Seg. Especial Vento, Chuva, Neve e Temporal no Mar 1-5 Janeiro 2008

  • Thread starter Membro excluído 274
  • Data de início

jpaulov

Cirrus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
92
Local
Bragança
Neste momento não deve nevar em nenhum ponto do Norte, apenas a Serra da Estrela deve estar a ser comtemplada...vamos ver o que nos reserva esta noite...
Como já foi dito aqui já neva na Puebla

Pelo que vi na página, eles referem-se de certeza à zona dos túneis da auto-estrada das rias bajas (cerca de 1300 metros se não me engano) e não propriamente à localidade que se situa muito mais baixo!
lá para montesinho também deve estar a nevar...
:unsure:
 


M

Membro excluído 274

Não era suposto a temperatura baixar! Bem pelo contrário! 13.1ºC, estou com a máxima do dia, ou pior da noite!:(
 

Tiagofsky

Nimbostratus
Registo
29 Jan 2006
Mensagens
629
Local
Porto
Pelo Porto, mínima de 10,5ºC esta noite e continua a volta disso...Neste momento, 10,8ºC e fui acordado com a granizada brutal k ta a cair...Bota a estudar agr k ha exame sexta!!
Abraços!
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Quanto a neve foi um flop no norte, a avaliar pelos 4.6ºC do Fil em Bragança e os 4.8ºC do IM em Lamas de Mouro pelas 06:00. Salvou-se a precipitação que acabou por ser um pouco mais generosa que o previsto. Segundo a mesma estação do Fil em Bragança recolheu 7.6mm ontem e 4.6mm hoje.

Por aqui alguma chuva ligeira e algum vento de fraco a moderado. A estação do Fsl aqui em Oeiras recolheu 20.6mm ontem e 2.3mm hoje.
 

Weatherman

Cumulus
Registo
27 Nov 2006
Mensagens
145
Local
Vouzela
O IM esta parvo ou entao estao a fazer previsoes para o kosovo
neve a acima dos 600 metros, nao sei aonde:huh:!!

por aqui estamos com 7,9ºC, com uma humidade de 98% pressão 1009hPa e ceu muito nublado
 

iceworld

Nimbostratus
Registo
18 Dez 2007
Mensagens
1,052
Local
coimbra ( 85m )
Bom dia! Por aqui sigo com 12.7º com algumas abertas apesar de ameaçar chuva principalmente a sudoeste. :)
Os senhores do Im é que deviam ir explicar para a televisão o porque de tais previsões! E mais importante ainda, o porque de manterem as previsões quando já se viu que falharam ( estão a dar neve para Vila Real o dia todo :confused:) ou alguém acha que isto ainda muda? :huh:
 

filipept

Cumulus
Registo
11 Out 2006
Mensagens
492
Local
Bico-Amares-Braga
Para mim, esta imagem explica um pouco o porquê das cotas de neve não estarem a bater certo. A depressão parece ter-se deslocado um pouco para cima ao encontrar-se com o continente, mas se repararem, ainda existe possibilidade de as cotas descerem um pouco.

20080102.0645.RGB.3.8km.airmass.AtlN_EAtlan_Overview.jpeg


Posso estar enganado e até errado, pois não sou expert :D . o que pensam :huh:

Fonte: https://www.nemoc.navy.mil/site/satellite/ (podem ver o loop lá)
 

JPMMarques

Cirrus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
26
Local
Póvoa de Varzim/Vila do Conde
Bom dia para todos. Alguem que perceba mais do tempo do que o pessoal, que ainda está de ressaca da passagem de ano:disgust:, do IM (tendo em conta as ultimas previsões) me pode dizer se hoje poderei apanhar neve no alto da serra do Marão??? É que fiado nas previsões marquei uma viagem com uns amigos meus para contemplarmos a fantástica neve que supostamente estaria a cobrir as serras do norte e centro de Portugal e não queria tar a fazer muitos km em vão.
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Viva caros Meteoloucos :)

Em primeiro lugar espero que tenham tido uma excelente passagem! Um óptimo 2008 é o que vos desejo e é muito agradável estar de novo na vossa companhia :thumbsup:

Aqui por Coimbra, noite muito ventosa nas primeiras horas, acalmando o vento na madrugada. Chuva por vezes intensa no início da noite! Neste momento continuo sem registos da minha estação... :sad: Tenho que ir a uma loja de ferragens para achar um fixador de modo a prender o sensor no exterior. Ontem tentei nova colocação provisória com fita cola e umas cordas... Mas o vento estava muito forte, pelo que é melhor deixar passar o temporal...

