Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Agosto 2011

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Os próximos dias parece que vão ser na média por aqui, e a cada dia passa parece que a longo prazo não quer ir muito além disso. Vamos aguardar a ver, pessoalmente acho Agosto já um mês de transição pra tempo mais fresco, isto porque já se começa a notar o "encolher" dos dias e as noites já vão ficando mais frescas essencialmente no interior.

:D:D:D

Psheet...está calado que agora quem quer uma máxima de 40ºC para aqui sou eu :D

Um bocadinho de calor este mês também não faz mal a ninguém, nem que seja só um dia.
 


beachboy30

Cumulus
Registo
29 Mai 2008
Mensagens
405
Local
Aroeira
Já ninguém tira o AA da zona da Biscaia na próxima semana... E assim sendo, será de esperar calor no continente, nomeadamente no litoral oeste, mais para o centro e sul... Mas o norte também será bafejado com algum calor certamente... ;)

Quanto a temperaturas não arrisco, mas diria que Lisboa ultrapassa os 30 "na boa", passo a expressão.

Portanto Mário, tens de esperar um pouco mais pelo teu desejado "frio" :). Agosto mês de transição? Se assim fosse, então toda esta estação de Verão bem podia ser chamada de transição para o Outono, pois já tivemos de tudo o que a transição diz respeito: muito vento (nortada) ainda por cima fresca por estar associada a cavados, chuva, e... Ok, algum calor na semana passada :).

Até à próxima semana, vamos ter temperaturas bastante amenas, mas sem muito vento, portanto poderá não estar assim tão mau para quem está de férias pelo litoral oeste.
 

c.bernardino

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2010
Mensagens
654
Local
Loures
MarioCabral,

Olhando para as cartas, o posicionamento e os gradientes, juntando o histórico dos modelos em função da época concordo totalmente consigo. Dificilmente chega aos 30ºC na Invicta e em Lisboa pode chegar lá mas não ultrapassa muito.

Na semana passada (4ªe 5 ª) tivemos temperaturas desse género.

Bernardino

p.s. - se virmos a imagem aqui colocada pelo aristocrata, aquelas altas pressões no final do painel (10 e 11 de agosto parecem pouco"definidas". Vamos ver.

Mantenho perfeitamente o que escrevi ontem.
Lamento mas não consigo "ver" nenhuma alta pressão (na biscaia) digna desse nome, capaz de transportar massas de ar que permitam que o litoral chegue a temperaturas muito superiores às da semana passada.

o output do modelo do IM referido por um colega é um autêntico "soluço", aquilo é colocado automáticamente, não passa por meteorologista. Vale o que vale. Repare que a temperatura sobe muito e depois desce de um dia para o outro. Acredito que iss seja um artefacto.

saudações cordiais.

bernardino
 

beachboy30

Cumulus
Registo
29 Mai 2008
Mensagens
405
Local
Aroeira
Muito superiores não, mas nessa ordem de grandeza. E pelo Verão que temos tido, é já calor considerável. Na semana passada, Lisboa chegou aos 33ºC. Para este Verão, é um feito. Mas nada de extremo, isso concordo.
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Portanto Mário, tens de esperar um pouco mais pelo teu desejado "frio" :). Agosto mês de transição? Se assim fosse, então toda esta estação de Verão bem podia ser chamada de transição para o Outono, pois já tivemos de tudo o que a transição diz respeito: muito vento (nortada) ainda por cima fresca por estar associada a cavados, chuva, e... Ok, algum calor na semana passada :).

