Regras deste tópico: Regras Análise Modelos, Previsão e Alertas Nota sobre a utilização dos dois tópicos de Previsões Aviso MeteoPT As análises, previsões ou alertas neste forum são apenas a opinião dos utilizadores que as proferem e são da sua inteira responsabilidade. Não são previsões ou alertas de entidades oficiais, salvo indicação em contrário, não devendo portanto ser usadas como tal. Para previsões, avisos e alertas oficiais, consulte sempre os produtos do Instituto de Meteorologia, Protecção Civil ou outras entidades com essa função.
Storm Forecast Valid: Sun 01 Apr 2012 06:00 to Mon 02 Apr 2012 06:00 UTC Issued: Sat 31 Mar 2012 18:07 Forecaster: TUSCHY A level 1 was issued for parts of Portugal and Spain mainly for isolated large hail.
Neste momento o radar do IM mostra uma linha de instabilidade a unir Portalegre e a região do litoral oeste a norte de Lisboa. Nenhum modelo previu isto, portanto é difícil começar uma análise das previsões para hoje, quando esta já está errada, mas aqui fica a previsão do ECMWF para o período entre as 7 e as 19 horas de hoje: Nota-se que finalmente o norte do país será atingido, hoje será um dia com instabilidade generalizada, o "sorteio" das células será hoje realizado em todo o país. Nos dias seguintes, para segunda feira será um dia semelhante ao de hoje, e na terça feira, com o deslocamento da depressão para leste, só se prevê precipitação em Espanha e nas zonas raianas. Depois de uma quarta feira relativamente calma, a partir de quinta prevê-se a chegada de ar frio, invulgarmente frio para a época, que dependendo do seu trajecto desde a zona do Reino Unido, tanto pode originar dois ou três dias de precipitação abundante, caso chegue ao oceano Atlântico, como prevê o ECMWF, como pode originar uma entrada fria seca, como prevê, por exemplo, o BOM-ACCESS, como, na opção para mim mais provável, pode ficar a meio termo, com a depressão em altura a deslocar-se de norte para sul ao longo da costa portuguesa, originando alguma precipitação e neve a cotas médias:
Por aqui nada de nada, é impressionante, esta cidade terá alguma praga rogada??? Pelo radar passa tudo ao lado.
Tarde com incremento geral da instabilidade, desde o Rio Douro até ao interior do Algarve. Melhor tempo mesmo só a norte do Rio Douro e no litoral do Algarve.
Não. As horas no radar estão em modo universal, ou seja, UTC ou Zulu (HH:mmZ) que é para todos entenderem. Há pessoas que não sabem o que é o DST (Daylight Saving Time) por causa de, e não só, serem afectadas por tal mudança. Por exemplo, a Rússia mudou pela última vez para a hora de Verão o ano passado e ficou com esse fuso horário para o Inverno e Verão (i.e.: não mudam a hora)
sim é verdade mas eu estou mesmo a norte de Leiria e a célula vinda do interior (Figueiró dos vinhos) parecia forte e parecia que me iria trazer bastante chuva mas até agora, nada... começou a pouco a cair uns pingos, pouca coisa. Eu gostaria de saber se ainda poderei vir a ter algo hoje é que esta zona está péssima, não chove a muito, é sempre ao lado e a seca já se nota bem
Pode ser que Abril siga esta tendência aqui no sul de acordo com a previsão a longo prazo do IM "provável que se mantenha a situação de seca meteorológica em Portugal Continental, no final de abril 2012, mas com um desagravamento da sua severidade, mais significativo na região sul"
Caros parceiros de forum, mais uma vez o meu muito obrigado pelo trabalho aqui desenvolvido. O que acham que vamos ter, neste fim de semana prolongado, a partir de quinta feira, para a zona da Serra do Gerês ? Sei que as previsões a tão longo prazo são o que são mas gostava na mesma de ouvir a vossa opinião. Muito obrigado.
Apenas tive tempo para ver a saída do GFS das 12h e sinceramente parece-me a saída mais favorável para vermos neve em cotas médias do Inverno-Primavera de 2011/2012.Estou bastante esperançado que possas ver neve no Gerês! A partir de quinta e prolongando-se por sexta!
Boas. Estou com uma certa duvida. Este grafico está mesmo em m/s ou está em km/h? Acho que é muito vento, passando isso para km/h. Obrigado!
Pelo gráfico apresentado, será mesmo em metros/segundo... Há aí um registo de cerca de 37 m/s, que de facto é uma rajada enorme, mas possível, que equivale: 37m x 60 seg = 2220 (2,22 km/minuto) 2,22 km x 60 min = 133,2 km/h. É de facto uma rajada grande.