Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Março 2014
Boas tardes..
Para o dia de amanhã, após uma madrugada de condições particularmente favoráveis no litoral centro e sul, a convecção deverá avançar lentamente para o interior.
Sinóptica/Análise
Manteem-se um conjunto de perturbações troposféricas a afectar PT continental, gerando instabilidade e forçamento dinâmico.
Á superfície uma frente fria descaracteriza-se e evolui para leste assumindo um caracter de wind shift line ( linha de convergencia).
Uma massa de ar mais húmido encontra-se a SE da linha, sendo empurrada desde S/SSE por um forte low/mid level jet ( 30-50kts de vento aos 950-850hpa).
Em altura ar mais quente afecta o extremo SE, proveniente de uma dorsal centrada entre Marrocos e a Argélia...isto poderá limitar um pouco a instabilidade no extremo SE.
No resto do pais, uma massa de ar mais frio em altura ( >-20ºC aos 500hpa) deverá favorecer perfis instáveis com até 500-800J/Kg de CAPE.
Entre o ar mais quente a SE/E e o ar mais frio a W/NW, um forte jet de níveis altos coloca-se sobre PT continental, gerando shear razoavel ( DLS 35-45kts).
Assim espera-se que surja convecção robusta em especial na metade sul, á frente da linha de convergência.
É de referir que a margem de convergência deverá aumentar a sua actividade durante o período devido á interacção com uma pequena short wave em altura e um novo influxo de ar quente á superfície.
É portanto de esperar que esta ondule gerando vários segmentos convectivos/squall lines, que dado o forte fluxo troposférico, deverão ser capazes de gerar rajadas severas, e também, dada a humidade disponível e o CAPE/forçamento , precipitação excessiva e granizo.
Á frente da squall line, poderão surgir células discretas, especialmente no interior Alentejano e a partir das 12h.
Qualquer célula que surja beneficiará de perfis de shear bem organizados e rotacionais, favoráveis ao desenvolvimento de supercélulas com um risco claro de tornados, precipitação excessiva, granizo e rajadas severas por vezes superiores a 100km.h.
Por estes motivos coloco um nível moderado para o Sul, excepto SE onde poderá haver alguma limitação ao nível do CAPE.
No vale do Tejo e Litoral centro, um nível amarelo permanece já que a área de maior actividade deverá estar a sair da região precisamente pelas 9-11h...e poderá surgir alguma actividade ainda pontualmente organizada.
Durante a tarde, o fluxo de SW deverá continuar a injectar alguma energia, pelo que deverá surgir mais actividade...ar mais frio em altura e algum shear na periferia do jet max deverá colocar ainda um risco marginal de granizo e precipitação excessiva.
Cinzento
- Aguaceiros/Possibilidade de trovoada
Amarelo
- Aguaceiros/Possibilidade de trovoada
- Precipitação pontualmente excessiva
- Granizo
- Rajadas
Laranja
- Aguaceiros/Possibilidade de trovoada
- Precipitação pontualmente excessiva
- Granizo
- Rajadas
- Tornado