão (24 m)
Re: Seg. Especial - Trovoadas e Instabilidade 10-14 Setembro 2007

http://imageshack.us]
far070914200016ij1.jpg


A instabilidade tem vindo de nordeste para sudoeste será que a instabilidade ainda afectará o sotavento algarvio esta noite ou morre pelo caminho:huh:??
 

ALV72

Cumulus
Registo
27 Nov 2006
Mensagens
243
Local
Vila Nova de Poiares
Re: Seg. Especial - Trovoadas e Instabilidade 10-14 Setembro 2007

Não sei se repararam, mas em Portalegre na ultima hora 21,7 lt M2 e a temperatura inferior 10º ás estações vizinhas:surprise::surprise::surprise:
 

Prof BioGeo

Nimbostratus
Registo
19 Dez 2006
Mensagens
706
Local
Moura, Alentejo
Re: Seg. Especial - Trovoadas e Instabilidade 10-14 Setembro 2007

Isto é estranho... pelo radar, devia estar aqui o céu a desabar... mas nada! Só alguns relâmpagos ao longe e nem pinga de chuva :huh::huh:
E a pressão tem estado a subir: dos 1021hpa para 1024hpa na última hora...
O vento que há pouco era intenso, abrandou. Será que ainda cá chega alguma coisa?
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Re: Seg. Especial - Trovoadas e Instabilidade 10-14 Setembro 2007

Isto é estranho... pelo radar, devia estar aqui o céu a desabar... mas nada! Só alguns relâmpagos ao longe e nem pinga de chuva :huh::huh:
E a pressão tem estado a subir: dos 1021hpa para 1024hpa na última hora...
O vento que há pouco era intenso, abrandou. Será que ainda cá chega alguma coisa?

Nem uns clarões de vêem a Norte??


Animação Satélite de Hoje As nuvens parece que estão em efervescência :)

untitledfb1.gif
 

Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
Re: Seg. Especial - Trovoadas e Instabilidade 10-14 Setembro 2007

Boas. Hoje foi mais um dia de azar, a trovoada (?) voltou a passar ao lado daqui. Durante o final da tarde ainda cairam umas gotas que mal deram para molhar o chão, mas a sul da cidade deve ter caido bem.

Foto onde se pode ver a Serra da Nogueira (a SW de Bragança) e cortinas de precipitação à direita (dificilmente visivel na foto)
414c3204.jpg
 

spor

Cirrus
Registo
20 Ago 2007
Mensagens
41
Local
Elvas
Re: Seg. Especial - Trovoadas e Instabilidade 10-14 Setembro 2007

Como já foi dito, isto aqui em Elvas foi impressionante. Não me lembro de ter visto nuvens tão escuras e tantos relâmpagos juntos. Houve momentos em que parecia que estava de dia. Quanto aos trovões, parecia um concerto.

Eu tirei algumas fotos e fiz alguns filmes, não são excelentes, mas dá para ficar com uma ideia. Os melhores relâmpagos ficaram na minha memória, pois apareciam sempre que a máquina não estava ligada...:(

Aqui vê-se as nuvens a chegar




Os filmes têm um tamanho entre os 4 e os 12 megas, alguém sabem onde é que devo fazer o upload para depois colocar aqui?