Nas próximas horas, a presença de ar muito frio em altura e o aquecimento das camadas mais superficiais originado pela radiação solar, induzirá alguma precipitação convectiva. Tal situação deverá ocorrer nos próximos 3/4 dias, e como é habitual neste tipo de eventos, há grande incerteza e pouca consistência entre modelos na previsão desta precipitação.
Começando pelo dia de hoje e analisando só os modelos mesoscalares (nem vale muito a pena olhar para os principais, ECMWF, GFS, UKMO, GEM), está modelada alguma precipitação no Interior Norte e Centro, apesar das quantidades serem irrisórias. O aquecimento das camadas mais superficiais deverá impedir que a cota de neve baixe dos 1200/1400 m, uma vez que se prevê que a temperatura a 850 hpa seja superior a 0ºC.
O britânico
NAE prevê uma acumulação resiudal no Interior Norte e Centro até à próxima meia-noite:
O
ALADIN prevê algo mais, mas sempre em quantidades ínfimas, mas a estender-se também ao Litoral Centro:
Já o
WRF do MeteoGalicia, está relativamente semelhante ao ALADIN:
Na madrugada de amanhã, o motivo de interesse estará na região de Portalegre. Os 3 mesoscalares colocam precipitação nessa região, numa altura em que a temperatura a 850 hpa rondaria os -1ºC e a uma hora em que não há grande aquecimento superficial. Mesmo considerando a desvantagem da convecção a esta hora ser fraca, não havendo grande aproveitamento dos -25ºC a 500 hpa, é relativamente provável a queda de neve no Alto da Serra de São Mamede e em Marvão, o que seria notável a um 29 de abril.
NAE (um pouco a norte do que devia):
ALADIN (animação para todo o dia de amanhã):
WRF da MeteoGalicia, que prevê uma cota de neve a rondar os 700 m:
No resto do dia de amanhã, os acumulados já seriam significativos no Interior do país:
NAE (considerando o acumulado até às 00z de dia 30):
WRF da MG (considerando o acumulado apenas de dia 29):
Os dias de terça e quarta-feira deverão ainda ser marcados por alguma instabilidade, principalmente no interior, não sendo expectável a ocorrência de precipitação na maior parte dos locais do litoral.
A partir de 5ª feira voltará o tempo estável, com uma ligeira subida de temperatura. O início de maio deverá ser marcado por dias soalheiros, algum vento e temperaturas normais para a época, sem grande calor.