Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Agosto 2013

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Regras deste tópico:


->Regras Análise Modelos, Previsão e Alertas
->Nota sobre a utilização dos dois tópicos de Previsões


Aviso MeteoPT

As análises, previsões ou alertas neste forum são apenas a opinião dos utilizadores que as proferem e são da sua inteira responsabilidade. Não são previsões ou alertas de entidades oficiais, salvo indicação em contrário, não devendo portanto ser usadas como tal.
Para previsões, avisos e alertas oficiais, consulte sempre os produtos do IPMA, Protecção Civil ou outras entidades com essa função.
 


joselamego

Super Célula
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
7,586
Local
Gondomar (105 metros alt)
Penso que as temperaturas altas que alguns estão a prever, mesmo o modelo europeu será de curta duração (2/3 dias) depois a temperatura descerá de novo a partir do dia 12/13 agosto.
Mesmo o GFS não está a prever tanto calor.
Mas vamos acompanhar....
 

LuisFilipe

Cumulus
Registo
18 Set 2008
Mensagens
240
Local
coimbra
antes de isso ainda entra uma depressao terça e quarta, a partir de quinta sobem as temperatures, e pelo que vejo pelo gfs as temperaturas quentes vão-se manter durante algum tempo.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,393
Local
Olhão (24 m)
Amanhã quem vai tostar é o Algarve, os vários modelos amanhã mostram vento de noroeste com uma pequena oscilação para oeste, mas não rodando para SW, por isso, amanhã o Algarve pode ter um dos dias mais quentes deste Verão. este ano a temperatura não tem disparado como em anos anteriores. A previsão para a próxima semana é de temperaturas máximas a rondarem os 30ºC a 33ºC.
 

Zapiao

Nimbostratus
Registo
20 Set 2006
Mensagens
882
Local
Coimbra - 135m alt.
Apesar de ser ainda um pouco cedo, parece que iremos voltar a ter, pelo menos no interior do país, temperaturas acima dos 40º.:D

Pois esta run mete 40º para sabado 10 aqui no burgo :surprise:, esperemos que seja devaneio porque abençoado inverno por onde andas....:sad:
 

LuisFilipe

Cumulus
Registo
18 Set 2008
Mensagens
240
Local
coimbra
calor vem, mas tambem é so durante uns 2/3dias, depois volta a descer.

Digam-me uma coisa, esta nortada que vai entrar, é vento para baixar as temperaturas da agua do mar, ou so qdo é nortada do AA é que isso acontece? ( o caso up welling)
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Esta semana que vem será dominada pela variabilidade em especial no norte e centro...dias mais quentes no Domingo/2f, depois fresco, e em seguida um novo aquecimento para o 2º fds de Agosto.
No sul a maior proximidade á cintura subtropical de altas pressões deverá atenuar essas flutuações, em especial no baixo Alentejo/Algarve.

Para meados de Agosto ( 10-20) há uma tendência para um novo episódio de calor que poderá ser extremo em algumas partes do pais...ECMWF e GFS unidos nesse cenário, que se deve ao estabelecimento de um forte regime zonal no Atlantico norte, em conjunto com uma activação da convecção tropical ( fases 7-8-1 da MJO), que se traduzirão num fortalecimento do AA e na sua deslocação para a nossa região.

O período entre meados de Agosto e meados de Setembro poderá revelar-se bastante quente por todo o território Portugues devido á aproximação da fase mais activa da época de furacões a qual será possivelmente alimentada por energia extra dado que há boas anomalias positivas da temperatura da agua do mar em todo o Atlantico tropical e subtropical.

A maior actividade tropical deverá traduzir-se numa intensificação do AA, e por outro lado, o começo do Outono nas latitudes mais altas deverá alimentar um regime zonal intenso entre o Atlantico ocidental e o NW da Europa...portanto, AA forte e centrado entre os Açores e a Biscaia-PI deverá fazer com que este período seja o pico do nosso verão este ano.

Há ainda uma possibilidade deste ano voltar a ver algum ciclone tropical nos Açores, e que mais para o Outono ( fim de Set->Out), a presença de aguas quentes no Atlantico favoreça tempo ameno mas por vezes mais activo tanto nos Açores como no continente.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
O dia começa animado..descalabro nos modelos e ciclogénese imprevista em curso a SW da Bretanha.

Os modelos previam de facto uma perturbação intensa, caracterizada por uma forte ondulação em altura ( cavado):
CxQY8fc.png



Estas perturbações, tipicas do clima das latitudes médias, em múltiplos casos geram depressões, especialmente quando as ocorrem condições propicias tais como o choque de massas de ar diferentes ( frontogenese), a presença de um fluxo intenso em altura, ou a presença de divergência nos níveis altos, tudo mecanismos forçam movimentos verticais com consequente descida da pressão á superfície.

Neste caso os modelos previram bem a perturbação mas por algum motivo não conseguiram prever que se fosse formar uma depressão bem definida...

Lgf09Zv.png


De momento, alem da depressão temos dois pequenos impulsos ( short waves, pequenas ondas que orbitam a perturbação maior), que por sua vez estão a gerar alguns movimentos verticais com formações nebulosas em banda tipicas...
Estas deverão vir a afectar Portugal continental ao longo da madrugada e manhã, e não é de descartar alguma precipitação em especial no norte.


Bom...este post poderá parecer off topic, mas será interessante ver como os modelos vão reagir a este novo acontecimento...será que esta depressão que se formou poderá ter algum efeito na dinâmica atmosferica a curto/médio prazo?
Por vezes pequenos imprevistos podem ter algum efeito no comportamento do padrão geral e levar a modificações das previsões modelísticas...um exemplo típico disso são os ciclones tropicais, muito difíceis de modelar, e que muitas vezes trocam as voltas aos melhores modelos e acabam causando mudanças imprevisíveis nas previsões.
 

Maria Papoila

Nimbostratus
Registo
27 Set 2011
Mensagens
1,023
Local
Ericeira
...será interessante ver como os modelos vão reagir a este novo acontecimento...

Bom dia,
Inicio este periodo de férias aqui na Ericeira :)
Esta manhã estava céu azul mas agora está a entrar de norte um tapete de nuvens que vão cobrindo o sol. No telemóvel tenho um indicador de tempo local que refere 19º mas não me parece que estejam 19º no meu terraço e aqui não tenho termómetro. Na verdade vesti uma sweat e já estou de café quente na mão. Bom talvez não seja um tapete de nuvens assim tão denso. Não sei se consigo postar fotos pois a geringonça informatica que aqui tenho é bastante velhota e a pen muito lenta. Se chover pela Ericeira eu digo.
 

Zapiao

Nimbostratus
Registo
20 Set 2006
Mensagens
882
Local
Coimbra - 135m alt.
Colegas o que podem dizer do calor que vem aí a partir de 6ª feira? Pelo meteograma o forno aqui no burgo vai estar ligado até 2º feira :sad:.