Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Abril 2011



AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Na run das 12z, o GFS cava também a depressão prevista para o próximo dia 1 de Maio a oeste do continente.

gfspig500114.png
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Na run das 12z, o GFS cava também a depressão prevista para o próximo dia 1 de Maio a oeste do continente.

gfspig500114.png

Vai tudo depender da quantidade de energia que ela vai encontrar, resultante da massa de ar quente que tem andado por cá..e da intensidade da bolha fria em altura...e de como vai todo o sistema interagir com o jet..

Se de facto a conjunção de factores potencializar ao maximo a energia disponivel, é bem possivel que domingo tenhamos uma depressão bastante interessante!

Em todo o caso...nos proximos dias até 6f continuaremos com calor e instabilidade á tarde...sendo que no sabado o aproximar da depressão deverá causar o agravamento do estado do tempo..com vento, mar agitado e aguaceiros ou periodos de chuva forte, algo que deve durara até 2f.

Resta lembrar que esta não é uma depressão tipica...concerteza terá os normais sistemas frontais, mas a maior parte da instabilidade será devida á presença de um nucleo frio em altura sob massas de ar á superficie relativamente quentes ( mesmo o mar tem estado bem quente)...dai, para alem da frente, teremos a passagem de linhas de instabilidade ou bolsas de instabilidade um pouco por todo o lado...sendo essas as que causarão a maior parte da precipitação ou eventos localmente mais severos..como o granizo ou rajadas mais fortes.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Grande CAPE cá pelos Altos Alentejos, finalmente. A ver se dá em alguma coisa :D, porque nem 1400 tem dado para nada...

Sim isso neste momento somente está bom é para o interior do país porque a parte do Litoral Oeste e Algarve pouco ou quase nada verão com esta nova situação do dia de hoje.
Amanhã á tarde será identica a hoje com aguaceiros e trovoadas no interior.
Sexta neste momento já só vejo aguaceiros e trovoadas no interior, pois os ventos de oeste farão os movimentos ascendentes surgirem no interior e ficarem por lá, claro nada invalida de cair algum chuvisco também no litoral, ou algum aguaceiro.
No Sábado identico a Sexta.
...
No Domingo já quase tudo se esfumou e mais uma vez já quase em cima da hora para variar os modelos tiram o que de melhor davam !! E tudo passa a sul do Algarve.
Enfim é a vida !!
 

HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
A RUN do GFS 18H volta a carregar com CAPE e LI para o Alto Alentejo. Amanhã pode ser um dia de instabilidade bastante interessante.

gfspicape024.png


Temos por exemplo AVIS no centro da acção:

unledts.png
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,401
Local
Olhão (24 m)
Amanhã, será um dia de aguaceiros e trovoadas no interior centro e sul. 6ªfeira vai ocorrer aguaceiros e trovoadas no centro e sul afetando o litoral, sábado um dia idêntico ao de 6ªfeira, domingo será um dia com aguaceiros ou períodos de chuva que podem ser fortes e acompanhados de trovoada.

A run das 12 coloca 30 mm em Olhão, o ECM coloca mais de 20 mm. Mas como isto é trovoadas logo pode chover em Faro e em Olhão não. Mas, ultimamente, estes eventos têm sido generosos no Algarve.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Portanto Vince, amanhã será o dia mais "violento" em instabilidade, correcto? O que posso eu esperar por estas terras?:unsure:

Nem sempre as coisas são assim, muitas vezes não são os dias com mais CAPE os que geram as melhores células ou estas acontecem nas zonas onde há mais CAPE. Mas parece-me pelo menos seguro esperar que a instabilidade além de se formar no interior sul chegando pontualmente a zonas do litoral como ontem, hoje também andará pela região centro.


GFS

gfsprec.gif



ECM

ecm.gif



ALADIN

aladinz.gif



WRF

wrfu.gif