Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Abril 2013

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
Era uma vez um Inverno que na azáfama da partida, azar dos Távoras, esqueceu-se da carteira e do telemóvel.
Dizia o frio à chuva:
-Vais lá tu . Eu não tenho lata.
-Eu !? És maluco. Este ano mal me podem ver. Já não se lembram sequer do meu cheiro em terra seca.
Não senhor. Também não tenho lata. Vamos os dois.
-Mas isso assim é ainda pior para a Primavera.
- Não tem mal. Pedimos desculpa pelo esquecimento.
Avisamos que vamos só reaver os objectos que nos fazem muita falta , seremos breves, e que só não viemos antes, para não estragar o 25 de Abril , sempre, um dia de Verão.
Vais ver que assim, explicadinho, perdoar-nos-ão a nossa intromissão.
-Convenceste-me. Deixa estar. Vou só eu.
-Se precisares de mim, diz.
.....e é por causa destes esquecimentos, que depois de uma Primavera a crescer , passos largos, firmes, os modelos apontam agora para um fim de semana com o regresso do frio. Da chuva logo se verá.
Quantas vezes , estas "falhas de memória" acontecem noutras Estações?
 


Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
No que diz respeito ao Algarve isto andará entre 8 a 13 graus de queda nas temperaturas máximas comparando a tarde de dia 26 com a tarde de dia 28.
 

Profetaa

Cumulus
Registo
20 Jan 2009
Mensagens
329
Local
Febres -Cantanhede(altitude 57m)
Soberbo nimboestrato, essas tuas "historias" podiam dar um livro....:lol:

Era uma vez um Inverno que na azáfama da partida, azar dos Távoras, esqueceu-se da carteira e do telemóvel.
Dizia o frio à chuva:
-Vais lá tu . Eu não tenho lata.
-Eu !? És maluco. Este ano mal me podem ver. Já não se lembram sequer do meu cheiro em terra seca.
Não senhor. Também não tenho lata. Vamos os dois.
-Mas isso assim é ainda pior para a Primavera.
- Não tem mal. Pedimos desculpa pelo esquecimento.
Avisamos que vamos só reaver os objectos que nos fazem muita falta , seremos breves, e que só não viemos antes, para não estragar o 25 de Abril , sempre, um dia de Verão.
Vais ver que assim, explicadinho, perdoar-nos-ão a nossa intromissão.
-Convenceste-me. Deixa estar. Vou só eu.
-Se precisares de mim, diz.
.....e é por causa destes esquecimentos, que depois de uma Primavera a crescer , passos largos, firmes, os modelos apontam agora para um fim de semana com o regresso do frio. Da chuva logo se verá.
Quantas vezes , estas "falhas de memória" acontecem noutras Estações?
 

Norther

Cumulonimbus
Registo
25 Nov 2010
Mensagens
2,005
Local
Tortosendo 600m Encosta sul Serra da Estrela
Era uma vez um Inverno que na azáfama da partida, azar dos Távoras, esqueceu-se da carteira e do telemóvel.
Dizia o frio à chuva:
-Vais lá tu . Eu não tenho lata.
-Eu !? És maluco. Este ano mal me podem ver. Já não se lembram sequer do meu cheiro em terra seca.
Não senhor. Também não tenho lata. Vamos os dois.
-Mas isso assim é ainda pior para a Primavera.
- Não tem mal. Pedimos desculpa pelo esquecimento.
Avisamos que vamos só reaver os objectos que nos fazem muita falta , seremos breves, e que só não viemos antes, para não estragar o 25 de Abril , sempre, um dia de Verão.
Vais ver que assim, explicadinho, perdoar-nos-ão a nossa intromissão.
-Convenceste-me. Deixa estar. Vou só eu.
-Se precisares de mim, diz.
.....e é por causa destes esquecimentos, que depois de uma Primavera a crescer , passos largos, firmes, os modelos apontam agora para um fim de semana com o regresso do frio. Da chuva logo se verá.
Quantas vezes , estas "falhas de memória" acontecem noutras Estações?


Adorei, muito bom :-)
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Novidade do dia, menos frio, e muito menos chuva, para não dizer nenhuma isto no GFS e ECM, enquanto que os outros modelos mantiveram tudo como estava.

Espero agora não ver apenas chuva lá para final de Setembro apenas :sad:
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Ainda incerta a trajectória da cut-off do fim de semana, ainda alguma coisa irá mudar, anda a oscilar entre mais a Oeste ou mais a Este, e alguns modelos até a fazem ficar 2 dias "às voltinhas" em cima da península, por isso mais vale esperar mais 1 dia ou 2 para ver melhor.

