Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Agosto 2011

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Parece-me haver algum exagero em relação à possível chegada de calor extremo na próxima semana...diria mais, este verão tem sido tão medíocre em relação à manutenção de máximas altas que basta uns dias de alguma subida das temperaturas que começa logo o alvoroço...

A partir da próxima terça-feira vejo temperaturas bem altas, principalmente na quarta-feira dada a posição do AA, mas depois voltam a baixar ligeiramente...assim sendo, salvo na 4a feira não vejo nada de extraordinário, muito menos de extremo...

Exemplos:
Porto - 31,8ºC
Coimbra - 36,6ºC
Viseu - 37,0ºC
Lisboa - 30,1ºC
Beja - 39,1ºC
Aveiro - 32,7ºc
Faro - 29,1ºC

Estes são os "extremos" máximos...altas no interior do país, mas no litoral nada de extraordinário...
Parece que vamos ter calor, mas não o exagero que alguns parecer ver/querer...

Acho que as temperaturas serão superiores a isso...
No litoral as temperaturas vão subir bastante..

A questão da duração deste periodo mais quente depende da estabilidade deste padrão.
O normal é o anticiclone acabar por se ir deslocando para leste, havendo a chegada de um novo nucleo procedente do Atlantico que causa uns dias de nortada antes do retorno do tempo mais quente.

Na minha opinião esse cenario é o mais plausivel...tambem pode haver uma tendencia para um episodio de calor continuado..os modelos estão bem em acordo que os proximos 10 a 15 dias terão um comportamento acima da média, mas não sei até que ponto teremos mesmo uma onda de calor continuada com o AA ancorado numa crista forte aqui nas proximidades.

O que é certo é que não haverá cavados...portanto..das duas uma..ou uma entrada de calor mais continuado, ou a tal flutuação entre dias mais quentes e outros menos, mas sempre com valores razoavelmente altos...o normal de Verão.
 


David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,239
Local
Oeiras / VN Poiares
Parece-me haver algum exagero em relação à possível chegada de calor extremo na próxima semana...diria mais, este verão tem sido tão medíocre em relação à manutenção de máximas altas que basta uns dias de alguma subida das temperaturas que começa logo o alvoroço...

A partir da próxima terça-feira vejo temperaturas bem altas, principalmente na quarta-feira dada a posição do AA, mas depois voltam a baixar ligeiramente...assim sendo, salvo na 4a feira não vejo nada de extraordinário, muito menos de extremo...

Exemplos:
Porto - 31,8ºC
Coimbra - 36,6ºC
Viseu - 37,0ºC
Lisboa - 30,1ºC
Beja - 39,1ºC
Aveiro - 32,7ºc
Faro - 29,1ºC

Estes são os "extremos" máximos...altas no interior do país, mas no litoral nada de extraordinário...
Parece que vamos ter calor, mas não o exagero que alguns parecer ver/querer...

Temos que nos afastar um pouco do mar, para que os diagramas do GFS não contabilizem a presença do mar na mesma célula.

Exemplos:
Gondomar - 33,8ºC
Estarreja - 34,0ºC
VF Xira - 35,2ºC

Estes valores, tais como aos teus, referem-se à saída das 18z do GFS, que até foi fresca para o litoral, por acentuar a nortada. E estes valores estão 7 a 10ºC acima da normal, pelo que são muito altos.
 

c.bernardino

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2010
Mensagens
654
Local
Loures
Exemplos:
Gondomar - 33,8ºC
Estarreja - 34,0ºC
VF Xira - 35,2ºC

Estes valores, tais como aos teus, referem-se à saída das 18z do GFS, que até foi fresca para o litoral, por acentuar a nortada. E estes valores estão 7 a 10ºC acima da normal, pelo que são muito altos.

David sf e restantes colegas,

onde arranjaste os valores de normal climatológica para estes locais?
No site do IM não encontrei.
Apesar da minha inexperiência em previsão e análise sinóptica, continuo a pensar o mesmo desde à dias. Vem ai subida de temperatura, mas dúvido que tenha essa intensidade toda. Talvez nem haja onda de calor por não existir o número de dias suficientes com temperatura acima da média.
Já expliquei algumas razões para a minha posição, não me vou repetir.
Valores muito fortes de temperatura só no interior, e ai sim, o colega meteoalentejo estará feliz.