Eu não pedi frio, só afirmei que as noites já vão sendo maiores, logo os dias vão ficando mais frescos.
 

beachboy30

Cumulus
Registo
29 Mai 2008
Mensagens
405
Local
Aroeira
Ok Mário... Mas eu já acompanho este fórum há uns tempos e acho que conheço as tuas preferências, pelo que costumo ler... E respeito-as, acima de tudo ;). Todas as fotos que tinhas de neve, "global freezing", etc... ;)

Quanto aos dias mais frescos... É possível serem mais frescos que Julho? Seria um Verão digno de... tudo menos Verão :)

Mas... adiante com as previsões e tendências :D
 

beachboy30

Cumulus
Registo
29 Mai 2008
Mensagens
405
Local
Aroeira
16 de Agosto? Pura futurologia :). Volta a verificar na próxima run e já estará completamente diferente... Só estará igual por pura coincidência :).

Mas sim, representaria mais de 40ºC para a tua zona ;).
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
o que me dizem a esta imagem?

A essa nada, a duas semanas de distância vale pouco.

Eu mostraria esta, que mostram uma boa tendência para 2 ou 3 dias de calor no litoral oeste.

EDM1-192_fvc1.GIF
 

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
Eu não pedi frio, só afirmei que as noites já vão sendo maiores, logo os dias vão ficando mais frescos.

Mário não deixando de ser verdade que as noites crescem desde 21 de Junho, e apesar de que todas as normais em Portugal indiquem que é Julho o mês mais quente do ano, tal não significa que não venham aí dias quentes algures até ao fim do Verão!

Porque apesar de tudo, também é verdade que a água do mar ainda continuará aquecendo até setembro, mesmo apesar das noites serem maiores! É uma espécie de inércia, um ligeiro atraso..

Começo a desconfiar que a probabilidade de ondas de calor neste verão serão cada vez menos prováveis, não sei.. Digo-o apesar de que neste tópico não haja espaço para especulação! Mas mesmo que não ocorram ondas de calor, enfim também faz parte das nossas flutuações anuais que em cada 30 anos definem uma normal climatológica! Concluindo, verão é verão, e este não está sendo dos mais quentes, mas também ainda não baixou do limite inferior considerando as normais!

E não se iludam nem se desiludam se as previsões a 10dias não resultarem certas, para mim prever a mais que 200h de distância no verão já é mais prever tendências do que outra coisa! No inverno considero que prever a mais de 100h também já é altamente improvável!
 

c.bernardino

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2010
Mensagens
654
Local
Loures
E não se iludam nem se desiludam se as previsões a 10dias não resultarem certas, para mim prever a mais que 200h de distância no verão já é mais prever tendências do que outra coisa! No inverno considero que prever a mais de 100h também já é altamente improvável!

Palavras sábias, as do Paulo H. Eu ainda sou mais cauteloso, mas é uma questão de traço de personalidade.

A essa nada, a duas semanas de distância vale pouco.

Eu mostraria esta, que mostram uma boa tendência para 2 ou 3 dias de calor no litoral oeste.

David,

Tem imenso conhecimento disto, muito mais do que eu. Acha mesmo que essa situação, com a volatilidade própria dos modelos, a 7 dias é capaz de provocar um evento de temperaturas significativamente superiores a média durante esses 2-3 dias? com a inércia térmica existente, e acima de tudo um ventinho de N NW... acha mesmo que vamos ter um episódio de calor?
possibilidade existe, claro. Isto não é determinista.
Eu bem sei que falou em "tendência", p.f. não me leve a mal, mas gostaria de aprender algo mais se tiver disponibilidade.
agradeço antecipadamente... eu e outros leitores do forum.

bernardino
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
David,

Tem imenso conhecimento disto, muito mais do que eu. Acha mesmo que essa situação, com a volatilidade própria dos modelos, a 7 dias é capaz de provocar um evento de temperaturas significativamente superiores a média durante esses 2-3 dias? com a inércia térmica existente, e acima de tudo um ventinho de N NW... acha mesmo que vamos ter um episódio de calor?
possibilidade existe, claro. Isto não é determinista.
Eu bem sei que falou em "tendência", p.f. não me leve a mal, mas gostaria de aprender algo mais se tiver disponibilidade.
agradeço antecipadamente... eu e outros leitores do forum.

bernardino

A tendência já foi mais forte, digamos que mesma a média dos ensembles já esteve mais favorável a um evento de calor no litoral, mas mesmo assim ainda há condições para que se estabeleça uma circulação de este ou nordeste durante uns 2 dias.