Mas antes disso, já na 6ª poderá haver alguma convecção com aguaceiros e trovoadas no interior Norte e Centro:

 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,403
Local
Olhão (24 m)
Pelo Algarve, o dia de amanhã e 6ª feira deverão ser mais quentes, talvez atinja os 28ºC na 6ªfeira, devido ao vento norte e com ele o ar quente. Sábado não deverá haver uma descida muito significa talvez 3 a 4ºC, para Domingo já a descida é mais significativa por volta dos 6ºC - 8ºC. Por isso, quem quer aproveitar o fim de semana prolongado, o dia de amanhã e 6ª feira estão bons para a praia, no fim de semana já não é assim.

Quanto à precipitação, parece-me consensual que a secura vai continuar e o GFS até dia 10 de Maio não prevê mesmo nada para esta região na saída das 00, já a saída das 06 coloca a uma distância muito longe cerca de 300 horas e precipitação residual, por isso, não vejo nada de relevante nos modelos.

Será que levamos com 6 meses de total ausência de precipitação no Algarve? Uma coisa é certa, este ano hidrológico resumuiu-se a Novembro e Março, tudo o resto foi seco a excepcionalmente seco, isto diz tudo.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Previsão do IPMA para sábado:

Previsão para sábado, 27.abril.2013

Céu geralmente pouco nublado, apresentando-se temporariamente
muito nublado nas regiões Norte e Centro, em especial no interior,
com ocorrência de aguaceiros que serão de neve acima
dos 600/800 metros.
Condições favoráveis à ocorrência de trovoada.
Vento fraco a moderado (10 a 30 km/h) do quadrante norte, soprando
moderado a forte (30 a 50 km/h) no litoral oeste, com rajadas da
ordem dos 70 km/h, e nas terras altas.
Condições favoráveis à formação de geada no interior das regiões
Norte e Centro.
Descida de temperatura, mais acentuada da máxima.


METEOROLOGISTA: Ricardo Tavares.
INFORMAÇÃO DO INSTITUTO PORTUGUÊS DO MAR E DA ATMOSFERA

Atualizado a 24 de abril de 2013 às 10:37 UTC

http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev.descritiva/

Tendo em conta a época do ano, uma cota de 600/800m é bastante baixa...penso que a precipitação se resumirá mais às zonas montanhosas do interior, com a descida de temperatura prevista, vento a soprar com rajadas fortes de Norte, o desconforto térmico será acentuado, em especial depois destes dias bem amenos...:cold:
 

ELJICUATRO

Nimbostratus
Registo
24 Jan 2009
Mensagens
640
Local
BRAGA SUL (Baixo Minho)
Previsão do IPMA para sábado:

Previsão para sábado, 27.abril.2013

Céu geralmente pouco nublado, apresentando-se temporariamente
muito nublado nas regiões Norte e Centro, em especial no interior,
com ocorrência de aguaceiros que serão de neve acima
dos 600/800 metros.
Condições favoráveis à ocorrência de trovoada.
Vento fraco a moderado (10 a 30 km/h) do quadrante norte, soprando
moderado a forte (30 a 50 km/h) no litoral oeste, com rajadas da
ordem dos 70 km/h, e nas terras altas.
Condições favoráveis à formação de geada no interior das regiões
Norte e Centro.
Descida de temperatura, mais acentuada da máxima.


METEOROLOGISTA: Ricardo Tavares.
INFORMAÇÃO DO INSTITUTO PORTUGUÊS DO MAR E DA ATMOSFERA

Atualizado a 24 de abril de 2013 às 10:37 UTC

http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev.descritiva/

Tendo em conta a época do ano, uma cota de 600/800m é bastante baixa...penso que a precipitação se resumirá mais às zonas montanhosas do interior, com a descida de temperatura prevista, vento a soprar com rajadas fortes de Norte, o desconforto térmico será acentuado, em especial depois destes dias bem amenos...:cold:

Boa noite Snifa,

Sém duvida. Se houver precipitação mesmo que seja pouca, acho que vai haver surpresas com o elemento branco em alguns locais (altos) do interior Norte, a orografia, a posição exata e trajeto da tal bolsa de ar muito fria serão fundamentais para um evento raro nesta época do ano.

Nevar entre 600 e 800m quase em Maio é raro mas não impossível em Portugal Continental. Será certamente um evento bastante interessante sem dúvida, falta agora saber se vai tudo para os maciços montanhosos em Espanha.

Vamos deixar sair as próximas runs para termos melhor noção do potencial cenário reservado para o nosso cantinho.

