Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Agosto 2011

• Thread starter Thread starter Vince
  • Data de início Data de início
Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Julho 2011

os últimos modelos já não prevêem calor na próxima semana.

quer dizer as últimas corridas dos modelos, certo?
e em todas as perturbações? no ensemble?

Palavra que não compreendo muito bem pertinência destas intervenções.
Da mesma forma que não compreendo que se anuncie que "para a semana vai estar um calor tórrido" fazendo uma fé cega nos modelos a uns 8 dias....
Faz lembrar "bitaites" sobre a "bola" que se ouvem no café.

os modelos são fantásticos mas muito falíveis a essa distância... e não fazem a determinação do estado meteorológico. Fazem uma previsão, nome associado a este tópico do forum.

Para meu bem, para minha aprendizagem e formação, seria útil ler mais do que constatações de factos ou banalidades.

bons estudos

Bernardino

"Este "puzzle" seria absolutamente tórrido para o continente".

Esta foi uma das expressões que usei. Nesta expressão não há qualquer tipo de certeza portanto não estou certamente a mandar "bitaites". Apenas a constatar o que os modelos têm vindo a modelar, run após run e colocar como forte hipótese. Nada mais.

Há quem confunda tempos verbais, pelo que vejo...

Neste fórum no Inverno há 1000 users neste tópico por causa da chuva,neve e trovoadas(adoro as 3 coisas) No Verão bem-haja ao beachboy,ter o gosto pelo Verão,que tal como eu adora 1 boa semana de praia na bela Costa Ocidental.Que continue por cá nem que seja em Junho-Setembro para animar o fórum ;)

Para mim 1 dia de trovoada magnifica com chuva,neve a cotas inferiores a 300 m ou calor(28-35ºC) sem vento na Costa Ocidental são 3 fenómenos igualmente agradáveis de seguir !

Mais 1 semana praticamente impossivel de se ir à praia,pelo menos na Costa Ocidental.Hoje chuva,amanhã nuvens(se não chover),e de Quarta a Sábado aumento de temperaturas,sol na maior parte dos dias,mas nortada. Nortada no entanto mais calma em relação a Julho,desta vez nortada a apareçer com mais intensidade por volta das 13:00 e não todo o dia. Isto tudo o que disse para a Costa Ocidental. Próxima semana,vamos ver. Que gostava de 1 semana boa de Verão,lá isso gostava.

PSSSSSTTT!!! O calor anda perto, em Marrocos. É só lançar a rede e apanhá-lo...:p

O ECMWF parece que nos dá uma boa luz sobre a vinda do calor. No final do painel lá está o AA (anticiclone dos Açores) bem estendido em crista desde os Açores até às ilhas britânicas, depois de ter migrado de zonas mais a ocidente. Se assim for o calor fará a sua visita de uma forma mais marcada neste verão.
Como sempre vamos estando atentos ao evoluir das previsões...

ecmpanel1.gif

Segundos os modelos (GFS e ECMWF) a partir do próximo domingo há uma clara tendencia de o AA migrar até ao Golfo da Biscaya, como tal teremos um aumento das temperaturas máxima e pelo menos diminuição de instabilidade, no entanto o AA parece ainda sem muita força nesta última saída...
O que nos vale mais é a dorsal africana que se aproxima do Norte de Marrocos e como tal no Algarve e Alentejo manter-se-à o calor...à medida que caminhos para o norte, o Sol parece-me garantido, mas nada de muito calor...dificilmente chegará aos 30ºC no Porto...

Parece que este ano, mais do que nunca, o Verão e os dias de praia serão apenas para aqueles que têm bilhete reservado para o Algarve:lol:

Segundos os modelos (GFS e ECMWF) a partir do próximo domingo há uma clara tendencia de o AA migrar até ao Golfo da Biscaya, como tal teremos um aumento das temperaturas máxima e pelo menos diminuição de instabilidade, no entanto o AA parece ainda sem muita força nesta última saída...
O que nos vale mais é a dorsal africana que se aproxima do Norte de Marrocos e como tal no Algarve e Alentejo manter-se-à o calor...à medida que caminhos para o norte, o Sol parece-me garantido, mas nada de muito calor...dificilmente chegará aos 30ºC no Porto...

Parece que este ano, mais do que nunca, o Verão e os dias de praia serão apenas para aqueles que têm bilhete reservado para o Algarve:lol:

Estou a contar com excelentes dias na Caparica :).

Estou a contar com excelentes dias na Caparica :).

Pois, eu também, afinal estou a 15 minutos das praias, mas ao menos que a água aqueça um pouco mais para que quando as ondas me chegam à cintura não esteja a bater os dentes como castanholas. :lmao:

Tanto o ECMWF como o GFS adiam por um dia ou dois o calor (há um dia ou dois ele vinha em força a partir de Domingo), mas de qualquer das formas parece certo... AA na zona da Biscaia, passagem reservada a partir de 3ª feira da próxima semana. Haverá desistência de última hora? :)

Esta semana, por seu lado, vai ser fresquinha... Mas não tanto como hoje.

MarioCabral,

Olhando para as cartas, o posicionamento e os gradientes, juntando o histórico dos modelos em função da época concordo totalmente consigo. Dificilmente chega aos 30ºC na Invicta e em Lisboa pode chegar lá mas não ultrapassa muito.

Na semana passada (4ªe 5 ª) tivemos temperaturas desse género.

Bernardino

p.s. - se virmos a imagem aqui colocada pelo aristocrata, aquelas altas pressões no final do painel (10 e 11 de agosto parecem pouco"definidas". Vamos ver.

Boas, pessoal.

Para Viseu, hoje, é de esperar alguma trovoadita ou aguaceiro digno de nome?:rolleyes:

Boas, pessoal.

Para Viseu, hoje, é de esperar alguma trovoadita ou aguaceiro digno de nome?:rolleyes:

Bom dia Pedro,

Do dia hoje não é espectável nada...nem precipitação digna desse nome, nem trovoada....

Os próximos dias parece que vão ser na média por aqui, e a cada dia passa parece que a longo prazo não quer ir muito além disso. Vamos aguardar a ver, pessoalmente acho Agosto já um mês de transição pra tempo mais fresco, isto porque já se começa a notar o "encolher" dos dias e as noites já vão ficando mais frescas essencialmente no interior.

:D:D:D