Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Agosto 2011

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
O cavado/ondulação de onde se irá estrangular a depressão em altura já vem a caminho a bom ritmo.

e7i4b5.gif



Agora é deixar os modelos até amanhã "mastigarem" os dados de vapor de água no satélite a ver se está tudo no local que eles supõem que esteja.
 


beachboy30

Cumulus
Registo
29 Mai 2008
Mensagens
405
Local
Aroeira
6ª feira promete ser um dia quentinho... Sábado deve iniciar quente mas rapidamente deve refrescar, com a aproximação da "cut-off" e mudança do vento para S/SO, pelo menos por aqui pela zona da grande Lisboa.

Quanto a trovoadas, vai ser uma lotaria...
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra


Assim já acredito um bocadinho só...
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,452
Local
Olhão (24 m)
Run das 12 para Olhão:

Para Sábado

Cape 2354
LI -8.7
Precipitação: 0.2 mm

A precipitação acho pouca, mas os valores elevadíssimos do CAPE e LI não trazem precipitação, acho muito estranho.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Run das 12 para Olhão:

Para Sábado

Cape 2354
LI -8.7
Precipitação: 0.2 mm

A precipitação acho pouca, mas os valores elevadíssimos do CAPE e LI não trazem precipitação, acho muito estranho.

Uma coisa nada tem que ver com outra dado que isso apenas se traduz na energia existente mas existentes outras variáveis que terão que ser consideradas ....
 

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,722
Local
Loures
"Não Gosto" da run 18Z:mad:

Aqui em Loures o CAPE estava em 2161 (12Z) e agora está com 1415 (18Z) (valores máximos). A precipitação também diminuiu.
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,659
Local
Portalegre (400m)
"Não Gosto" da run 18Z:mad:

Aqui em Loures o CAPE estava em 2161 (12Z) e agora está com 1415 (18Z) (valores máximos). A precipitação também diminuiu.

Já era de esperar, parecia um bocado severo de mais, não acredito que vá ser tão severo. Iremos todos acabar com uma trovoadita normal de verão com chuva associada a frentes e mais nada.
 

Revenge

Cumulus
Registo
7 Out 2010
Mensagens
186
Local
Maia
Boa noite, como se fala apenas de regiões Portuguesas aqui, como é normal, venho fazer uma pergunta, mas para uma cidade Espanhola, Vigo.

Esta sexta feira de madrugada arranco para vigo, e regresso no Domingo à noite.

A minha questão é, baseando nos modelos, posso esperar em Vigo, mais ou menos o que vai acontecer no Porto? Ou seja, uma Sexta feira muito quente, um Sábado quente de manhã, mas que vai refrescar de tarde, e um domingo chuvoso?
 

MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
Boa noite, como se fala apenas de regiões Portuguesas aqui, como é normal, venho fazer uma pergunta, mas para uma cidade Espanhola, Vigo.

Esta sexta feira de madrugada arranco para vigo, e regresso no Domingo à noite.

A minha questão é, baseando nos modelos, posso esperar em Vigo, mais ou menos o que vai acontecer no Porto? Ou seja, uma Sexta feira muito quente, um Sábado quente de manhã, mas que vai refrescar de tarde, e um domingo chuvoso?

http://www.meteogalicia.es/web/index.action

Deixo-te um link que te poderá ajudar...

Mas o cenário será mais ou menos o seguinte:

Sexta-feira: Céu limpo e muito calor, máxima entre os 32-34ºC...com o passar do dia terás um aumento gradual da nebulosidade e possibilidade de chuvisco ao inicio da noite

Sábado e Domingo: tempo mais instável, máxima desce um pouco, será de esperar a partir da tarde especialmente períodos de chuva..