Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Abril 2014

• Thread starter Thread starter rozzo
  • Data de início Data de início
A partir de sábado, as temperaturas vão subir para a casa dos 25ºC ou até mais no Algarve, devido ao vento de Norte.

Que podemos esperar amanha para a parte da tarde?

Norte mais frio e com precipitação, em especial no Sábado. A sul, em especial no sotavento Algarvio.

Cheguei tarde para informar ;)

Editado por um moderador:
Semana fresca a norte. Alguma nebulosidade nessa região até quarta-feira de manhã, podendo chuviscar nessa madrugada.
Centro e sul mais "soleados", e subida da temperatura significativa, em especial no sotavento algarvio.

Boas. Alguém me poderia informar qual é a temperatura esperada para o próximo fim-de-semana no distrito de Leiria? Ultrapassará os 30ºC ?
Obgd!

Não me arrisco a indicar que as temperaturas ultrapassem os 30ºC até dia 3 de Maio. Prevejo essa situação mais provável a partir de dia 4 ou 5 de Maio.

Obrigado pela informação Manditu. Se possível sabes-me informar então qual será a temperatura aguardada?

Não deverá ficar longe disso. Em Leiria, entre os 26ºC a 28ºC. Mas ainda faltam alguns dias. Sugiro que se mantenha atento. Mas mesmo que sejam estes os valores máximos, já não será nada mau. Nesses dias, se se mantiver a previsão de corrente de leste, as regiões do litoral irão registar valores acima dos 25ºC!

• Gosto
Reactions: cfmm
Bons dias :).

Eis que estamos prestes a entrar em Maio e ao que parece o nosso "vizinho" AA vem aí em força, com uma corrente de E/NE bem vincada a partir de 5f/6f até pelo menos 2f. Basta ver os principais modelos, todos em sintonia. Isto irá traduzir-se em dias especialmente "quentes" e secos no litoral oeste, em contraste até com o interior. As temperaturas no litoral oeste, bem junto ao mar, deverão verificar temperaturas iguais ou até mais elevadas que no interior devido a este facto. O quão elevadas serão dependerá da "força" da corrente de E/NE e se a mesma impedirá a entrada de ar mais marítimo a partir da tarde. Isto no curto prazo.

Mais a médio prazo, parece que vamos entrar num padrão mais típico de bloqueio, com o AA a fixar-se de uma forma mais ou menos constante a NW/N do continente. A esperança para instabilidade centra-se, parece-me, numa eventual "cut-off" que se possa formar mas para já é pura especulação...

Até lá, é aproveitar os dias soalheiros e bem agradáveis que aí vêm e tirar o mofo das roupas de verão :).

Por outro lado, o vento de E/NE irá beneficiar bastante as condições para surf na costa oeste (haja ondulação para tal, que parece que vai também baixar bastante para o fim de semana...).

O Sul já conta com valores muito agradáveis da temperatura. Mas a partir de sexta as mesmas subirão de forma acentuada no litoral norte e centro. Dias de Verão virão ;)

• Gosto
Reactions: CptRena e blade