Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Abril 2013

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,188
Local
loule-caldeirao
Por aqui as previsões não auguram nada de bom! Não pelo frio que ao que tudo indica será passageiro mas pela ausência de precipitação que teima em não aparecer nem nas previsões mais longínquas. Vamos ver se é agora que os modelos começam a meter os pés pelas mãos e isto fica mais imprevisível/interessante...parece que começa a aparecer um certo "caos" nos modelos com a possibilidade de formação de depressões no interior na península e cut-off's no Atlântico;)
 


jonyyy

Cumulus
Registo
22 Fev 2013
Mensagens
273
Local
Aldeia. Bispo 950mtrs- Guarda
Sim, está aqui a malta aos pulos pela neve, mas até eu que desespero por ver neve espero bem que não venha. Depois dum Março tão chuvoso, as pessoas aproveitaram estes dias quentes para semear os culturas para sustento próprio, e geadas e neve só vinham agravar ainda mais uma situação social e económica já por si degradante no interior do país.

Agora chuva, venha ela! :D

Tem toda a razão, no entanto é bem típico do povo português, (e eu falo por mim):) , que mal venham uns raios de sol fazer logo a sementeira, sabendo que o tempo do frio possa ainda não ter acabado, "nós" estamos é mal habituados.
Por exemplo, e só a titulo de curiosidade, existe um ditado de "nuestros hermanos" que diz:
"Lo invierno no hay terminado, hasta que los trinta dias de abril no hayan passado" ehehe
E por cá há um que diz: "Para Maio, guarda a velha o seu melhor cepo", ou seja em Maio ainda é passível de se ter a lareira acesa;)
Agora voltando ao frio, se vier como as previsões o indicam, pode estragar algumas coisitas:(, mas pode ser que não venha com muita intensidade
Cumps
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Tem toda a razão, no entanto é bem típico do povo português, (e eu falo por mim):) , que mal venham uns raios de sol fazer logo a sementeira, sabendo que o tempo do frio possa ainda não ter acabado, "nós" estamos é mal habituados.
Por exemplo, e só a titulo de curiosidade, existe um ditado de "nuestros hermanos" que diz:
"Lo invierno no hay terminado, hasta que los trinta dias de abril no hayan passado" ehehe
E por cá há um que diz: "Para Maio, guarda a velha o seu melhor cepo", ou seja em Maio ainda é passível de se ter a lareira acesa;)
Agora voltando ao frio, se vier como as previsões o indicam, pode estragar algumas coisitas:(, mas pode ser que não venha com muita intensidade
Cumps

Tudo tem o seu tempo de ser semeado eu também já caí no engodo, de semear no bom tempo, ainda que fora de época, e o resultado foi desastroso, pois as culturas não desenvolveram, e portanto mais valia ter ficado quieto. Semear na lua correcta ou lá perto também revela-se fundamental para ter uma voa colheita..

Quanto aos modelos não se vislumbra qualquer sinal de chuva por estas bandas nem me lembro de quando é que choveu. Pois só sei é que 4 dias depois de ter terminado a chuva já eu andava a regar !

Fiquem bem
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Por aqui as previsões não auguram nada de bom! Não pelo frio que ao que tudo indica será passageiro mas pela ausência de precipitação que teima em não aparecer nem nas previsões mais longínquas. Vamos ver se é agora que os modelos começam a meter os pés pelas mãos e isto fica mais imprevisível/interessante...parece que começa a aparecer um certo "caos" nos modelos com a possibilidade de formação de depressões no interior na península e cut-off's no Atlântico;)

Maio já é mês seco no litoral algarvio. Na serra não, devido a frentes de noroeste e a trovoadas.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Maio já é mês seco no litoral algarvio. Na serra não, devido a frentes de noroeste e a trovoadas.
l

Frentes de noroeste não tenho memórias delas, e do que me lembro de Maio tem mais a ver com as trovoadas do periodo da tarde do que outra coisa, mas sim existe um contraste assinalável neste mês entre litoral e interior.
Quanto aos modelos chuva nêm vê-la, ou isto mexe até ao 15 Maio ou já não teremos mais nada (por aqui no litoral algarvio) até ao próximo periodo de chuvas, que é como quem diz finais de Setembro
 

ruka

Cumulus
Registo
17 Set 2009
Mensagens
325
Local
Porto (Boavista)
gfs12z volta a colocar a bolsa de ar mais frio mais a oeste

gfs-13-42_lte5.png
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,188
Local
loule-caldeirao
l

Frentes de noroeste não tenho memórias delas, e do que me lembro de Maio tem mais a ver com as trovoadas do periodo da tarde do que outra coisa, mas sim existe um contraste assinalável neste mês entre litoral e interior.
Quanto aos modelos chuva nêm vê-la, ou isto mexe até ao 15 Maio ou já não teremos mais nada (por aqui no litoral algarvio) até ao próximo periodo de chuvas, que é como quem diz finais de Setembro

Normalmente há sempre "mexidas" (período mais instável antes da entrada do Verão... O que tivemos anteriormente, mês de Março e inicio de Abril foi claramente Inverno e agora estamos num período mais estável da Primavera.
Não me recordo de uma entrada do Verão ou "estio" para ser mais correcto logo nos inícios de Abril. Penso que o facto de Março ter sido chuvoso não é desculpa para tal. Acho que ainda faltam umas mexidas na atmosfera antes de podermos afirmar que vem aí o período seco. Bom pelo menos o interior Espanhol já vai ter as suas típicas chuvas desta época a partir deste fim de semana e ao que tudo indica pouco ou nada passará da fronteira para cá. Aguardemos então o desenrolar da "coisa" durante a próxima semana.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Quando volta a temperatura para a casa dos vintes?Está um vento "agressivo" e muito incomodativo.

