Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Agosto 2011



David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Precisamente..foi um devaneio do GFS, até porque quem previa esse tipo de cenário era o ECMWF que começou a recuar hoje.
É certo que falta tempo, mas em principio o cenário que vai sair será de calor...podendo haver algum evento de intabilidade mais para a frente no mês...mas nada de alarmante.

Agora estão os dois de acordo. Seria algo espectacular:

gfs-0-192_uox6.png


ECM1-168_nvh6.GIF
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Olá a todos! Sou completamente ignorante no tema mas acompanho assuidamente este fórum. Já tomei inúmeras decisões no meu emprego com as vossas previsões que me ajudaram a jogar em antecipação com o tempo. O que simboliza esta imagem ? Trovoada ? Abraço.

Instabilidade atmosférica. Leva a que se possam formar trovoadas, embora as mesmas não depende só deste factor, também dependem da pressão da humidade em altura das temperaturas a nível do solo etc.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Agora estão os dois de acordo. Seria algo espectacular:

gfs-0-192_uox6.png


ECM1-168_nvh6.GIF

Pois seria:w00t:
Mas foi uma reviravolta muito rapida...temos de ir seguindo a evolução daquele cavado na 5f, que só por si deverá gerar alguma instabilidade.
 

MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
Como era esperado o AA recuou para Oeste dos Açores e o tempo fresco por aqui está de regresso...
Veremos se é para manter ou não...

Pela análise os modelos esta será uma semana não muito quente segundo o GFS...vai valendo ao Algarve e ao Alentejo a dorsal africana que vai tendo alguma incursões até mais a norte, já que o AA além de sem muita força irá estar sobretudo de férias no Atlântico...
Máxima de 30-32ºC no interior norte e centro, mais próximos dos 35ºC no Alentejo e no litoral oeste com 25ºC nos melhores dias...
Da quarta para a frente vai-se alargar até às ilhas Britânicas e depois ruma à Escandinávia, mas muito enfraquecido...não provocará grandes alterações nas temperaturas máximas no Continente...Parece-me a possibilidade de termos algum fluxo de NE no próximo fim de semana.
O ECMWF vai prevendo algum calor para o próximo fim de semana...mas ainda muito distante até lá...
 

beachboy30

Cumulus
Registo
29 Mai 2008
Mensagens
405
Local
Aroeira
Entretanto o ECMWF e GFS esfumaram por completo aquela "cut-off" junto ao continente no final da próxima semana... Assim sendo, pelo que eles mostram neste momento, teremos temperaturas razoáveis até 3ª feira, com regime de nortada da parte da tarde no litoral oeste (mas nada que se compare com aquela que tivemos em grande parte de Julho). Na zona de Lisboa, as temperaturas deverão chegar perto dos 30ºC. Quanto ao litoral oeste, depende da zona. Na Caparica, na zona onde me encontro, se o vento for de N/NW, as temperaturas poderão também chegar a valores perto dos 30ºC. Mais para o litoral norte, se a temperatura chegar aos 25 será uma sorte... :)

Depois, 4ª e 5ª feira, seremos influenciados por um cavado, o que fará descer as temperaturas, mas a partir de 6ª feira o AA volta estender-se em crista até França, na zona da Biscaia, prometendo uma corrente de NE quente e seca, ao invés da tal "cut-off", o que poderá fazer subir significativamente as temperaturas, nomeadamente no litoral oeste...

Vamos ver se acabo as minhas férias em grande, e sem ter ido para o Algarve (onde está quase sempre quente no Verão) :).
 

meteo

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,071
Local
Oeiras
Concordo beachboy. Pelo menos até Terça pelo litoral Sul e Centro nada tem a ver com o mes de Julho. Aqui em Torres Vedras serão dias típicos de Verão. Vento fraco de manhã,nortada moderada de tarde e temperaturas máximas por volta dos 24/27ºC. Por aqui tem sido um Agosto normal e parece que vai continuar,ao contrário de Julho com nortada muito acima do normal tanto em dias como em intensidade do vento.
Ondulação nos próximos dias também mais calma pela Costa Ocidental(Até Quarta pelo menos) com ondas de 0,5/1m de altura...
 

meteo

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,071
Local
Oeiras
Vento fraco de manhã,nortada moderada de tarde e temperaturas máximas por volta dos 24/27ºC. .

Mentira.Teve uma tarde de praia fantástica pela zona Oeste,perto de Torres Vedras,vento muito fraco toda a tarde,céu limpo e muito calor.
E olhando para o Windguru(costuma acertar no vento),até Terça aqui pode-se ter vento fraco todo o dia,ou no máximo fraco a moderado de tarde com algum calor!
Não é preciso ter lestada para termos calor nas praias! Até porque com lestada(muito calor no interior no Verão),se entra nortada de tarde pelo maior gradiente de temperaturas entre o interior e litoral por vezes forma-se nortada bem maior que nestes dias de algum calor.
 

beachboy30

Cumulus
Registo
29 Mai 2008
Mensagens
405
Local
Aroeira
Bem, o ECMWF e GFS voltam a colocar a "cut-off" numa posição muito boa para uns fenómenos convectivos no continente no final da semana... É um tira e mete neste momento :). Poderemos ter esses tais fenómenos ou... simplesmente calor :).

Neste momento ainda é cedo, é aguardar.
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Muito provavelmente, a terceira cut-off do mês, já é vista na média dos ensemble, tanto do GFS como do ECMWF:

gens-21-1-114_jdg3.png


EDM1-120_bjw7.GIF


Mesmo a longo prazo mantém-se a tendência para a manutenção do cavado bastante perto da PI, o que sugere que a instabilidade pode manter-se no que resta deste mês:

gens-21-1-240_wag4.png


EDM1-240_evu6.GIF
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,402
Local
Olhão (24 m)
Embora, em termos de precipitação não seja nada de muito irrelevante nesta altura. Mas a carta que o David sf colocou faz lembrar-me o Agosto de 2007. Onde caíram 54 mm em Faro.

Em Olhão para sábado prevê Cape de 2233 e LI -8 impressionante mesmo. :eek::eek:
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
:lmao::lmao:

Há uns dias previa-se bastante instabilidade, ontem não se previa absolutamente nada, agora vejo este cenário de novo!



Até o litoral norte:



:lmao: