Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Agosto 2013

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Regras deste tópico:

->Regras Análise Modelos, Previsão e Alertas
->Nota sobre a utilização dos dois tópicos de Previsões

Aviso MeteoPT

As análises, previsões ou alertas neste forum são apenas a opinião dos utilizadores que as proferem e são da sua inteira responsabilidade. Não são previsões ou alertas de entidades oficiais, salvo indicação em contrário, não devendo portanto ser usadas como tal.
Para previsões, avisos e alertas oficiais, consulte sempre os produtos do IPMA, Protecção Civil ou outras entidades com essa função.

Penso que as temperaturas altas que alguns estão a prever, mesmo o modelo europeu será de curta duração (2/3 dias) depois a temperatura descerá de novo a partir do dia 12/13 agosto.
Mesmo o GFS não está a prever tanto calor.
Mas vamos acompanhar....

antes de isso ainda entra uma depressao terça e quarta, a partir de quinta sobem as temperatures, e pelo que vejo pelo gfs as temperaturas quentes vão-se manter durante algum tempo.

Amanhã quem vai tostar é o Algarve, os vários modelos amanhã mostram vento de noroeste com uma pequena oscilação para oeste, mas não rodando para SW, por isso, amanhã o Algarve pode ter um dos dias mais quentes deste Verão. este ano a temperatura não tem disparado como em anos anteriores. A previsão para a próxima semana é de temperaturas máximas a rondarem os 30ºC a 33ºC.

Apesar de ser ainda um pouco cedo, parece que iremos voltar a ter, pelo menos no interior do país, temperaturas acima dos 40º.:D

Pois esta run mete 40º para sabado 10 aqui no burgo :surprise:, esperemos que seja devaneio porque abençoado inverno por onde andas....:sad:

calor vem, mas tambem é so durante uns 2/3dias, depois volta a descer.

Digam-me uma coisa, esta nortada que vai entrar, é vento para baixar as temperaturas da agua do mar, ou so qdo é nortada do AA é que isso acontece? ( o caso up welling)

Esta semana que vem será dominada pela variabilidade em especial no norte e centro...dias mais quentes no Domingo/2f, depois fresco, e em seguida um novo aquecimento para o 2º fds de Agosto.
No sul a maior proximidade á cintura subtropical de altas pressões deverá atenuar essas flutuações, em especial no baixo Alentejo/Algarve.

Para meados de Agosto ( 10-20) há uma tendência para um novo episódio de calor que poderá ser extremo em algumas partes do pais...ECMWF e GFS unidos nesse cenário, que se deve ao estabelecimento de um forte regime zonal no Atlantico norte, em conjunto com uma activação da convecção tropical ( fases 7-8-1 da MJO), que se traduzirão num fortalecimento do AA e na sua deslocação para a nossa região.

O período entre meados de Agosto e meados de Setembro poderá revelar-se bastante quente por todo o território Portugues devido á aproximação da fase mais activa da época de furacões a qual será possivelmente alimentada por energia extra dado que há boas anomalias positivas da temperatura da agua do mar em todo o Atlantico tropical e subtropical.

A maior actividade tropical deverá traduzir-se numa intensificação do AA, e por outro lado, o começo do Outono nas latitudes mais altas deverá alimentar um regime zonal intenso entre o Atlantico ocidental e o NW da Europa...portanto, AA forte e centrado entre os Açores e a Biscaia-PI deverá fazer com que este período seja o pico do nosso verão este ano.

Há ainda uma possibilidade deste ano voltar a ver algum ciclone tropical nos Açores, e que mais para o Outono ( fim de Set->Out), a presença de aguas quentes no Atlantico favoreça tempo ameno mas por vezes mais activo tanto nos Açores como no continente.

O dia começa animado..descalabro nos modelos e ciclogénese imprevista em curso a SW da Bretanha.

Os modelos previam de facto uma perturbação intensa, caracterizada por uma forte ondulação em altura ( cavado):
CxQY8fc.png

Estas perturbações, tipicas do clima das latitudes médias, em múltiplos casos geram depressões, especialmente quando as ocorrem condições propicias tais como o choque de massas de ar diferentes ( frontogenese), a presença de um fluxo intenso em altura, ou a presença de divergência nos níveis altos, tudo mecanismos forçam movimentos verticais com consequente descida da pressão á superfície.

Neste caso os modelos previram bem a perturbação mas por algum motivo não conseguiram prever que se fosse formar uma depressão bem definida...

Lgf09Zv.png

De momento, alem da depressão temos dois pequenos impulsos ( short waves, pequenas ondas que orbitam a perturbação maior), que por sua vez estão a gerar alguns movimentos verticais com formações nebulosas em banda tipicas...
Estas deverão vir a afectar Portugal continental ao longo da madrugada e manhã, e não é de descartar alguma precipitação em especial no norte.

Bom...este post poderá parecer off topic, mas será interessante ver como os modelos vão reagir a este novo acontecimento...será que esta depressão que se formou poderá ter algum efeito na dinâmica atmosferica a curto/médio prazo?
Por vezes pequenos imprevistos podem ter algum efeito no comportamento do padrão geral e levar a modificações das previsões modelísticas...um exemplo típico disso são os ciclones tropicais, muito difíceis de modelar, e que muitas vezes trocam as voltas aos melhores modelos e acabam causando mudanças imprevisíveis nas previsões.

...será interessante ver como os modelos vão reagir a este novo acontecimento...

Bom dia,
Inicio este periodo de férias aqui na Ericeira :)
Esta manhã estava céu azul mas agora está a entrar de norte um tapete de nuvens que vão cobrindo o sol. No telemóvel tenho um indicador de tempo local que refere 19º mas não me parece que estejam 19º no meu terraço e aqui não tenho termómetro. Na verdade vesti uma sweat e já estou de café quente na mão. Bom talvez não seja um tapete de nuvens assim tão denso. Não sei se consigo postar fotos pois a geringonça informatica que aqui tenho é bastante velhota e a pen muito lenta. Se chover pela Ericeira eu digo.

Colegas o que podem dizer do calor que vem aí a partir de 6ª feira? Pelo meteograma o forno aqui no burgo vai estar ligado até 2º feira :sad:.