Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Abril 2014



Zapiao

Nimbostratus
Registo
20 Set 2006
Mensagens
882
Local
Coimbra - 135m alt.
Concordo, aqui no burgo está previsto ums meros mms e acho que nao é com Cape a 500 que vai haver trovoadas.
 

andremak7

Cirrus
Registo
5 Abr 2014
Mensagens
35
Local
Leça do Balio
Só não percebo uma coisa... Com uma previsão de CAPE baixa para fenómenos extremos- porque razão a instituto de meteorologia prevêm segunda, terça e quarta trovoadas para o norte e centro? Será que eles não têm razão? Eu sou amador nesta área, mas adoro saber mais e mais...
Podem-me explicar esta situação? Adorava que as previsões do ipma se realizassem :p
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Boas tardes..

Para amanhã teremos alguma actividade convectiva...

Análise/Sinoptica

Em altura uma short wave associada a um vasto campo de baixo geopotencial no Atlantico, entra pelo sul durante a tarde e avança lentamente para norte.

Á frente da perturbação existe um campo de forçamento dinamico, e uma faixa de maior escoamento na camada 500-300hpa.


Nos niveis médios e baixos, ar humido e quente move-se á frente da ondulação em altura, num regime de fluxo fraco de SE/S, enquanto que a atraz da ondulação em altura ocorre subsidencia e entrada de ar saariano mais seco.

Durante a tarde, aquecimento diurno deverá actuar na camada de ar humido, gerando uns 400-800J/Kg de MLCAPE com lifted index negativo em boa parte do perfil vertical, o que indica que não há nenhuma camada com inibição convectiva significativa.

Assim sendo espera-se que durante o dia ocorra alguma actividade convectiva, nomeadamente na região centro e sul...

Durante grande parte do dia, espera-se muita nebulosidade média na região centro e norte impedindo a desestabilização significativa da atmosfera.

Durante a tarde diminui a nebulosidade em especial a sul do Tejo, com gradual desestabilização...em principio será durante esse periodo que entrará o eixo de vorticidade em altura pelo sul...espera-se que algumas células, ou mesmo uma linha convectiva se organize a partir do B. Alentejo para norte e NW.

A presença do maior escoamento nos niveis altos deverá gerar algum anvil layer shear permitindo que células de topos mais altos possam beneficiar de algum suporte á sua evolução...alguma destas células poderá colocar um risco pontual de precipitação excessiva, embora a modelação de momento seja muito pouco agressiva, o que diminui a confiança num risco formal associado á precipitação.

Durante a noite para 3a o eixo de vorticidade move-se para norte, o CAPE de base á superficie é fraco mas ocorre algum MUCAPE advectivo devido á circulação de S nos niveis médios,pelo que alguma convecção de base alta deverá manter-se, em especial no litoral centro...a dinamica é similar aquela do sul mas o risco de precipitação é ainda mais baixo devido á diminuição da espessura da camada convectiva.

nrCDJVH.png


Cinzento
- Aguaceiros e possibilidade de trovoada
 
  • Gosto
Reactions: Mr. Neves e CptRena

MeteoCaxinas

Cumulus
Registo
18 Jan 2009
Mensagens
258
Local
Caxinas - Vila do Conde - 41°21'42''/ -8°45'29''
Qual será a possibilidade de haver neve na Serra da Estrela durante a próxima semana e fim de semana de Páscoa?

Na torre ainda terás. Os valores não foram ainda assim tão altos la para a fazer derreter toda. E não se prevê que assim seja até à Páscoa.
Mas o meteocovilhã poderá ajudar-te, pois eles têm uma estação na Torre e saberão informar-te melhor.
 

supercell

Nimbostratus
Registo
3 Mai 2012
Mensagens
1,241
Local
Aveiro
Bom dia, eu na 4ª feira vou acampar para perto de Gouveia até Sábado, que tempo será que vou apanhar?
Já estive a ver nos modelos (cape, movimentação vertical) e acho que existe grande probabilidade de apanhar com uma ou outra trovoada..
Se alguém me poder fazer uma previsão para o interior durante esta semana ficava muito agradecido!
 

geoair.pt

Cumulus
Registo
10 Jan 2010
Mensagens
264
Local
Lourinhã
Na torre ainda terás. Os valores não foram ainda assim tão altos la para a fazer derreter toda. E não se prevê que assim seja até à Páscoa.
Mas o meteocovilhã poderá ajudar-te, pois eles têm uma estação na Torre e saberão informar-te melhor.

Obrigado,
Não reparei antes de colocar a minha questão, mas havia perguntas semelhantes colocadas anteriormente e as respostas também apontam nesse sentido.
Cumps
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Boas..

Para amanhã teremos alguma actividade pelo norte e centro..

Analise/Sinóptica

Em altura um eixo de vorticidade continua a mover-se para N lentamente, colocando-se a cerca de 41ºN amanhã ao meio da tarde.
Uma bolsa de ar frio em altura acompanha esta perturbação.

Á superficie um campo de baixas pressões desorganizado encontra-se entre o Atlantico e a Peninsula, com ar razoavelmente quente e humido a migrar lentamente para norte.

Durante a tarde, o aquecimento diurno deverá gerar instabilidade com uns 400-800J/Kg de CAPE, especialmente concentrado nos primeiros 500m.

A presença de fluxo quase estagnado em altura, no seio da ondulação, deverá levar a um ambiente apenas capaz de suportar convecção pulsante com ciclos de vida curtos...no entanto, dada a presença de bastante humidade na vertical, é possivel que algumas células produzam precipitação pontualmente forte ou muito forte durante a breve maturação.

A confiança num risco formal de precipitação excessiva é portanto baixa devido ao caracter pulsante e efemero das células.

cPaWNQJ.png


Cinzento
- Aguaceiros e possibilidade de trovoada
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Boas...

Para amanhã poderemos ter mais alguma actividade restrita ao extremo norte..

Analise/Sinóptica

Em altura uma dorsal sobe desde África, com temperaturas na alta troposfera em subida.

Á superfície estabelece-se um pântano barométrico,com fluxo estagnado.

Durante a tarde o aquecimento diurno deverá criar uns 500J/Kg de CAPE, em especial no interior norte, onde o ar em altura se mantém ainda relativamente fresco ( -15ºC aos 500hpa)...

A norte também parece haver um pouco mais de escoamento nos níveis altos, na margem de progressão da dorsal...gerando shear fraco com uns 20kts de DLS, que sustentará alguns núcleos esporádicos que na breve fase de maturação poderão gerar granizo ou precipitação excessiva....
O carácter pontual desta actividade retira confiança num nível formal de risco...

l3KowI4.png



Cinzento
-Aguaceiros e possibilidade de trovoada
 
  • Gosto
Reactions: CptRena e Scan_Ferr