Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Abril 2015

david 6

Furacão
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
10,318
Local
Fajarda - Coruche(57m)
.... não sei porque é esse ataque ao stormy, vocês sabem bem que este tipo de trovoadas de primavera é muito imprevisível, não é como uma frente que deixa precipitação em todo o lado, estas trovoadas pode estar a chover aqui e ali 10km ao lado estar um sol abrasador, o stormy meteu a área onde havia % de acontecer, aconteceu em alguns sitios, noutros não, acontece nestes casos muito disto
 
  • Gosto
Reactions: StormRic e Jota 21


stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Deixo aqui a sobreposição das reflectividades superiores a 50Dbz com o mapa de previsão para hoje, para que tenham dados para debater a minha eficácia na previsão.

Resumo Dom10h----Dom20h

LKNoULj.png
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Deixo aqui a sobreposição das reflectividades superiores a 50Dbz com o mapa de previsão para hoje, para que tenham dados para debater a minha eficácia na previsão.

Resumo Dom10h----Dom20h

Mais uma vez as previsões do Stormy...

1. Já toda a gente aqui percebeu que o Stormy faz previsões tendo como base o cenário mais gravoso possível, pelo que erra quase sempre por excesso;

2. Quem leu o post do Stormy e não se ficou apenas pelo mapa (eu sei que a linguagem é muito técnica e complicada, mas se alguém tem dúvidas pode sempre perguntar-lhe neste espaço), pode verificar que a previsão tinha algumas reservas, e na minha opinião, desta vez, nem pecou muito por excesso, com excepção do exagero relativamente ao granizo (tamanho de bolas de golfe e de ovos);

3. Por outro lado os mapas de reanálise do Stormy são um pouco ridículos. Mete um círculo em torno de um local onde num determinado frame do radar a reflecitividade era elevada. Ora, quem olha para o mapa de reanálise parece-lhe que houve dezenas de células, quando na verdade houve apenas umas 5, a cada uma delas correspondendo n círculos, sendo n igual à duração da actividade da célula a dividir por 10 minutos. Se o radar tivesse frames de 1 em 1 minuto, o número de círculos seria a multiplicar por 10;

4. Mas de tudo isto o que mais me espanta é que tendo o Stormy lançado a sua previsão ontem às 14:07, tenha sido preciso esperar 28 horas (ou, na verdade, tenho sido preciso esperar para ver o que se passava na realidade) para terem começado a cair críticas. Pergunto-me, se a previsão era tão errada, por que não foi criticada logo após a sua publicação? O objectivo deste tópico é esse mesmo, discutir a previsão do tempo, sendo que seria muito mais benéfico para todos se essa discussão se fizesse antes dos acontecimentos e não depois;

5. Quanto à previsão para hoje, fim de discussão, os posts sobre esse tema a partir daqui serão apagados. Se alguém quiser discutir a previsão do Stormy para amanhã é bem-vindo à discussão.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Para ontem à tarde havia de facto previsão de possibilidade de saraiva de dimensão nada negligenciável, 2cm no Alentejo, 3cm pontualmente em Espanha, mas não os referidos ovos (5cm) ou bolas de golfe 4,2cm), ou seja, falamos de um incompreensível exagero de 100%.

Para hoje também há risco de granizo, mas de dimensões bem menores. E isto são produtos experimentais, para usar com muita cautela e nunca com exagero.

E58J9c4.png




O dia de hoje parece mais generoso embora as trovoadas estejam a disparar muito cedo o que muitas vezes significa que não será um dia de trovoadas severas nessas regiões aonde já têm andado de madrugada e manhã (sobretudo sul).
Uma faixa central do país parece a mais interessante durante a tarde, mas já se sabe que nisto há sempre uma grande dose de lotaria.

WRF 06z-03z (run das 00z)
Precipitação horária

pYfm8Gb.gif




AROME 06z- 03z(run 00z)
Precipitação 3 horas

ehpclzY.gif
 
Última edição:

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Dou -OTE="Meteofan, post: 482606, member: 4776"]Estas previsões de instabilidade aqui para o Norte tem sido fiasco após fiasco... Já não acredito nestas previsões a mais de 24 h[/QUOTE]



Dou -te toda a razão , aqui no Norte tem sido sempre a adiar , a tirar precipitação a curtíssimo prazo , os modelos tem andado um desastre e já não e de agora .

Parece que estamos no verão com este calor dia e noite , não me lembro de suar tanto em abril .

