Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Abril 2013

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Não acho nada de anormal a iso de 0ºC, até Maio pode perfeitamente ocorrer mais uma situação tal. Antigamente os nevões na Estrela eram até Maio e mesmo nas serras mais altas do norte.
 


Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Aqui no sul em especial no Algarve estamos neste período com uma média das máximas cerca de 5º C acima do normal, pois a média das máximas em Abril é de apenas 20º C ao contrário do que alguns com memória muito selectiva tentam fazer parecer, mas isso é outro tema.

em relação aos modelos as temperaturas vão se manter nesta ordem de grandeza pelo menos nos próximos 6/7 dias, e depois para dia 28 uma brutal descida de temperatura.

Mas será mesmo assim ?
Eu pessoalmente duvido aposto mais numa descida para os valores normais para esta altura do ano, e tudo a Espanha irá parar ....

Média do ensemble do ECM:



Uploaded with ImageShack.us
 

jonyyy

Cumulus
Registo
22 Fev 2013
Mensagens
273
Local
Aldeia. Bispo 950mtrs- Guarda
Não acho nada de anormal a iso de 0ºC, até Maio pode perfeitamente ocorrer mais uma situação tal. Antigamente os nevões na Estrela eram até Maio e mesmo nas serras mais altas do norte.

Sim é verdade, aqui pela minha terra a festa católica é sempre no 1º domingo de maio, e a minha mãe disse que já nevou algumas vezes no dia da festa;) recentemente é que não tem acontecido. Agora uma coisa é certa, uma descida brusca da temp. nessa altura é o pior que pode acontecer as culturas.
 

ELJICUATRO

Nimbostratus
Registo
24 Jan 2009
Mensagens
640
Local
BRAGA SUL (Baixo Minho)
Não acho nada de anormal a iso de 0ºC, até Maio pode perfeitamente ocorrer mais uma situação tal. Antigamente os nevões na Estrela eram até Maio e mesmo nas serras mais altas do norte.

Boa noite Caro Colega,

Tens toda a razão e nunca é demais relembrar que neve até Maio nas serras mais altas do Norte é perfeitamente possível, os mais antigos confirmam isso!!
Ver a ISO 0ºC no norte quase em Maio não seria inédito pelo contrário.

Bom Fim de Semana a todos.

Cmps.
 
M

Membro excluído 274

O GFS anda todo perdidinho! :lol::lol::lol:

Cota 200/300m e 5 cm de neve no extremo norte em finais de Abril.

gfs_pi_neve_192.png


Deus nos livre de tal coisa, a vinha, a cereja, o centeio, etc, perdia-se tudo! :lmao::lmao::lmao:

gfs-0-192_fyc7.png


gfs-2-192_yhz5.png


Acho que devia ter colocado isto nas loucuras dos modelos mas... :calor:
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
O GFS anda todo perdidinho! :lol::lol::lol:


Acho que devia ter colocado isto nas loucuras dos modelos mas... :calor:

O ECM 0z mostra isto:

ecm1192k.gif



ecm0850.gif


Até há uma "razoável" concordância entre os dois principais modelos, ambos têm lá a tendência para uma circulação de Norte com descida de temperaturas, mas a esta distância penso que o mais provável é acabarmos com uma corrente de Norte, com a bolsa de ar frio (depressão em altitude) mais deslocada para leste, descida de temperaturas, e provavelmente alguns aguaceiros fracos,eventualmente de neve a cotas altas....

Acho esta última run do GFS 6z um pouco exagerada...não é impossível... mas...:rolleyes:

Claro que a iso 0 em finais de Abril, cobrindo boa parte do território pode perfeitamente acontecer, agora resta saber se virá acompanhada de uma depressão em altitude fria, centrada sobre Portugal,ou muito perto, com capacidade de fazer nevar a cotas médias ou baixas.... é ir acompanhado...
 

ELJICUATRO

Nimbostratus
Registo
24 Jan 2009
Mensagens
640
Local
BRAGA SUL (Baixo Minho)
O ECM 0z mostra isto:

ecm1192k.gif



ecm0850.gif


Até há uma "razoável" concordância entre os dois principais modelos, ambos têm lá a tendência para uma circulação de Norte com descida de temperaturas, mas a esta distância penso que o mais provável é acabarmos com uma corrente de Norte, com a bolsa de ar frio (depressão em altitude) mais deslocada para leste, descida de temperaturas, e provavelmente alguns aguaceiros fracos,eventualmente de neve a cotas altas....

Acho esta última run do GFS 6z um pouco exagerada...não é impossível... mas...:rolleyes:

Claro que a iso 0 em finais de Abril, cobrindo boa parte do território pode perfeitamente acontecer, agora resta saber se virá acompanhada de uma depressão em altitude fria, centrada sobre Portugal,ou muito perto, com capacidade de fazer nevar a cotas médias ou baixas.... é ir acompanhado...

Bom dia Snifa,

As saídas de hoje (ECM 0Z / GFS 6Z) mostram para o próximo fim de semana uma entrada de ar frio (em altitude) um pouco inabitual para finais de Abril para a nossa latitude, no entanto não seria nada de inédito, seria um "déjà-vu" nas décadas anteriores na PI.

Vejo uma tendência razoável (No GFS 6Z) para termos uma queda acentuada das T2M no sábado e no Domingo à tarde no Norte, pelo menos na cidade de Braga (mais afastada do mar comparando com o Porto) tudo é possível e poderíamos mesmo não passar dos 12-14ºC nessas 2 tardes e comparando com os 22-24ºC que tivemos até agora é uma diferença importante sem dúvida porque estamos a falar de finais de Abril e passaríamos temporariamente abaixo das médias.

Vamos acompanhar pelas próximas atualizações (ver o comportamente dessa bolsa de ar fria em altitude).

Bom Domingo a todos os colegas do forum.

Cmps.
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Neve abaixo dos 1000mt pontualmente durante a noite e se houver precipitação porque ainda teremos de ver por onde vai entrar. A descida de temperaturas é considerável.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Muita dispersão para dia 28 e em diante.

Depressão no Mediterraneo, depressão no Atlantico, e interacção complexa entre estas e as depressões subpolares que passam bem a norte da PI.

IWd48oE.png


Para dia 28-29 ( depois disso nem vale muito a pena analisar) as principais questões prendem-se com a evolução da depressão no Atlantico, em conjunto com a depressão que passa a norte no Reino Unido.

Se desde norte houver uma injecção forte de frio/vorticidade em altura, cedida pelas perturbações que passam a norte, é possivel que a depressão no Atlantico, perto dos Açores, fique ai bloqueada e reforçada, não permitindo o avanço do ar frio sobre a PI.

Por outro lado, se a interacção for fraca, é previsivel que o cavado desça sobre a PI, despejando uma massa de ar muito fria para a época, e em principio com fracas precipitações devido ao fluxo de norte, com fohen nas cordilheiras Galaico-Asturianas.
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
É apenas uma hipótese mas as saídas desta tarde, mais o GFS são tremendas... vai ser uma descida brusca das temperaturas. Espectacular.