Quanto a este tópico especial... Chuva confirma-se, vento confirma-se, temporal no mar parece que também se confirma... neve é que nem vê-la...

Não sei se concordam comigo, mas não acham que a filosofia inerente ás previsões do IM passaram do 8 para o 80? (será que o meteoPT tem algo a ver com isto? :lmao: ). Esta previsão de neve acima de 600 metros foi no mínimo "arriscado"... Mas numa filosofia de prevenção, e para não bater mais no ceguinho, acho preferível isto do que algumas "não previsões" do passado, ou aqueles alertas lançados quando já tudo tinha passado e os estragos estavam feitos... mais vale prevenir!

Forte abraço!
 

Nuno Pimenta

Nimbostratus
Registo
27 Jan 2006
Mensagens
1,334
Local
Portalegre
A mais de 1500 m com certeza que já nevou.Até provavelmente poderá nevar a cima dos 1100m....mas não me venham cá com histórias dos 600m.

Eu bem vos falava ontem...dos alertas.No mínimo ridiculos!!!:angry: :disgust: :confused: :( :mad:
 

iceworld

Nimbostratus
Registo
18 Dez 2007
Mensagens
1,052
Local
coimbra ( 85m )
Bom dia para todos. Alguem que perceba mais do tempo do que o pessoal, que ainda está de ressaca da passagem de ano:disgust:, do IM (tendo em conta as ultimas previsões) me pode dizer se hoje poderei apanhar neve no alto da serra do Marão??? É que fiado nas previsões marquei uma viagem com uns amigos meus para contemplarmos a fantástica neve que supostamente estaria a cobrir as serras do norte e centro de Portugal e não queria tar a fazer muitos km em vão.


Acho que aqui tb ninguém se vai comprometer a dizer para irem porque como as coisas estão pode nevar ou não , embora eu acredite que a 1400m haja neve, não esperem o cenário que imaginaram com as previsões do IM.
PS: Sou um puro amador por isso já sabes .... fia-te na virgem, e não corras não, que vais ver o que te acontece... :thumbsup:
 

iceworld

Nimbostratus
Registo
18 Dez 2007
Mensagens
1,052
Local
coimbra ( 85m )
Viva caros Meteoloucos :)

Em primeiro lugar espero que tenham tido uma excelente passagem! Um óptimo 2008 é o que vos desejo e é muito agradável estar de novo na vossa companhia :thumbsup:

Aqui por Coimbra, noite muito ventosa nas primeiras horas, acalmando o vento na madrugada. Chuva por vezes intensa no início da noite! Neste momento continuo sem registos da minha estação... :sad: Tenho que ir a uma loja de ferragens para achar um fixador de modo a prender o sensor no exterior. Ontem tentei nova colocação provisória com fita cola e umas cordas... Mas o vento estava muito forte, pelo que é melhor deixar passar o temporal...

Quanto a este tópico especial... Chuva confirma-se, vento confirma-se, temporal no mar parece que também se confirma... neve é que nem vê-la.

Não sei se concordam comigo, mas não acham que a filosofia inerente ás previsões do IM passaram do 8 para o 80? (será que o meteoPT tem algo a ver com isto? :lmao: ). Esta previsão de neve acima de 600 metros foi no mínimo "arriscado"... Mas numa filosofia de prevenção, e para não bater mais no ceguinho, acho preferível isto do que algumas "não previsões" do passado, ou aqueles alertas lançados quando já tudo tinha passado e os estragos estavam feitos... mais vale prevenir!

Forte abraço!

Viva Vitamos quando fixares isso avisa para retomarmos as comparações de medições. :thumbsup:
Pela tua lógica vamos então passar a ter algumas previsões de cota 0 para prevenir a neve que pode cair a 600m.:D
Vai ser no mínimo interessante :rolleyes: