Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Abril 2011

Tópico em 'Seguimento Meteorológico' iniciado por stormy 29 Mar 2011 às 14:29.

  1. Costa

    Costa
    Expand Collapse
    Cumulus

    Registo:
    14 Abr 2007
    Mensagens:
    391
    Local:
    PT
    Praticamente todos os anos em Abril existem episódios de temperaturas a rondar os 30ºC, não vejo aonde está o espanto.
     
  2. David sf

    David sf
    Expand Collapse
    Staff

    Registo:
    8 Jan 2009
    Mensagens:
    4,243
    Local:
    Oeiras / Portel
    Geralmente já bem no final do mês.

    Um exemplo: Porto (Serra do Pilar):

    Máxima do período 1971-2000 no mês de Abril: 28,9ºC

    Máxima de hoje: Ia muito perto dos 31ºC quando deixou de transmitir dados pelas 14h. Mesmo que tenha sido essa a máxima bateu por 2ºC o valor máximo 1971-2000.

    Mínima mais alta 1971-2000 em Abril: 17,3ºC

    Mínima de hoje: Um pouco acima dos 21ºC, pulverizou em cerca de 4ºC a mínima mais alta 71-00. Ficou cerca de 3,5ºC do valor normal das máximas em Abril (17,7ºC).

    Haver uma máxima de 32,4ºC no Alto Minho ou uma mínima tropical no norte do pais a 6 de Abril, podendo não ser inédito, eu duvido que alguém tenha registos. Se alguém tiver pode apresentá-los. Mas para mim estamos a assistir a um fenómeno excepcional, algo de que eu não tenho memória.

    Nos próximos dias o calor deve continuar, apesar de uma ligeira descida no sábado, corrigida com uma pequena subida logo no dia seguinte. As temperaturas só deverão normalizar por volta de dia 15, mas muito provavelmente a chuva manter-se-á afastada durante algum tempo mais. Este Abril vai ser para bater recordes, principalmente a norte, e se não houver nenhum episódio excepcional de frio vai acabar escandalosamente acima da media, provavelmente uns 3/4ºC. Hoje a anomalia em alguns pontos do litoral norte, foi superior a 10ºC.
     
  3. beachboy30

    beachboy30
    Expand Collapse
    Cumulus

    Registo:
    29 Mai 2008
    Mensagens:
    405
    Local:
    Aroeira
    O "espanto" neste início de mês está na persistência do AA na sua posição de bloqueio em relação à PI e que insiste em não sair. Nem no Verão ele fica tanto tempo nesta posição. Este AA, aliado a uma depressão nos Açores, e a uma (em altura) em Marrocos, traz uma corrente de E/SE sobre nós muito forte e transporta na sua circulação uma massa de ar muito seca e já relativamente quente do norte de África (em conjunto com muita poeira).

    Estas 3 peças em conjunto estão a tornar este Abril num autêntico fenómeno e a deixar Julho e Agosto absolutamente envergonhados. Se isto acontecesse nessa altura, teríamos uma vaga de calor muito parecida com a de 2003, com temperaturas da ordem dos 40ºC no litoral oeste... Nesta altura "fica-se" pelos 30ºC...

    De qualquer das formas, o AA começa a perder força para voltar novamente a intensificar-se a partir de Sábado/Domingo, e com a atmosfera já relativamente quente por aqui... espera-nos mais um período de Verão...

    Sendo a atmosfera de equilíbrios, este Verão antecipado faz-me suspeitar que o verdadeiro Verão poderá ser mais fresco e instável, com "restos" de frentes a atravessar o país com alguma regularidade... A ver vamos... Mas mais no curto prazo, acredito num Maio instável e até frio, este calor e estabilidade durante tanto tempo nesta altura terá de ser "compensado" brevemente... Minha opinião, pelo menos...
     
  4. Rainy

    Rainy
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    16 Jun 2010
    Mensagens:
    506
    Local:
    Massamá
    Espero que tenhas razão porque a chuva tambem é preciosa;)
     
  5. Rainy

    Rainy
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    16 Jun 2010
    Mensagens:
    506
    Local:
    Massamá
    Que se pode esperar pra semana;)
     
  6. Gerofil

    Gerofil
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    21 Mar 2007
    Mensagens:
    9,583
    Local:
    Estremoz (401 metros)
    Para Sábado, com o vento a rodar para oeste, vai haver uma descida da temperatura máxima do ar, descida essa que deve ser bastante acentuada nas regiões do litoral oeste.
    No Domingo, com o vento a rodar para o quadrante norte, haverá nova descida de temperatura que deverá ficar próxima dos valores normais do mês de Abril.
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  7. beachboy30

    beachboy30
    Expand Collapse
    Cumulus

    Registo:
    29 Mai 2008
    Mensagens:
    405
    Local:
    Aroeira
    De facto, depois de uma semana de autêntico Verão, chegar ao fim de semana e apanhar com estas temperaturas e vento fresco de O/NO para depois voltar a subir BASTANTE logo a partir de 2ª feira... O São Pedro anda a gozar com quem trabalha durante a semana, anda anda... :angry: Já no fim de semana passado aconteceu algo semelhante, mas com o tempo ainda pior... e para a semana que se avizinha, o cenário parece querer repetir-se... É caso para dizer, fim de semana = Abril, durante a semana = Julho/Agosto... :mad:.

    Este tempo de Verão é tudo menos normal e não faz nada bem tão pouca chuva nesta altura mas... já que o Verão anda aí, chegar ao fim de semana e ver a temperatura descer 6 ou mais graus para voltar a subir o mesmo a partir de 2ª durante a semana inteira... Irrita... Ainda por cima é o 2º fim de semana seguido, e quiçá não irá para 3...

    Perdoem-me o desabafo...
     
  8. Rainy

    Rainy
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    16 Jun 2010
    Mensagens:
    506
    Local:
    Massamá
    Não percebo os modelos diziam que pra semana já estaria de chuva mas agora adiaram:sad::rain:
     
  9. Geiras

    Geiras
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    16 Jun 2010
    Mensagens:
    4,247
    Local:
    Qta. do Conde / Sintra
    Tens de perceber... são apenas previsões automáticas, tanto podem prever mau tempo como depois bom tempo (trovoada :D). Ainda estamos muito longe, tudo pode voltar a mudar ;)
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  10. Pedro

    Pedro
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    15 Abr 2009
    Mensagens:
    5,549
    Local:
    Vila Chã de Sá - Viseu(441m)//Coimbra
    malta, não tenho tempo para acompanhar previsões, alguém me pode dar uma achega das espectativas para esta semana na Figueira da Foz?:unsure:
     
  11. mr. phillip

    mr. phillip
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    26 Dez 2006
    Mensagens:
    3,860
    Local:
    Quinta do Conde, Sesimbra (20m)
  12. beachboy30

    beachboy30
    Expand Collapse
    Cumulus

    Registo:
    29 Mai 2008
    Mensagens:
    405
    Local:
    Aroeira
    E aí está... Mais uma semana bem quente, de fazer envergonhar Julho e Agosto e o próprio Verão mas... uma vez mais durante a semana apenas... A caminho do final da semana já se avizinham alterações para mais fresco... Mais um fim de semana a destoar deste Verão antecipado... E vão 3, se assim se confirmar... Eu não acredito em coincidências mas... :mad: Tenho de falar com o meu chefe para alterar os meus 2 dias de folga do fim de semana para durante a semana... :confused:

    De qualquer das formas, está na hora da chuva voltar, é ainda muito cedo para "Verão"... Ou pelo menos durante tanto tempo... A próxima semana já parece querer ser completamente diferente destas...
     
  13. Rainy

    Rainy
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    16 Jun 2010
    Mensagens:
    506
    Local:
    Massamá
    Espero que tenhas razão porque já tenho saudades de ver água a escorrer pelas ruas e tudo verdejante:(:rolleyes:
     
  14. Aurélio

    Aurélio
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    23 Nov 2006
    Mensagens:
    4,335
    Local:
    Faro
    Bom dia acordo com os modelos teremos este tempo quente e seco até Sábado, com vento geralmente moderado de Leste em especial aqui no Algarve.
    Contudo nesse mesmo dia chegará á Madeira uma depressão com particular relevo em termos de altitude que trará para o dia de Domingo aguaceiros e trovoadas no arquipélago.
    Essa depressão ainda que com probabilidade fraca poderá originar a alguma instabilidade pontual nas regiões do interior em Portugal.
    Até Domingo os modelos parecem ter algumas certezas do que se passar.
    ...........................
    No dia de Segunda começam os modelos a oscilar isto porque no centro dessa depressão que se formará poderão surgir as chamadas gotas frias, ou seja, em altitude formam-se bolhas de ar muito frio, fortemente causadoras de instabilidade devido ao choque entre massas de ar quente e frio. O surgimento dessas gotas e respectivo deslocamento dessas ainda é uma grande incógnita, e por isso depois de Domingo nada é seguro.
    Portanto neste momento o que aparentemente será garantido ainda que na meteorologia nada seja certo, é que no Domingo teremos uma depressão na região na Madeira de influência fraca sobre nós, mas que na Segunda deslocar-se-á para Nordeste e posicionando-se entre a Madeira/Açores/Portugal.
    A questão aqui é de que forma afectará-nos, se com expressão em altitude somente, com expressão em superficie, se afectará-nos em termos de crista com expressão em altitude, ou devido ao próprio núcleo da depressão.
    Como podem constatar desta minha análise são imensos ses que apenas daqui a 2 dias se esta depressão realmente existir, permitirá tirar conclusões.

    Garantido parece ser que no fim de semana o calor vai abandonar-nos
     

Partilhar esta Página