Cmps.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Boas:)

Para amanhã, um cavado aproxima-se de norte em rápida amplificação.
Uma série de maximos de vorticidade translacionam em torno deste cavado, movendo-se rapidamente com conjunto com o forte jet polar, fornecendo forçamento dinamico.

Á superficie permanece uma massa de ar subtropical Atlantico transportada na circulação do Anticiclone dos Açores.
Durante a tarde sobre o interior da Peninsula Ibérica organiza-se uma depressão de origem térmica...ao longo da tarde a radiação solar intensa e a subida da temperatura actuarão sobre um coberto vegetal bem desenvolvido e solos ricos em agua, pelo que os processos de evapotranspiração deverão fornecer bastante agua ás camadas baixas da troposfera ( maximos de 8-10g/Kg de mixing pelas 18h).

Com a aproximação do cavado em altura, arrefecimento acentuado nos niveis médios e altos acompanhados de um notório abaixamento dos geopotenciais, gerarão bastante instabilidade termodinamica, com CAPE localmente em torno aos 500-900J/Kg e niveis de equilibrio acima dos -50ºC.

Em conjunto com o cavado, a aproximação do Jet deverá intensificar o fluxo em altura ( 8-12km), aumentando o shear especialmente no norte e centro de PT continental ( 30-50kts 0-8km), devido ao alinhamento do fluxo em altura com o fluxo á sfc esse shear será unidireccional.

Nos niveis médios ( 700-450hpa) permanecerá uma camada de ar mais seco de origem Africana, que actuará como Capping, favorecendo a acumulação de energia nos niveis baixos e depois a ocorrencia de granizo no seio das células que surgirem


Sendo assim, amanhã as condições são favoraveis á ocorrencia de aguaceiros e trovoadas, pontualmente fortes durante a tarde, com possibilidade de alguma situação de granizo forte.

No interior centro, onde mais energia e shear estão previstos, a possibilidade de uma situação isolada de granizo intenso, microburst e precipitação localmente excessiva satisfaz a colocação de um nivel laranja, até porque a ajuda da orografia dá-me bastante confiança no que toca ao efectivo desenvolvimento de convecção activa.

Mais a sul não há tantos mecanismos de gatilho, pelo que não arriscarei um nivel laranja.


SmX4R3X.png





Amarelo
- Possibilidade de aguaceiros e/ou trovoadas.
- Possibilidade de granizo.

Laranja
- Agauceiros e possibilidade de trovoadas.
- Possibilidade de granizo por vezes forte.
- Possibilidade de precipitação localmente excessiva.
- Possibilidade ( baixa) de rajadas associadas a down/microburst.
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
Boa noite Snifa,

Sém duvida. Se houver precipitação mesmo que seja pouca, acho que vai haver surpresas com o elemento branco em alguns locais (altos) do interior Norte, a orografia, a posição exata e trajeto da tal bolsa de ar muito fria serão fundamentais para um evento raro nesta época do ano.

Nevar entre 600 e 800m quase em Maio é raro mas não impossível em Portugal Continental. Será certamente um evento bastante interessante sem dúvida, falta agora saber se vai tudo para os maciços montanhosos em Espanha.

Vamos deixar sair as próximas runs para termos melhor noção do potencial cenário reservado para o nosso cantinho.

Cmps.

Foi tudo alterado:( já só existe possibilidade de queda de neve, e para domingo acima dos 800/1000 metros durante a tarde, isto segundo o IPMA.
 

invent

Cumulus
Registo
2 Dez 2012
Mensagens
243
Local
Viseu - Penalva do Castelo (450m)
Foi tudo alterado:( já só existe possibilidade de queda de neve, e para domingo acima dos 800/1000 metros durante a tarde, isto segundo o IPMA.

E, espero que nem sequer venha a cair, o tempo da neve já foi, e até foi um bom ano de neve..

Para além da neve, espero que não venham também as geadas, mas pelas previsões actuais vai ser difícil..:(
 

Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
E, espero que nem sequer venha a cair, o tempo da neve já foi, e até foi um bom ano de neve..

Para além da neve, espero que não venham também as geadas, mas pelas previsões actuais vai ser difícil..:(

Sim, está aqui a malta aos pulos pela neve, mas até eu que desespero por ver neve espero bem que não venha. Depois dum Março tão chuvoso, as pessoas aproveitaram estes dias quentes para semear os culturas para sustento próprio, e geadas e neve só vinham agravar ainda mais uma situação social e económica já por si degradante no interior do país.

Agora chuva, venha ela! :D