Sabendo que a normal das máximas é, por exemplo, em Lisboa de 27,8ºC, não acho nada do outro mundo que com uma sinóptica deste tipo se alcancem os 35ºC, muito acima da média, em Lisboa. Ainda há uns dias a temperatura chegou perto dos 34ºC.

EDM1-168_pjv7.GIF


Claro que as previsões no litoral são sempre mais complicadas, porque é impossível prever a ocorrência de nortada a esta distância. Mas o gradiente isobárico que induz a circulação de nordeste parece-me ser o suficientemente forte para dificultar o estabelecimento da nortada vespertina, principalmente a norte do país.

Há uns 3 / 4 dias eu diria que era provável que se atingissem valores extremos, neste momento já acho isso menos provável, mas não impossível. Hoje acho que o mais provável é que tenhamos uns 2 dias de algum calor a meio da semana que vem.

Este verão lembra-me um pouco o inverno 2009/10, quando os modelos ameaçavam com anticiclone acima das 150 h, e ele nunca aparecia. Este ano é o calor que se vai desvanecendo quando começa a entrar no médio prazo.
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
David,

Tem imenso conhecimento disto, muito mais do que eu. Acha mesmo que essa situação, com a volatilidade própria dos modelos, a 7 dias é capaz de provocar um evento de temperaturas significativamente superiores a média durante esses 2-3 dias? com a inércia térmica existente, e acima de tudo um ventinho de N NW... acha mesmo que vamos ter um episódio de calor?
possibilidade existe, claro. Isto não é determinista.
Eu bem sei que falou em "tendência", p.f. não me leve a mal, mas gostaria de aprender algo mais se tiver disponibilidade.
agradeço antecipadamente... eu e outros leitores do forum.

bernardino

Certezas nunca, claro. Mas a verdade é que a imagem colocada pelo David tem dois factores que, valendo o que valem, conferem alguma validade à previsão.

Primeiro por ser o ECM. Não que o ECM seja "melhor" que o GFS. É contudo um modelo de referência para o médio prazo, foi essa a intenção para o qual foi talhado. Se pode falhar no médio prazo? Pode, como qualquer modelo numérico.
O Segundo aspecto é por a carta representar a média dos ensembles. Ou seja, mais que a saída operacional, a carta representa a média de todas as perturbações do modelo em causa, pelo que pode ser um bom indicador em termos de previsão.

O único senão de se usar a média dos ensembles é não termos a visão exacta daquilo que se poderia designar por um "desvio padrão". Esse aumenta sempre com o tempo de previsão, logicamente. Agora sob o ponto de vista de tendência sim... Não só o ECM como também o GFS parecem apontar numa subida de temperaturas no médio/longo prazo. Mas a incerteza lá está... é grande.
 

c.bernardino

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2010
Mensagens
654
Local
Loures
Vitamos,
as mais valias que aponta, e bem, à imagem que o David sf colocou, não são a imagem em si.... mas a fonte que o David seleccionou. Claro que reparámos todos que é a média dos ensembles (ideal para este exercicio de análise).

A minha maior dúvida, ou melhor, a minha não compreensão é com a possibilidade de vento NE que foi levantada. Note-se bem que me estou a referir junto à costa.
Os gradientes de pressão (e sua posição relativa)que vejo serão suficientes para tal? funny.

Relativamente aos modelos, sem preferências, quase todos já reparam que eles este ano estão a prever sempre o mesmo (a mais de uma semana) e que tal não se concretiza. (tal como referiu explicitamente)
Faz-me lembrar o meu Sporting, e dos seus adeptos que andaram 18 anos a dizer "pró ano é que ganhamos o campeonato" e todos os anos isso era adiado. (desculpem o off-topic).

Saudações cordiais

Bernardino