Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Agosto 2010

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Regras deste tópico:
->Regras Análise Modelos, Previsão e Alertas
->Nota sobre a utilização dos dois tópicos de Previsões


Aviso MeteoPT
As análises, previsões ou alertas neste forum são apenas a opinião dos utilizadores que as proferem e são da sua inteira responsabilidade. Não são previsões ou alertas de entidades oficiais, salvo indicação em contrário, não devendo portanto ser usadas como tal.
Para previsões, avisos e alertas oficiais, consulte sempre os produtos do Instituto de Meteorologia, Protecção Civil ou outras entidades com essa função.
 


beachboy30

Cumulus
Registo
29 Mai 2008
Mensagens
405
Local
Aroeira
Ou é impressão minha ou os principais modelos (GFS e ECMWF) estão novamente a modelar uma possível onda de calor a partir desta 3ª/4ª feira, inclusivamente para algumas regiões do litoral oeste? Parece que a corrente de E/NE vai voltar, com ventos de NE no litoral oeste pela manhã, já a partir de 3ª... À tarde, claro, depois de umas brisas marítimas que sucedem ao vento de NE (isto junto às praias), lá vem ela, a nortada, mas regra geral chega bem quente, mesmo sendo de N/NO :).
 

MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
sempre se confirma a partir de terça volta o calor tórrido, infelizmente:(.

Não concordo muito com esse cenário...Sou mais da opinião que nos últimos dias tivemos umas tréguas relativamente às temperaturas esperadas no Verão...O que me parece que vai acontecer é um aumento da temperatura nas regiões dos interior, mas nada de anormal para a época e para as regiões em questão...uma vez que no litoral a brisa marítima se irá fazer sentir e dificilmente teremos temperaturas acima dos 31ºC/32ºC...

10080115_0112.gif


10080215_0112.gif


10080315_0112.gif


10080418_0112.gif


10080518_0112.gif


10080618_0112.gif


10080718_0112.gif


10080818_0112.gif
 

1337

Cumulonimbus
Registo
26 Jun 2010
Mensagens
2,046
Local
Ponte de Lima (centro)
Não concordo muito com esse cenário...Sou mais da opinião que nos últimos dias tivemos umas tréguas relativamente às temperaturas esperadas no Verão...O que me parece que vai acontecer é um aumento da temperatura nas regiões dos interior, mas nada de anormal para a época e para as regiões em questão...uma vez que no litoral a brisa marítima se irá fazer sentir e dificilmente teremos temperaturas acima dos 31ºC/32ºC...


sim concordo contigo
eles falaram de uma nova onda de calor e eu não vejo nada disso
terça feira talvez seja um dia quente
mas nos outros dias não me parece nada fora do normal
 

MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
Talvez no final desta semana/inicio da próxima tenhamos já alguma precipitação no Continente...embora em relação a previsões alargadas coloque sempre algumas dúvidas...

Para domingo dia 8 na região sul...
10080812_0112.gif


Para a madrugada e manhã de segunda dia 9 esse panorama generaliza-se, mas apostaria nas regiões do interior centro...
10080900_0112.gif


Tenho ainda outra questão a deixar no ar...alguém acredita que seja possível este cenário na 2ª quinzena de Agosto, com precipitação abundante e um decréscimo acentuado na temperatura?eu bem sei que é um modelo a ser usado com cautela, mas não deixa de ser uma previsão....

Aqui a precipitação que será mais ou menos permanente...
10081812_3100.gif

10082312_3100.gif

10082812_3100.gif


Reparem nestas temperaturas...
10081812_3100.gif

10082312_3100.gif

10082812_3100.gif
 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
Mal refeitos de uma "sinfonia do calor" ,outra afina já pelo " Canto Luso".
Em verão instalado, não há ouvidos a medir.
A sua musicalidade terá "tons sustenidos" de calor ,
"bemóis" de azul intenso ( se não houver incêndios por perto)
e continuará por Agosto dentro.
Isto não tem parança.
O Verão que já veio , mais o que está para vir,
não surge todos os anos.
Neste, até onde a vista alcança, até parece que o verão já "feito" é ainda uma criança...
 

raposo_744

Nimbostratus
Registo
14 Out 2008
Mensagens
688
Local
Alváres - Góis
Mal refeitos de uma "sinfonia do calor" ,outra afina já pelo " Canto Luso".
Em verão instalado, não há ouvidos a medir.
A sua musicalidade terá "tons sustenidos" de calor ,
"bemóis" de azul intenso ( se não houver incêndios por perto)
e continuará por Agosto dentro.
Isto não tem parança.
O Verão que já veio , mais o que está para vir,
não surge todos os anos.
Neste, até onde a vista alcança, até parece que o verão já "feito" é ainda uma criança...