A grande questão tem a ver com a estabilidade do padrão que se prevê para 4ª-5ªfeira, e nessa situação, já sem inércia térmica as temperaturas podem subir mais, mas a esta distância ainda é futurologia

saudações cordiais,

Carlos Bernardino
 
Última edição:

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,239
Local
Oeiras / VN Poiares
David sf e restantes colegas,

onde arranjaste os valores de normal climatológica para estes locais?
No site do IM não encontrei.
Apesar da minha inexperiência em previsão e análise sinóptica, continuo a pensar o mesmo desde à dias. Vem ai subida de temperatura, mas dúvido que tenha essa intensidade toda. Talvez nem haja onda de calor por não existir o número de dias suficientes com temperatura acima da média.
Já expliquei algumas razões para a minha posição, não me vou repetir.
Valores muito fortes de temperatura só no interior, e ai sim, o colega meteoalentejo estará feliz.

A grande questão tem a ver com a estabilidade do padrão que se prevê para 4ª-5ªfeira, e nessa situação, já sem inércia térmica as temperaturas podem subir mais, mas a esta distância ainda é futurologia

saudações cordiais,

Carlos Bernardino

Não há normais desses locais, pelo menos que eu saiba, essas cidades foram escolhidas, por estarem próximas das que o Mário Cabral escolheu no litoral (Porto, Aveiro e Lisboa), mas mais afastadas do mar. Nas localizações próximas do mar, as temperaturas dos diagramas do GFS são muitas vezes subestimadas, uma vez que a malha usada para fazer a simulação engloba a superfície marítima na mesma célula que essas cidades, e ao fazer-se a interpolação entram-se com valores bastante mais reduzidos.

Quanto à existência ou não de onda de calor, com 99,9% de certeza que no litoral não irá ocorrer, e muito provavelmente também não acontecerá no interior. Por uma questão de duração, porque há-de haver dias em que as temperaturas superem em 5ºC a normal de Agosto.
 

c.bernardino

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2010
Mensagens
654
Local
Loures
Não há normais desses locais, pelo menos que eu saiba, essas cidades foram escolhidas, por estarem próximas das que o Mário Cabral escolheu no litoral (Porto, Aveiro e Lisboa), mas mais afastadas do mar. Nas localizações próximas do mar, as temperaturas dos diagramas do GFS são muitas vezes subestimadas, uma vez que a malha usada para fazer a simulação engloba a superfície marítima na mesma célula que essas cidades, e ao fazer-se a interpolação entram-se com valores bastante mais reduzidos.

Quanto à existência ou não de onda de calor, com 99,9% de certeza que no litoral não irá ocorrer, e muito provavelmente também não acontecerá no interior. Por uma questão de duração, porque há-de haver dias em que as temperaturas superem em 5ºC a normal de Agosto.

Então estamos de acordo na generalidade, relativamente à possibilidade de onda de calor. Avanças um valor de 99,9% LOL, começo a conhecer a pessoas do forum. Penso que é um figura de estilo, este 99,9%... :thumbsup:

Voltemos à questão das localidades. Tens razão qd referes que a escolha de localidade litorais dão asneira na previsão por parte de modelos, que têm uma resolução com "quadradões de muitos km" , mas por outro lado Vila Franca de Xira deverá ter (não sei exactamentente) normais diferentes das de Lisboa! Bem mais altas.... em termos de máximas, exactamenet pela distância ao mar. atenção a isso, camarada.
Não digo qe uma coisa compense a outra, mas ...

saudações cordiais

bernardino
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,239
Local
Oeiras / VN Poiares
Voltemos à questão das localidades. Tens razão qd referes que a escolha de localidade litorais dão asneira na previsão por parte de modelos, que têm uma resolução com "quadradões de muitos km" , mas por outro lado Vila Franca de Xira deverá ter (não sei exactamentente) normais diferentes das de Lisboa! Bem mais altas.... em termos de máximas, exactamenet pela distância ao mar. atenção a isso, camarada.

saudações cordiais

bernardino

Sim, em VFX tens razão, não tanto pelo afastamento ao mar, mas sim pela proximidade à lezíria ribatejana que aquece muito.

Temperaturas máximas no litoral são sempre extremamente complicadas de modelar, mesmo no próprio dia os modelos podem prever nortada térmica e ela nunca acontecer, ou vice versa.
 

ct2jzr

Cirrus
Registo
21 Nov 2010
Mensagens
91
Local
Porto
Olá,

Precisava de saber se na região Porto- Santo Tirso vai continuar a chover durante a tarde. tenho visto algumas previsões mas nenhuma delas diz a mesma coisa. conto com o vosso apoio.

Abraço
 

MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
Temos que nos afastar um pouco do mar, para que os diagramas do GFS não contabilizem a presença do mar na mesma célula.

