Primeiro gostaria de fazer um olhar global sobre o padrão a 15 dias:
A evolução da NAO/AO:
Uploaded with
ImageShack.us
Desde Fevereiro que mudamos de padrão, para uma AO/NAO geralmente positivas, algo que os modelos já indicavam no Outono ( nessa altura sob forma de uma aparente mudança para "algo" ainda indefenido..), e que eu já tinha falado em posts anteriores, tal como explicado alguns dos factores que levaram a esta reviravolta.
Modo geral, uma AO/NAO+, para alem de se auto sustentarem ( a AO tem um feedback positivo na NAO e vice versa), tendem a gerar um padrão que leva ao deslocar das altas pressões subtropicais para norte...portanto..juntando 1+2 conseguirão rapidamente ver que teremos uma situação preferencialmente anticiclonica durante os proximos 15 dias...
Aqui está essa situação ( circulo vermelho assinala a região de alta pressão anomala ):
Uploaded with
ImageShack.us
...............................
Analise a curto e médio prazo
Bom..eu antecipei um Abril frio...porque apesar da entrada num regime de NAO/AO+, não fazia ideia de que a intensidade desse padrão fosse tanta e se manifestasse tão cedo.
Previa um Abril com o AA a W e entrada de sucessivos cavados..portanto um Abril á partida fresco e com bastante actividade.
O padrão actual favorece a entrada de cristas anticiclonicas, com bastante ar quente associado....teremos um evento desses entre amanhã e domingo...em que as temperaturas atingirão valores de 25 a 28º em boa parte do territorio continental.
Já entre domingo e 3f, teremos a passagem de um desses cavados de NW...que trará instabilidade e temperaturas mais frescas, embora cause um influxo de ar quente para a Europa, onde se registarão os primeiros dias primaveris do ano..e tambem activos a nivel de convecção.
Mais para a frente impera a tendecia de temperaturas acima da média...como se vê no ensemble para o litoral centro:
Uploaded with
ImageShack.us
................................
Implicações deste inicio quente de Abril
De um modo simplificado podemos afirmar que a atmosfera de se equilibra...uma situação de AO/NAO+ tende a ser muito estavel, mas normalmente, passadas algumas semanas, costuma dar-se um colapso...as depressões extra tropicais começam a definhar devido á falta de gradiente termico ( o ar frio acumula-se no polo e de lá não sai), isso faz com que o jet enfraqueça e rapidamente se começam a observar grandes sulcos nele, entrando-se numa fase negativa co grandes nucleos depressionarios a alimentarem-se do ar gelido que corre livremente para sul.
Bom...com isto quero dizer que é inevitavel que se entre numa fase negativa na AO/NAO pelo menos na 2a metade de Abril...portanto estou bastante certo que as ultimas duas semanas de Abril e a primeira de Maio venham a ser mais frescas, e eventualmente com o retorno das depressões mais para sul...portanto..levando a tempo instavel e mais tipico do inicio da Primavera.
..................................
Sasonal
A nivel sasonal, depois de um Abril proximo ás medias climatologicas, espero um periodo de Maio-Agosto quente...com a NAO/AO+ finalmente a dominarem sendo apenas intercaladas por periodos neutros...teremos grandes entradas da dorsal entre os Açores e o Mediterraneo ocidental/central, com o AA bem forte a N/NW..
Mas isto terá consequencias...nomeadamente no Outono...que talvez seja bastante activo por cá
Resta-me dizer que estes meus raciocinios estão susceptiveis de grande erro...sou apenas um amador que volta e meia tem uma ideia ou consegue entender algumas destas flutuações da atmosfera...
Abraço