Clapping.gif
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,393
Local
Olhão (24 m)
Tendo em atenção, a previsão do IM de hoje de 33ºC para Faro, aí vem mais uma semana de torrar, e olhando à previsão para Ayamonte então ainda vai aquecer mais e para um final de semana muito quente com temperaturas de 34ºC. Nos próximos dias com o vento de norte, Faro tanto pode ter 33ºC como pode chegar aos 36ºC ou 37ºC se acontecer não é um episódio inédito, já aconteceu tantas vezes. :hehe: Ao Nimboestrado só um reparo há mais dias de poeira do que céu azul e céu azul de verão só se o vento for de norte pelo menos aqui no Algarve.
 

Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
O meteociel mostra precipitaçao p dia 13 deste mes, parece-me.....:D

Sim, asim como o windfinder e o timeanddate prevêm, isto falando em Viseu, precipitações superiores a 4mm, nada mau, e ainda por cima acompanhada de tormenta...:D
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
O meteociel mostra precipitaçao p dia 13 deste mes, parece-me.....:D

Não é preciso ir tão longe. O fluxo de nordeste que se instalará, à superfície mantém as temperaturas altas, arrastando consigo o ar quente continental, mas em altitude deverá entrar algum frio, proveniente de latitudes mais a norte. Ora, a partir de Domingo/Segunda, com quase 40ºC ao nível do solo e com temperaturas inferiores a -10ºC a 500 hpa, há potencial para convecção. O único ingrediente que pode faltar é a humidade, mas há vários dias que o ECMWF tem vindo a prever trovoadas no interior sul para dia 9.

Antes disso, calor no interior, quentinho no litoral, mantém-se a tónica deste Verão. Mas creio que a partir de dia 9 outro galo cantará.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Não é preciso ir tão longe. O fluxo de nordeste que se instalará, à superfície mantém as temperaturas altas, arrastando consigo o ar quente continental, mas em altitude deverá entrar algum frio, proveniente de latitudes mais a norte. Ora, a partir de Domingo/Segunda, com quase 40ºC ao nível do solo e com temperaturas inferiores a -10ºC a 500 hpa, há potencial para convecção. O único ingrediente que pode faltar é a humidade, mas há vários dias que o ECMWF tem vindo a prever trovoadas no interior sul para dia 9.

Antes disso, calor no interior, quentinho no litoral, mantém-se a tónica deste Verão. Mas creio que a partir de dia 9 outro galo cantará.

Boas david:)
Até dia 12 parece que teremos o dominio do AA pelo menos a niveis abaixo dos 700-850hpa, levado á entrada de ar quente de NE nos niveis baixos, que se mistura com algum influxo de ar humido e quente que circula na periferia do AA...isto conjuntamente com um padrão de altitude muito instavel, com vortices em altura/ULL´s e short waves tudo num autentico pantano que domina o atlantico subtropical a norte dos 30ºN.
Isto promete alguma convecção exporadica certamente:)

Quanto ao que se passará depois, o GFS e o ECMWF estão querer re-intensificar a dorsal atlantica-africana, o que poderialevar a uma nova entrada quente, neste mês que se adivinha quente:hehe:

Um possivel way-out deste calor poderia ser um cavado com ou sem formação de uma ULL...lá para a ultima década do mês, antes da chegada da epoca convectiva que caracteriza setembro, devido á chegada das perturbações do jet ( há modelos que metem um set-out activos por cá e na bacia mediterranea, devido ás elevadas SST´s e talvez a alguma pluma tropical)....:thumbsup:
Apesar de tudo parece que o calor se manterá até outubro, com as anomalias no positivo antes da chegada de um inverno potencialmente do genero de 2005..Tambem temos de ver como se comporta a "coisa" com o factor acrescido que é aquele bloqueio russo, que ao ir embora deverá ter reprecussões ( que eu suponho que possam marcar um inicio de uma NAO+ forte, que justificaria o fresco e a secura após out-nov em quase toda a europa do sul).

Bom...resta-nos esperar e rezar para ver se vem ai aguma coisa interessante no resto deste verão e no outono:p
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Vamos primeiro aguardar que a zona mais fria a sudoeste dos Açores se dissipe antes de podermos ter uma NAO+++. Não é muito certo que o Anticiclone dos Açores se fixe em zonas onde não tenha suporte. O meu tiro vai numa repetição do inverno anterior com menos chuva e mais frio.