Exemplos:
Gondomar - 33,8ºC
Estarreja - 34,0ºC
VF Xira - 35,2ºC

Estes valores, tais como aos teus, referem-se à saída das 18z do GFS, que até foi fresca para o litoral, por acentuar a nortada. E estes valores estão 7 a 10ºC acima da normal, pelo que são muito altos.

Em relação a VF Xira não posso falar muito porque não conheço bem o clima dessa zona, mas 33,8ºC em Gondomar e 34ºC em Estarreja não são valores muito estranhos nesses locais...nos dias de algum calor essas localidades aquecem bastante...

Para contrariar mais um pouco:lol:, nesta última saída o GFS já foi baixando as máximas principalmente na região do Norte e Centro Norte...
 

meteo

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,071
Local
Oeiras
30ºc em Lisboa,temperatura máxima nestes dias Mário Cabral?Acho muito pouco.
Essa temperatura acredito que seja sim mais próxima do Cabo da Roca,em algum dos dias da próxima semana.Ou se calhar até mais.Pode nalgum dos dias não apareçer nortada nem a meio da tarde,e nesse caso o litoral vai aqueçer bem! Lisboa acredito que chegue aos 35ºC nalgum(alguns) dos dias.Com vertente Nordeste pelo menos de manhã,e pouco vento Lisboa tende a aquecer bastante.
Segunda-Feira,ultimo dia de vento moderado/forte. Depois Verão! No interior e litoral. Pelo menos até Sexta. Ondulação na Costa Ocidental,aumenta até Terça,e a partir dai diminui até ao meio-metro nos ultimos dias da semana...Ondulação portanto também agradável para banhos a partir de Quarta/Quinta-Feira.
 

c.bernardino

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2010
Mensagens
654
Local
Loures
temperatura em Lisboa... Cabo da Roca? Prevista pelo GFS?

Afinal de contas qal é a resolução do GFS ??? 1 grau? isso a quantos km corresponde na nossa latitude.
interpolações não valem :):):)

Note-se que o GFS não é um modelo regional que corra a escalas de poucos km.

ou estou enganado?

bernardino
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,372
Local
Olhão (24 m)
Segundo o IM prevê para Faro na 2ªfeira uns tórridos 35ºC com vento de norte. Vai doer. :hehe::hehe: Já o Foreca prevê 36ºC, com ligeira descida na 3ªfeira devido ao levante.
 

MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
30ºc em Lisboa,temperatura máxima nestes dias Mário Cabral?Acho muito pouco.
Essa temperatura acredito que seja sim mais próxima do Cabo da Roca,em algum dos dias da próxima semana.Ou se calhar até mais.Pode nalgum dos dias não apareçer nortada nem a meio da tarde,e nesse caso o litoral vai aqueçer bem! Lisboa acredito que chegue aos 35ºC nalgum(alguns) dos dias.Com vertente Nordeste pelo menos de manhã,e pouco vento Lisboa tende a aquecer bastante.
Segunda-Feira,ultimo dia de vento moderado/forte. Depois Verão! No interior e litoral. Pelo menos até Sexta. Ondulação na Costa Ocidental,aumenta até Terça,e a partir dai diminui até ao meio-metro nos ultimos dias da semana...Ondulação portanto também agradável para banhos a partir de Quarta/Quinta-Feira.

Atenção que quem o diz não sou eu...apenas estou a fazer a leitura daquilo que os modelos nos mostram, nomeadamente do GFS...
E saída atrás de saída o GFS não dá muito mais que os 30ºC para Lisboa...
Muito embora o ECMWF e como tal o IM ainda preveja uma máxima em Lisboa de 32ºC em alguns dias, recordo que na 5ª feira que passou previa quase 40ºC e agora tem vindo a baixar sucessivamente...
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
ou seja, o IM prevê temperatura mais elevada em Faro do que em Beja.
Vejamos as coisas criticamente....

Em eventos de forte nortada Faro costuma ser a capital de distrito mais quente do país, mais quente ainda que as cidades alentejanas. Tudo graças ao efeito Fohen (a norte da cidade o ponto mais alto do Caldeirão tem quase 600 metros de altitude).
 

c.bernardino

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2010
Mensagens
654
Local
Loures
Em eventos de forte nortada Faro costuma ser a capital de distrito mais quente do país, mais quente ainda que as cidades alentejanas. Tudo graças ao efeito Fohen (a norte da cidade o ponto mais alto do Caldeirão tem quase 600 metros de altitude).

é impresão minha ou para existir efeito de Föhn, é necessário haver condensação? será que há assim tanta água para condensar na atmosfera?
Vamos ver, estarei de olho neste pormenor. Fiquei curioso. (sem ironia).

saudações cordiais

bernardino