Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Agosto 2010

TaviraMan

Cumulus
Registo
18 Dez 2007
Mensagens
401
Local
Stº Estevão - Tavira
Sei que isto é complicado responder, mas estou curioso se já há perspectivas de este ser um Outono (tropical) favoravel a tempestades do Atlantico como aquelas que chegam aos Açores e que ainda tem alguma força? Se for mesmo, podera este ser um Outono comparado com o de 2005 em que tivemos cá a tempestade Vince em Outubro?
 


MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
Volto a reforçar uma ideia que já aqui deixei...para dia 17 e 18 de Agosto estou à espera de animação por Portugal Continental...tenho seguido atentamente as previsões e, embora ainda esteja algo distante parece-me um cenário cada vez mais real...e bem mais forte que estas "miseras" células que atravessaram o nosso país estes últimos dias...

gfs-2-174.png

gfs-2-192.png
 

Chasing Thunder

Cumulonimbus
Registo
13 Mai 2008
Mensagens
4,285
Local
Couço
Volto a reforçar uma ideia que já aqui deixei...para dia 17 e 18 de Agosto estou à espera de animação por Portugal Continental...tenho seguido atentamente as previsões e, embora ainda esteja algo distante parece-me um cenário cada vez mais real...e bem mais forte que estas "miseras" células que atravessaram o nosso país estes últimos dias...

Eu para esses dias não vejo nada de trovoadas!!!, vejo sim é a tão desejada chuva:rolleyes:.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Na próxima semana aproximar-se-ão de nós, novamente vinda do norte de África, umas células que a mim me parecem bem interessantes...Será que desta vez é a valer...?:p
chuvaa.jpg

Isso que o GFS mostra é uma pequena perturbação que se soltaria da ZCIT africana com uma baixa associada. Por vezes acontece nesta altura do ano estas trajectórias invulgares de perturbações da ZCIT se soltarem da mesma e andarem meio "perdidas" para norte, aliás, todo este evento do fim de semana além do pó africano trazia nos níveis altos muita humidade também oriunda da ZCIT mas como vimos, muito seco por baixo devido ao longo trajecto da massa de ar sobre o deserto, daí todas aquelas nuvens altas sem grande interesse como oportunamente aqui foi referido. Neste caso do GFS não seria apenas uma massa húmida nos níveis médio-altos, seria também uma baixa associada. Em 2007 também aconteceu nesta altura do ano e não deu nada de especial por estas bandas, para além da curiosidade e relativa raridade do fenómeno. Nas Canárias por vezes trazem eventos relevantes. De qualquer forma se a mesma aparecer e coincidir com a cutoff, até poderia haver uma interacção interessante.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Como o David tinha referido há mais de uma semana, a dorsal vai migrar para norte, entre nós e os Açores. Ao fim de muita resistência, parece finalmente quebrar daqui a uma semana, com uma cutoff a Oeste a fundir-se depois com o cavado de NE.
Este cenário em condições normais pode trazer instabilidade, embora toda esta secura da atmosfera possa ser um limitativo.

De qualquer forma, ainda não está certo que isto aconteça que a dorsal é potente. e em ambos os modelos há ali uma fase entre as 96-120 horas que parece meio frágil/insegura aparecendo muito de repente uma cutoff bem definida.

GFS

25188288.gif



ECM e GFS daqui a uma semana


modsn.gif
 

white_wolf

Cumulus
Registo
5 Jan 2010
Mensagens
133
Local
Vila Nova de Gaia / Fornelos Cinfães (600mt)
Previsão do Tempo e Modelos - Agosto 2010

Olá gente...

Gostaria caso fosse possivel, ajudare-me a ter uma previsão do estado do tempo do dia 23 a 28 de agosto, no algarave. Vejo que se está a aproximar uma instabilidade bastante grande, ate mesmo grave, :eek: mas será que virá para essa semana?

Obrigada e saudações:thumbsup:
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Re: Previsão do Tempo e Modelos - Agosto 2010

Olá gente...
Gostaria caso fosse possivel, ajudare-me a ter uma previsão do estado do tempo do dia 23 a 28 de agosto, no algarave. Vejo que se está a aproximar uma instabilidade bastante grande, ate mesmo grave, :eek: mas será que virá para essa semana?
Obrigada e saudações:thumbsup:


Não sei onde viu isso do grave, não há grave em lado nenhum, grave é por exemplo apanhar um furacão numa ilha das Caraíbas. Apenas a possibilidade de alguma instabilidade localizada perfeitamente normal para a época. Mas 23 de Agosto é daqui a 2 semanas, e nem daqui a uma sabemos o que se passará, às vezes nem do que se passa daqui a 2 ou 3 dias, às vezes só sabemos mesmo 15 minutos antes pelo satélite que vem aí uma trovoada para determinado local. Portanto fazer essas perguntas para daqui a 2 semanas não podem nunca trazer uma resposta satisfatória, por muita boa vontade que se tenha.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
O que me parece para esses dias que supostamente trazem instabilidade vinda bem de África é que caso essa situação não se verifique teremos caso contrário é uma forte intensificação do calor, ou melhor prolongamento do calor que parece-me mais viável do que essa situação neste momento prevista !!

Mas isso vai depender de como for "cozinhada a sopa" !!

É apenas impressão minha ou este Verão está mesmo escaldante !!

34º graus em Faro são cerca de 39º C para mim, que estão na entrada da serra ( 10 km a norte), sim acreditem que aqui no Algarve em poucos km existem sempre diferenças enormes de temperatura !!
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Ò pessoal, nós estamos todos a precisar de nos animarmos com alguma coisa a sério, o Verão não é só praia e calor e poeira de África :lmao: também contam as trovoadas e a restante festa. :rolleyes:

Mas agora falando a sério, uma BOA rega fazia falta para acalmar o calor e refrescar tudo. Para mais tarde recordar esta RUN, que na minha opinião está espectacular:


gfs2162.png



rtavn16211.png



Claro que não contam só o CAPE e LI para os eventos convectivos, eu é que só coloquei aqui estes dois modelos porque entre os restantes que também ajudam a perceber melhor se existem realmente condições ou não para acontecer ou não o que está mostrado nestes modelos, não sei bem escolher qual ou quais as cartas mais fundamentais.

De qualquer das maneiras, é um cenário bem interessante, e o GFS voltou a mostrar mais uma depressão isolada em altura e mais convecção (festa) nas suas últimas cartas do primeiro painel.

Veremos se é só uma saída de sonho, ou se o sonho pode vir a tornar-se realidade...

:)
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Ò pessoal, nós estamos todos a precisar de nos animarmos com alguma coisa a sério, o Verão não é só praia e calor e poeira de África :lmao: também contam as trovoadas e a restante festa. :rolleyes:

Mas agora falando a sério, uma BOA rega fazia falta para acalmar o calor e refrescar tudo. Para mais tarde recordar esta RUN, que na minha opinião está espectacular:



Claro que não contam só o CAPE e LI para os eventos convectivos, eu é que só coloquei aqui estes dois modelos porque entre os restantes que também ajudam a perceber melhor se existem realmente condições ou não para acontecer ou não o que está mostrado nestes modelos, não sei bem escolher qual ou quais as cartas mais fundamentais.

De qualquer das maneiras, é um cenário bem interessante, e o GFS voltou a mostrar mais uma depressão isolada em altura e mais convecção (festa) nas suas últimas cartas do primeiro painel.

Veremos se é só uma saída de sonho, ou se o sonho pode vir a tornar-se realidade...

:)


Era mesmo lindo :D mesmo em cima de nós na margem sul ^^
 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
sim é mais importante que chova no norte em vez do sul

O mais importante é que chova: no norte e no sul.
A noroeste e no sotavento .No vale e na montanha.
No campo e na seara.No litoral e no interior.
Isso é que é importante...que chova algo, um pouco por todo o lado.
já que está tudo necessitado.

Crescem as esperanças .Está já em preparação uma revolução
para acabar com esta ditadura do calor e da secura.
A mais de 100 horas de distância,ainda se teme pelo sucesso do movimento revolucionário.
Mas acredita-se cada vez mais que este "regime" terá os dias contados.
O calor terá até permissão de continuar. A seca não... Será deposta.
Precipitações a caminho?
Que bom que era , no norte e no sul no campo e na seara ,no vale e na montanha...