A temperatura encontra-se na casa dos 20º C mas presumindo que falas para a tua zona, deve voltar quando terminar a nortada, o que neste momento na tua zona não tenho data !
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,934
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Quando volta a temperatura para a casa dos vintes?Está um vento "agressivo" e muito incomodativo.

Está sim, muito agressivo o vento.
Nesta altura do ano, depois de dias muito agradáveis, sabe mal receber as sobras do inverno.
A temperatura para a casa dos "vintes" não sei quando voltará, mas a crer no GFS entre 2ª e 3ª feira a chuva deverá regressar.
Não será muita aqui para o litoral norte, mas noutras zonas poderá render uns bons milímetros.

Run das 12h:
2013042712h054sp00sfc.jpg

2013042712h060sp00sfc.jpg
 

ELJICUATRO

Nimbostratus
Registo
24 Jan 2009
Mensagens
640
Local
BRAGA SUL (Baixo Minho)
Quando volta a temperatura para a casa dos vintes?Está um vento "agressivo" e muito incomodativo.

Boa noite Sunrise,

Muito sinceramente fico cada vez mais admirado com as suas perguntas.

Ninguém viu posts da sua parte (pelo menos no tópico - seguimento Litoral Norte) quando apareceram vários dias de sol e com temperaturas agradáveis.

Foram vários dias de verdadeira primavera na sua e na nossa zona.

Como qualquer membro deste fórum acho que foi alertado da queda significativa de temperaturas para este fim de semana devido à nortada e da respetiva bolha de ar muito frio em altitude que está a condicionar atualmente a PI.

Peço desculpa pelo OffTopic mas tinha mesmo que desabafar desta vez :p
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Nas próximas horas, a presença de ar muito frio em altura e o aquecimento das camadas mais superficiais originado pela radiação solar, induzirá alguma precipitação convectiva. Tal situação deverá ocorrer nos próximos 3/4 dias, e como é habitual neste tipo de eventos, há grande incerteza e pouca consistência entre modelos na previsão desta precipitação.

Começando pelo dia de hoje e analisando só os modelos mesoscalares (nem vale muito a pena olhar para os principais, ECMWF, GFS, UKMO, GEM), está modelada alguma precipitação no Interior Norte e Centro, apesar das quantidades serem irrisórias. O aquecimento das camadas mais superficiais deverá impedir que a cota de neve baixe dos 1200/1400 m, uma vez que se prevê que a temperatura a 850 hpa seja superior a 0ºC.

O britânico NAE prevê uma acumulação resiudal no Interior Norte e Centro até à próxima meia-noite:

fYrP609.gif


O ALADIN prevê algo mais, mas sempre em quantidades ínfimas, mas a estender-se também ao Litoral Centro:

8vQe5X9.gif


Já o WRF do MeteoGalicia, está relativamente semelhante ao ALADIN:

r4GLLie.png


Na madrugada de amanhã, o motivo de interesse estará na região de Portalegre. Os 3 mesoscalares colocam precipitação nessa região, numa altura em que a temperatura a 850 hpa rondaria os -1ºC e a uma hora em que não há grande aquecimento superficial. Mesmo considerando a desvantagem da convecção a esta hora ser fraca, não havendo grande aproveitamento dos -25ºC a 500 hpa, é relativamente provável a queda de neve no Alto da Serra de São Mamede e em Marvão, o que seria notável a um 29 de abril.

NAE (um pouco a norte do que devia):

TayZyBQ.gif


BEHktAL.gif


ALADIN (animação para todo o dia de amanhã):

BYQ9E2N.gif


WRF da MeteoGalicia, que prevê uma cota de neve a rondar os 700 m:

nsadPyq.png


GG8jIl0.png


E06iWGa.png


No resto do dia de amanhã, os acumulados já seriam significativos no Interior do país:

NAE (considerando o acumulado até às 00z de dia 30):

8AndFdJ.gif


WRF da MG (considerando o acumulado apenas de dia 29):

Pcom7DT.png


Os dias de terça e quarta-feira deverão ainda ser marcados por alguma instabilidade, principalmente no interior, não sendo expectável a ocorrência de precipitação na maior parte dos locais do litoral.
A partir de 5ª feira voltará o tempo estável, com uma ligeira subida de temperatura. O início de maio deverá ser marcado por dias soalheiros, algum vento e temperaturas normais para a época, sem grande calor.
 

Norther

Cumulonimbus
Registo
25 Nov 2010
Mensagens
2,005
Local
Tortosendo 600m Encosta sul Serra da Estrela
Pelo que os modelos GFS e ECMWF prevêem penso que as previsões sazonais dos modelos mais credíveis são capaz de acertar, o AA vai estar fraco e não no seu habitual lugar, penso que a primavera poderá ser fresca e por vezes húmida, pelo menos na metade norte do país.

Duas previsões que não vale de nada por ser a muitas horas, mas previsões que neste momento estão a ser modeladas pelos principais modelos e que a mim já não me admirava nada que viesse acontecer, como a do GFS que abre de novo um corredor no Atlântico com depressões a chegar a Península Ibérica, veremos se teremos uma primavera fraquinha.




ecm1240oy.gif
[/URL]
 

meteo

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,071
Local
Oeiras
Essa previsão de 15 de Maio, apenas numa run pode passar de algo fresquinho para dorsal mesmo em cima com forno apenas com o deslocamento da depressão um pouco para Oeste.