Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Agosto 2011

c.bernardino

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2010
Mensagens
654
Local
Loures
Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Julho 2011

os últimos modelos já não prevêem calor na próxima semana.

quer dizer as últimas corridas dos modelos, certo?
e em todas as perturbações? no ensemble?

Palavra que não compreendo muito bem pertinência destas intervenções.
Da mesma forma que não compreendo que se anuncie que "para a semana vai estar um calor tórrido" fazendo uma fé cega nos modelos a uns 8 dias....
Faz lembrar "bitaites" sobre a "bola" que se ouvem no café.

os modelos são fantásticos mas muito falíveis a essa distância... e não fazem a determinação do estado meteorológico. Fazem uma previsão, nome associado a este tópico do forum.

Para meu bem, para minha aprendizagem e formação, seria útil ler mais do que constatações de factos ou banalidades.

bons estudos

Bernardino
 


beachboy30

Cumulus
Registo
29 Mai 2008
Mensagens
405
Local
Aroeira
"Este "puzzle" seria absolutamente tórrido para o continente".

Esta foi uma das expressões que usei. Nesta expressão não há qualquer tipo de certeza portanto não estou certamente a mandar "bitaites". Apenas a constatar o que os modelos têm vindo a modelar, run após run e colocar como forte hipótese. Nada mais.

Há quem confunda tempos verbais, pelo que vejo...
 

meteo

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,071
Local
Oeiras
Neste fórum no Inverno há 1000 users neste tópico por causa da chuva,neve e trovoadas(adoro as 3 coisas) No Verão bem-haja ao beachboy,ter o gosto pelo Verão,que tal como eu adora 1 boa semana de praia na bela Costa Ocidental.Que continue por cá nem que seja em Junho-Setembro para animar o fórum ;)

Para mim 1 dia de trovoada magnifica com chuva,neve a cotas inferiores a 300 m ou calor(28-35ºC) sem vento na Costa Ocidental são 3 fenómenos igualmente agradáveis de seguir !

Mais 1 semana praticamente impossivel de se ir à praia,pelo menos na Costa Ocidental.Hoje chuva,amanhã nuvens(se não chover),e de Quarta a Sábado aumento de temperaturas,sol na maior parte dos dias,mas nortada. Nortada no entanto mais calma em relação a Julho,desta vez nortada a apareçer com mais intensidade por volta das 13:00 e não todo o dia. Isto tudo o que disse para a Costa Ocidental. Próxima semana,vamos ver. Que gostava de 1 semana boa de Verão,lá isso gostava.
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,926
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
PSSSSSTTT!!! O calor anda perto, em Marrocos. É só lançar a rede e apanhá-lo...:p

O ECMWF parece que nos dá uma boa luz sobre a vinda do calor. No final do painel lá está o AA (anticiclone dos Açores) bem estendido em crista desde os Açores até às ilhas britânicas, depois de ter migrado de zonas mais a ocidente. Se assim for o calor fará a sua visita de uma forma mais marcada neste verão.
Como sempre vamos estando atentos ao evoluir das previsões...

ecmpanel1.gif
 

MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
Segundos os modelos (GFS e ECMWF) a partir do próximo domingo há uma clara tendencia de o AA migrar até ao Golfo da Biscaya, como tal teremos um aumento das temperaturas máxima e pelo menos diminuição de instabilidade, no entanto o AA parece ainda sem muita força nesta última saída...
O que nos vale mais é a dorsal africana que se aproxima do Norte de Marrocos e como tal no Algarve e Alentejo manter-se-à o calor...à medida que caminhos para o norte, o Sol parece-me garantido, mas nada de muito calor...dificilmente chegará aos 30ºC no Porto...

Parece que este ano, mais do que nunca, o Verão e os dias de praia serão apenas para aqueles que têm bilhete reservado para o Algarve:lol:
 

beachboy30

Cumulus
Registo
29 Mai 2008
Mensagens
405
Local
Aroeira
Segundos os modelos (GFS e ECMWF) a partir do próximo domingo há uma clara tendencia de o AA migrar até ao Golfo da Biscaya, como tal teremos um aumento das temperaturas máxima e pelo menos diminuição de instabilidade, no entanto o AA parece ainda sem muita força nesta última saída...
O que nos vale mais é a dorsal africana que se aproxima do Norte de Marrocos e como tal no Algarve e Alentejo manter-se-à o calor...à medida que caminhos para o norte, o Sol parece-me garantido, mas nada de muito calor...dificilmente chegará aos 30ºC no Porto...

Parece que este ano, mais do que nunca, o Verão e os dias de praia serão apenas para aqueles que têm bilhete reservado para o Algarve:lol:

Estou a contar com excelentes dias na Caparica :).
 

Microburst

Nimbostratus
Registo
10 Set 2009
Mensagens
940
Local
Laranjeiro-Feijó (Almada)
Estou a contar com excelentes dias na Caparica :).

Pois, eu também, afinal estou a 15 minutos das praias, mas ao menos que a água aqueça um pouco mais para que quando as ondas me chegam à cintura não esteja a bater os dentes como castanholas. :lmao:
 

beachboy30

Cumulus
Registo
29 Mai 2008
Mensagens
405
Local
Aroeira
Tanto o ECMWF como o GFS adiam por um dia ou dois o calor (há um dia ou dois ele vinha em força a partir de Domingo), mas de qualquer das formas parece certo... AA na zona da Biscaia, passagem reservada a partir de 3ª feira da próxima semana. Haverá desistência de última hora? :)

Esta semana, por seu lado, vai ser fresquinha... Mas não tanto como hoje.
 

c.bernardino

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2010
Mensagens
654
Local
Loures
Segundos os modelos (GFS e ECMWF) a partir do próximo domingo há uma clara tendencia de o AA migrar até ao Golfo da Biscaya, como tal teremos um aumento das temperaturas máxima e pelo menos diminuição de instabilidade, no entanto o AA parece ainda sem muita força nesta última saída...
O que nos vale mais é a dorsal africana que se aproxima do Norte de Marrocos e como tal no Algarve e Alentejo manter-se-à o calor...à medida que caminhos para o norte, o Sol parece-me garantido, mas nada de muito calor...dificilmente chegará aos 30ºC no Porto...

MarioCabral,

Olhando para as cartas, o posicionamento e os gradientes, juntando o histórico dos modelos em função da época concordo totalmente consigo. Dificilmente chega aos 30ºC na Invicta e em Lisboa pode chegar lá mas não ultrapassa muito.

Na semana passada (4ªe 5 ª) tivemos temperaturas desse género.

Bernardino

p.s. - se virmos a imagem aqui colocada pelo aristocrata, aquelas altas pressões no final do painel (10 e 11 de agosto parecem pouco"definidas". Vamos ver.
 

Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
Boas, pessoal.

Para Viseu, hoje, é de esperar alguma trovoadita ou aguaceiro digno de nome?:rolleyes:
 

MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
Boas, pessoal.

Para Viseu, hoje, é de esperar alguma trovoadita ou aguaceiro digno de nome?:rolleyes:

Bom dia Pedro,

Do dia hoje não é espectável nada...nem precipitação digna desse nome, nem trovoada....
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Os próximos dias parece que vão ser na média por aqui, e a cada dia passa parece que a longo prazo não quer ir muito além disso. Vamos aguardar a ver, pessoalmente acho Agosto já um mês de transição pra tempo mais fresco, isto porque já se começa a notar o "encolher" dos dias e as noites já vão ficando mais frescas essencialmente no interior.

:D:D:D