Onde e que isto vai parar ?
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
De momento a sinóptica não é tão favorável aqui ao Norte, a cut off está bastante afastada para SW, não quer com isto dizer que não ocorra instabilidade com toda a "lotaria" que normalmente lhe está associada.

Repare-se que mesmo o Algarve não tem ( para já) registado trovoadas significativas.

O IPMA prevê alguns aguaceiros para o Norte no decurso destes dias e para 4ª feira parece-me ser, de momento, o melhor dia nas previsões:

Previsão para 4ª feira, 8.abril.2015

Céu muito nublado.
Aguaceiros nas regiões Centro e Sul, onde serão por vezes fortes de
granizo e acompanhados de trovoada, estendendo-se à região Norte a
partir da tarde.

Vento moderado (15 a 25 km/h) predominando de sueste, soprando
moderado a forte (25 a 45 km/h), com rajadas até 65 km/h, no Algarve
e nas terras altas das regiões Centro e Sul.
Descida da temperatura máxima.

Atualizado a 6 de abril de 2015 às 11:39 UTC

E mesmo para 5ª feira não está mal, pois apesar de ocorrerem em especial no Centro/Sul não quer dizer que encontrando condições favoráveis não se desenvolvam também aqui mais a Norte.

No meio desta " lotaria" é esperar para ver.
 
  • Gosto
Reactions: CptRena

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
O Atlântico suaviza as anomalias. A anomalia negativa que esteve presente na costa oeste da península esbateu-se consideravelmente; a costa sul ganhou uma pequena anomalia positiva.
Isto são bons sinais para a instabilidade.

Hehe. Esse seria um bom mapa para o Verão. Poucos furacões vindos de África. Caminho aberto para uma TT/furacão vir do golfo do méxico diretamente para os Açores.

Até pode vir mais uma Érika (1997)

http://en.wikipedia.org/wiki/1997_Atlantic_hurricane_season
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Boas...

Para amanhã são esperados alguns aguaceiros e trovoadas, sendo que algumas células poderão tornar-se severas em especial em partes do litoral centro e sudoeste.

Analise/Discussão

A cut-off mantem-se bem a SW de Sagres, e assoicada a esta uma short wave deverá afectar em especial o centro e sul durante o meio da tarde.
Acompanhando a short-wave, espera-se um arrefecimento brusco de até 2-3ºC aos 500hpa, ( T500 até -20ºC), e uma intesificação do fluxo de sul nos niveis medios e altos.

Á superficie uma massa de ar seco deverá avençar desde Espanha, criando uma dry line que se colocará entre o Minho e o interior Alentejano.
Para oeste da dry line haverá algum retorno de humidade durante a tarde, quer por evapotranspiração quer por acção do low level jet que entra de sueste desde Gibraltar..na região norte, onde o LLJ não é expressivo,brisas de oeste ou sudoeste deverão igualmente transportar alguma humidade para terra durante a tarde.

Nestas condições, SBCAPE até 500-1000J/Kg deverá acumular-se após o pico do aquecimento diurno, em especial numa faixa entre o interior de Beja e o Distrito de Lisboa, onde há um maximo de convergencia de humidade no final do LLJ.

A chegada da short wave deverá gradualmente proporcional uma melhoria do suporte dinamico, com o establecimento de um campo de divergencia em altura e uma intensificação do shear ( 0-6km shear até 10-15m/s com caracter rotacional).

Neste contexto algumas células deverão surgir, organizando-se em cluster ou segmentos lineares, com capacidade de produzir granizo, precipitação pontualmente excessiva e rajadas.
vgd98HD.png
 

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,116
Local
Belas
O Atlântico suaviza as anomalias. A anomalia negativa que esteve presente na costa oeste da península esbateu-se consideravelmente; a costa sul ganhou uma pequena anomalia positiva.
Isto são bons sinais para a instabilidade.
AF8xZk3.gif


na semana anterior:
4TKfotH.gif


Para os Açores a mudança ainda não parece ter-se iniciado.

Se aquela anomalia positiva continuar isolada nos Açores pode resultar no que?
A anomalia negativa em Portugal tem sido uma mais valia para a costa, depois das tempestades do Inverno de 2014 terem praticamente devastado toda a costa oeste e no Verão viu-se perfeitamente isso nas praias, acho que esta acalmia foi boa para uma recuperação, mesmo sendo mínima.